Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Estêvão e ‘clã’ Real Madrid brilham, seleção dá show e humilha a Coreia do Sul em amistoso


Por Agência Estado Publicado 10/10/2025 às 10h08
Ouvir: 00:00
brasil_1758232800_3724489706299052174_312012593
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O Brasil venceu, convenceu e encantou. A seleção goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, nesta sexta-feira, em Seul, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Rodrygo foram os destaques, com dois gols cada. Vini Jr, que também balançou as redes, e Casemiro, discípulos do “clã” Real Madrid de Carlo Ancelotti, também estiveram em noite inspirada e fizeram a diferença para o placar elástico. Foi a melhor atuação do time brasileiro sob o comando do treinador italiano.

A seleção volta a campo na terça-feira, dia 14, para enfrentar o Japão. A bola rola em às 7h30 (de Brasília), em Tóquio. A última Data Fifa de 2025 será em novembro, quando os comandados de Carlo Ancelotti jogam contra Senegal, em Londres, e Tunísia, em Paris. A seleção ainda faz outros dois amistosos, em março de 2026, antes da estreia na Copa do Mundo, em junho.

A primeira perna da jornada asiática da seleção serviu para Ancelotti consolidar o esquema com quatro atacantes sem um camisa 9 de ofício. Debaixo de muita chuva, o Brasil adotou uma postura bastante ofensiva e a movimentação dos jogadores de frente deu dor de cabeça para a aplicada marcação da Coreia. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Bruno Guimarães deu excelente passe para Estêvão, jogador mais assediado pelos fãs sul-coreanos, ficar cara a cara com o goleiro e fazer o primeiro do Brasil.

Um dos testes que Ancelotti promoveu contra a Coreia foi a escalação de Rodrygo e Vini Jr. atuando juntos pelo lado esquerdo. O treinador italiano já havia escalado a dupla jogando lado a lado no Real Madrid e os atletas demonstraram entrosamento, com Vini mais perto da área e Rodrygo se aproximando dos meio-campistas para construir jogadas.

A Coreia do Sul praticamente não atacou e se limitou a chances frustradas em escanteios. Os velozes contra-ataques do time brasileiro inibiram as investidas dos anfitriões e a seleção teve oportunidade de apresentar um repertório ofensivo variado. Os comandados de Ancelotti levaram perigo na bola aérea – Casemiro teve gol de cabeça anulado -, passes em profundidade e jogadas individuais.

A participação dos demais jogadores foi determinante para o Brasil se sobressair na frente. Avançado, o lateral-direito Vitinho permitiu que Estêvão pisasse mais na área. Pelo meio, a aproximação dos volantes permitiu tabelas envolventes. Aos 40 minutos, Rodrygo recebeu passe de Casemiro dentro da área após boa jogada de Vini Jr. e bateu firme para fazer o segundo.

O Brasil voltou do intervalo a todo vapor e matou o jogo logo no início. No primeiro minuto, a marcação alta fez efeito e Estêvão aproveitou erro da defesa adversária para invadir a área e bater colocado para o fundo do gol. Apenas dois minutos depois, a seleção aproveitou nova falha dos coreanos e Rodrygo fez o quarto gol após receber assistência açucarada de Vini Jr.

Com a vantagem para lá de confortável no marcador, Ancelotti aproveitou para fazer novos testes no time brasileiro. O treinador trocou os laterais, sacando Vitinho e Douglas Santos, para colocar o estreante Paulo Henrique e Carlos Augusto, respectivamente. O italiano também fez alteração tática, posicionando Rodrygo na direita e sacando Estêvão para colocar Lucas Paquetá e preencher o meio-campo.

Apesar da ausência de Raphinha e, claro, de Neymar, o vasto leque de opções técnicas ficou evidente conforme Ancelotti recorreu ao banco. Paquetá entrou com gana e demonstrou raça ao roubar a bola que iniciou o lance do quinto gol. Matheus Cunha deu ótimo passe nas costas da defesa para Vini Jr. disparar com liberdade e balançar as redes sem muita dificuldade. Foi a última ação da dupla em campo, que deu lugar a Igor Jesus e Richarlison, respectivamente, jogadores que mantiveram a intensidade e do time até o fim.

FICHA TÉCNICA

COREIA DO SUL 0 X 5 BRASIL

COREIA DO SUL – Jo Hyeon-Woo; Kim Min-jae (Park Jin-Seob), Cho Yu-Min e Kim Ju-Sung; Seol Young-Woo, Hwang In-Beom (Castrop), Paik Seung-Ho, Lee Jae-Sung (Kim Jin-Gyu), Lee Kang-In (Lee Dong-Gyeong) e Lee Tae-Seok; Son Heung-Min (Oh Hyeon-Gyu). Técnico: Hong Myung-bo.

BRASIL – Bento; Vitinho (Paulo Henrique), Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos (Carlos Augusto); Casemiro e Bruno Guimarães (André); Estêvão (Lucas Paquetá), Matheus Cunha (Igor Jesus), Vini Jr. (Richarlison) e Rodrygo. Técnico: Carlo Ancelotti.

GOLS – Estêvão, aos 12, e Rodrygo, aos 40 minutos do primeiro tempo; Estêvão, a 1, Rodrygo, aos 3, e Vini Jr., aos 32 do segundo.

CARTÕES AMARELOS – Kim Ju-Sung, Kim Min-jae e Won Du-Jae (Coreia do Sul); Gabriel Magalhães (Brasil).

ÁRBITRO – Abdulrahman Ibrahim Al-Jassim (Catar).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio da Copa do Mundo de Seul.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Neymar usa disfarce inusitado para andar por pontos turísticos de Nova York


Neymar decidiu tomar medidas fortes para não ser reconhecido enquanto andava por Nova York em suas férias. Além de se…


Neymar decidiu tomar medidas fortes para não ser reconhecido enquanto andava por Nova York em suas férias. Além de se…

Esportes

Atleta do Guarulhos denuncia torcedor por injúria racial em partida da Superliga de vôlei


O ponteiro Manuel Armoa, do Guarulhos e da seleção da Argentina de vôlei, registrou um boletim de ocorrência, na madrugada…


O ponteiro Manuel Armoa, do Guarulhos e da seleção da Argentina de vôlei, registrou um boletim de ocorrência, na madrugada…

Esportes

Spurs surpreendem Thunder no retorno de Wembanyama e decidem a NBA Cup contra os Knicks


Victor Wembanyama retornou ao San Antonio Spurs após uma ausência de 12 jogos e fez a diferença diante do quase…


Victor Wembanyama retornou ao San Antonio Spurs após uma ausência de 12 jogos e fez a diferença diante do quase…