Equipe maringaense de natação se destaca entre as melhores no Campeonato Brasileiro

A Apan Maringá alcançou um resultado histórico no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, realizado entre 11 e 15 de novembro, em Vitória (ES), no Clube Álvares Cabral. A equipe encerrou a competição na quinta colocação no quadro de medalhas e em 11º lugar na pontuação geral masculina, entre 131 clubes inscritos e mais de 600 atletas.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Destaques maringaenses
Os nadadores Tiago Fischer (Juvenil 1) e Gabriel Carraro (Juvenil 2) brilharam nas provas de borboleta, somando juntos quatro medalhas de ouro, além de conquistas individuais importantes:
Tiago Fischer – Juvenil 1
- 🥇 Ouro nos 50m e 100m borboleta
- 🔥 Recorde do campeonato nos 50m borboleta
- 🥉 Bronze nos 200m borboleta
- Quatro melhores marcas pessoais
Gabriel Carraro – Juvenil 2
- 🥇 Ouro nos 50m e 100m borboleta
- 🔥 Recorde do campeonato nos 50m borboleta
- 🥈 Prata nos 100m livre, com o 10º melhor tempo da história da prova na categoria
- 4º lugar nos 50m livre
- Quatro melhores marcas pessoais
Ao todo, a Apan Maringá somou seis medalhas: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Em entrevista ao GMC Online, o técnico André Yamazaki afirmou que esta foi a melhor campanha da equipe em um Brasileiro Juvenil. “Foi espetacular. Ficamos em 11º na pontuação masculina mesmo sem ter revezamentos, pois levamos apenas três atletas. No quadro de medalhas, terminamos em 5º lugar, atrás apenas de clubes tradicionais como Flamengo, Sesi, Fluminense e Corinthians. Ficamos à frente de equipes grandes como Minas Tênis Clube, Pinheiros e Curitibano”, destacou.
Yamazaki ressaltou ainda que os novos recordes de campeonato nas provas de 50m borboleta, conquistados por Fischer e Carraro, foram fundamentais para a excelente colocação. O treinador também explicou que o desempenho de Gabriel pode render frutos internacionais:
“O Gabriel está na disputa por uma vaga para o Sul-Americano do Panamá em 2026. Ele já foi pré-convocado e aguarda agora o desempenho no Campeonato Brasileiro Júnior, no Rio de Janeiro”.
Resultado reforça crescimento da equipe
Segundo o técnico, o planejamento e a preparação foram direcionados para este campeonato, e os atletas responderam com provas tecnicamente sólidas, voltas fortes e excelente trabalho de submerso.
A Apan Maringá celebra o feito e projeta voos ainda maiores: “Foi um campeonato muito positivo. Pela primeira vez ficamos entre as cinco melhores equipes do Brasil. Agora é pensar grande, mirar competições ainda maiores e trazer mais atletas maringaenses para o cenário nacional”, concluiu Yamazaki.



