Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

‘É esforço e dedicação todos os dias’: Conheça ginastas de Maringá que brilham no cenário nacional


Por Thiago Danezi Publicado 14/09/2025 às 08h49
Ouvir: 00:00

O talento da ginástica rítmica em Maringá vai muito além das medalhas e títulos: é o resultado de dedicação, disciplina e amor pelo esporte. As jovens atletas da Associação de Ginástica de Maringá e Região (Agimar) passam horas de treinamento diário, mostrando que o caminho para o sucesso é construído com muito esforço e comprometimento.

No alto rendimento, as ginastas treinam de segunda a domingo, dedicando no mínimo quatro horas por dia à preparação física, técnica e artística. As aulas envolvem movimentos complexos com bolas, massas, arcos e fitas, que exigem força, coordenação e concentração.

“O processo é árduo. Essas meninas deixam de ir a festas, eventos familiares e viagens para se dedicar totalmente ao esporte. Mas é essa rotina que permite que elas brilhem no cenário nacional”, explica Ingrid Silva, coordenadora e treinadora da Agimar, em entrevista ao Portal GMC Online.

WhatsApp Image 2025-09-11 at 17.13.59
Foto: Agimar | Reprodução

Além do treinamento intenso das atletas de alto rendimento, a Agimar mantém escolinhas com turmas de diversas idades, onde crianças a partir de nove anos iniciam no esporte. São mais de 50 meninas, recebendo aulas gratuitas ou com pequena taxa de apoio para manutenção do projeto. A coordenadora ressalta que o trabalho com essas crianças também é fundamental para formar futuras atletas de alto nível.

Segundo a treinadora, o sucesso da ginástica rítmica em Maringá acompanha o crescimento do esporte no país, com a seleção brasileira alcançando destaque internacional e inspirando novas gerações. “Todo mundo quer fazer ginástica rítmica, mas nem todos percebem o esforço necessário. É um esporte de dedicação total, onde cada treino faz a diferença”, afirma Ingrid.

Enquanto algumas atletas já se destacam em competições nacionais e internacionais, o foco da Agimar continua sendo o desenvolvimento das habilidades, o fortalecimento da equipe e a formação de jovens atletas comprometidas e apaixonadas pela ginástica rítmica.

SaveClip.App_539433497_18381341035132718_5531213104798203751_n
Foto: Ana Lugli | Reprodução

As recentes conquistas da Agimar comprovam que o trabalho vem dando frutos. No Campeonato Regional Sul, disputado em Florianópolis e que reuniu mais de 400 atletas, a equipe conquistou o vice-campeonato geral.

Nesta semana, a Agimar também esteve representada no Campeonato Brasileiro Juvenil de Ginástica Rítmica Juvenil, realizado em Natal (RN). A técnica Ingrid Silva esteve à frente da delegação maringaense, acompanhando as ginastas Maria Vitória Longo Ianoni e Júlia Silva.

WhatsApp Image 2025-09-13 at 18.01.13
Foto: Arquivo Pessoal

Entre 86 atletas de todo o país, Maria Vitória brilhou ao conquistar o 5º lugar na categoria bola e o 7º lugar na categoria maça. O campeonato encerrou neste sábado, 13, coroando mais um resultado expressivo para a ginástica rítmica de Maringá.

Vídeo: O Conjunto Pré-Infantil Nível 2 garantiu o 1º lugar entre 14 equipes dos três estados do Sul e agora está classificado para o Campeonato Nacional, em novembro, em Aparecida do Norte (SP).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Luís Castro destaca ‘história rica’ do Grêmio e recebe boas-vindas de Felipão


Luís Castro se manifestou pela primeira vez neste domingo após ter sido anunciado como novo técnico do Grêmio. Em seu…


Luís Castro se manifestou pela primeira vez neste domingo após ter sido anunciado como novo técnico do Grêmio. Em seu…

Esportes

PSG chega ao Catar e Luís Enrique se preocupa com desgaste físico


Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha,…


Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha,…

Esportes

Leila diz que é inadmissível Palmeiras ‘perder para ele mesmo’ e ironiza: ‘Não chuto no gol’


Em 2025, o Palmeiras disputou três títulos com boas chances de ser campeão (Paulistão, Brasileirão e Libertadores). Mas, em nenhuma…


Em 2025, o Palmeiras disputou três títulos com boas chances de ser campeão (Paulistão, Brasileirão e Libertadores). Mas, em nenhuma…