Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Expulsão freia reação do Cruzeiro e ajuda São Paulo a confirmar vitória para entrar no G-4


Por Agência Estado Publicado 02/06/2024 às 20h45
Ouvir: 00:00

O São Paulo abriu o placar cedo neste domingo, no MorumBis, com Lucas, e depois passou boa parte do primeiro tempo levando sufoco do Cruzeiro. Suportou a pressão e, perto do intervalo, viu o cruzeirense Marlon ser expulso por entrada violenta em Calleri, o que deu mais tranquilidade para o time de Luís Zubeldía construir um triunfo por 2 a 0 durante o segundo tempo da partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Invicta sob o comando de treinador argentino, agora há dez jogos sem perder, a equipe são-paulina derrubou a série de cinco vitórias até então sustentada pelos cruzeirenses e entrou no G-4, em quarto lugar, com 13 pontos, acima do Athletico-PR por vantagem de 6 a 5 no saldo de gols. O Cruzeiro fica em nono lugar, com dez.

Sem Luciano, suspenso, Lucas ganhou a oportunidade de sair da ponta para jogar no meio e correspondeu. Muito à vontade no corredor central, utilizou-se bem do setor para fazer fila e bater da meia-lua, ainda aos cinco minutos, no lance que inaugurou o marcador do MorumBis. Abrir o placar tão cedo, contudo, pareceu não fazer tão bem ao São Paulo, que a partir dali se viu acuado por um Cruzeiro que marcava no campo de ataque, roubava bolas, trocava passes ágeis e perturbava Rafael.

O ponto chave da articulação cruzeirense estava na figura do voluntarioso atacante argentino Barreal, dedicado ao pressionar a saída de bola e rápido para criar lances de perigo pelo lado esquerdo. Foi por ali que ele gerou boas finalizações de Matheus Pereira, que parou em Rafael, e Lucas Sila, que chutou para fora, além de ter visto um de seus cruzamentos desviar em Arboleda e tocar a trave são-paulina.

A sensação é que o empate poderia sair a qualquer momento, mas Marlon colocou tudo a perder ao dar um carrinho imprudente e atingir em cheio o tornozelo de Calleri. Em um primeiro momento, foi punido com cartão amarelo. A revisão do VAR, entretanto, determinou que o lateral-esquerdo fosse expulso. Com um a menos, o Cruzeiro continuou atacando até os minutos finais antes do intervalo, sem a mesma intensidade de antes, e foi mais ameaçado pelo time da casa, que passou a finalizar mais e teve uma bola na trave após chute de Juan.

No início do segundo tempo, o ímpeto ofensivo mineiro já parecia aniquilado, frente a um São Paulo que voltou do vestiário com três alterações, a principal delas a entrada de Luiz Gustavo no lugar de Bobadilla para ter mais controle no meio de campo. Também entraram João Moreira e Ferraresi, substitutos de Moreira e Arboleda.

A presença de Luiz Gustavo rendeu o resultado esperado e deu à equipe tricolor o domínio que se espera de um time com um homem a mais em campo. O São Paulo tocava a bola e empurrava o Cruzeiro para trás, como fez no lance do segundo gol, finalizado com um cruzamento de Welington e um cabeceio de Calleri para a rede.

Depois de a vantagem ser ampliada, a pressão continuou e o goleiro Anderson precisou fazer boas intervenções. A intensidade são-paulina não se manteve durante todo o tempo, até porque não foi necessária. Foram poucas as oportunidades geradas pelo Cruzeiro. Nos minutos finais, os tricolores voltaram a encontrar espaços e ficaram perto do terceiro gol, que não se concretizou.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 X 0 CRUZEIRO

SÃO PAULO – Rafael; João Moreira (Ferraresi), Arboleda (Diego Costa), Alan Franco e Welington; Bobadilla (Luiz Gustavo); Alisson, Rodrigo Nestor e Lucas Moura (Michel Araújo); Juan e Calleri (André Silva). Técnico: Luís Zubeldía.

CRUZEIRO – Anderson; Willian, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Robert), Lucas Silva (João Pedro) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Ramiro), Rafa Silva (Kaiki Bruno) e Barreal (Vitinho). Técnico: Fernando Seabra.

GOLS – Lucas Moura, aos cinco minutos do primeiro tempo. Calleri, aos dois minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin.

CARTÕES AMARELOS – Barreal, Kaiki Bruno, Alisson e Alan Franco.

CARTÃO VERMELHO – Marlon.

RENDA – R$ 2.560.112,00.

PÚBLICO – 44.928 torcedores.

LOCAL – MorumBis, em São Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…