Evento teste quer incentivar as mulheres a praticar esportes


Por Geovan Petry/CBN Maringá
Foto: Rafael Macri/PMM

A cidade de Maringá tem se destacado no esporte em várias modalidades. A participação feminina também é referência, seja na natação, no vôlei, rugby e atletismo, por exemplo.

Incentivar as meninas a praticar um esporte é o objetivo do programa “Meninas podem” que realiza um evento teste no Centro Esportivo Miosótis, no Jardim Copacabana.

A ação da Secretaria de Esporte e Lazer tem a parceria do Rotary Clube Maringá Velho. O idealizador do evento e membro do Rotary, Giuliano Pimentel explica que este evento teste ocorre em nível mundial e chega a Maringá para ser realizado em outras regiões da cidade.

“O Rotary, em nível mundial, tem criado um programa chamado Meninas Podem, de empoderamento das mulheres, para que elas tenham uma participação mais ativa na sociedade”, disse Pimentel.

Mostrar para as mulheres que é possível não apenas praticar um esporte em alto rendimento, mas fazer com que elas possam estar presentes e se desenvolver como pessoas. Para isso, atletas como a jogadora de Rugby, Daniele Soares foram convidadas para participar desta ação.

“Eu acho que quanto mais a gente puder estimular e mostrar para as meninas que o esporte também é feito para ela e por elas, é melhor. Eu fiquei muito feliz quando recebi o convite. A gente tem que ter esse espaço, tem que mostrar para elas”, disse Daniele.

Para as próximas edições serão ofertadas oficinas de modalidades esportivas como skate, rugby, voleibol e futebol. Além da vivência esportiva, as participantes poderão conhecer histórias de mulheres que tiveram as vidas transformadas por meio do esporte. O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, fala que a missão é trazer a mulher para o esporte e incentivar a criação de lideranças.

“Nós estamos dando todo o apoio logístico para que o evento aconteça, além da estrutura. Nós somos os maiores incentivadores. […] Uma das ações é essa interação da comunidade com o poder público”, disse Xavier.

Ouça na CBN Maringá.

Sair da versão mobile