20 de julho de 2025

Felipe Melo, ídolo de Palmeiras e Fluminense, anuncia aposentadoria aos 41 anos


Por Agência Estado Publicado 24/01/2025 às 12h02
Ouvir: 03:17

Felipe Melo anunciou nesta sexta-feira a sua aposentadoria. Aos 41 anos, o agora ex-volante publicou um texto nas redes sociais comentando a decisão, acompanhado de um vídeo com momentos marcantes de sua carreira. Ele estava sem clube desde o fim do contrato com o Fluminense, em dezembro.

“Hoje, encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida: minha carreira como jogador de futebol. Foram anos incríveis, de muitas batalhas e conquistas, mas acima de tudo, anos em que vi o propósito de Deus se cumprindo em cada passo que dei. Tudo o que vivi, cada momento, foi guiado pela mão d’Ele, e sou eternamente grato pelo privilégio de ter feito o que amo”, escreveu Felipe Melo.

“Agradeço a todos os clubes que tive o prazer de atuar, aos torcedores, que foram o combustível da minha caminhada, aos meus companheiros, todas as pessoas que marcaram essa jornada e à minha família, que sempre acreditou em mim. Mas, acima de tudo, agradeço a Deus, que me deu o dom, a coragem e a oportunidade para viver tudo isso”, continuou.

Volante de marcação firme, Felipe Melo jogou por mais de uma década na Europa, retornando ao Brasil em 2017 para defender as cores do Palmeiras. No time paulista, ganhou o apelido de “pitbull” e virou ídolo da torcida ao ser bicampeão da Copa Libertadores (2020 e 2021), e também conquistar outros títulos importantes, como um Brasileirão (2018), uma Copa do Brasil (2020) e um Paulistão.

Pelo Fluminense, Felipe Melo se reinventou como zagueiro, função que exerceu por vezes no próprio Palmeiras, e foi importante na conquista da inédita Libertadores (2023), Recopa Sul-Americana (2024) e o bicampeonato carioca (2022 e 2023).

Ao longo dos 12 anos em que esteve na Europa, Felipe Melo se destacou principalmente com as camisas da Juventus, Galatasaray e Inter de Milão. Ele também defendeu times de menor expressão da Espanha, como Mallorca e Racing Santander.

Revelado nas categorias de base do Flamengo, o ex-volante foi projetado no futebol nacional ao ser um dos destaques do Cruzeiro comandado por Vanderlei Luxemburgo, que em 2003 faturou a tríplice coroa, erguendo os troféus do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Pela seleção brasileira, Felipe Melo foi campeão da Copa das Confederações, em 2009, e foi titular na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Apesar da assistência para o gol que abriu o placar contra a Holanda nas quartas de final, ele ficou marcado por levar cartão vermelho ao pisar no tornozelo do atacante Robben. Com um a menos, o Brasil levou a virada e acabou se despedindo da competição.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pedro desencanta, beija o escudo do Flamengo e é aplaudido por Filipe Luís após marcar


A recente história de Pedro com o Flamengo é digna de roteiro. Criticado e sequer relacionado nos dois últimos jogos…


A recente história de Pedro com o Flamengo é digna de roteiro. Criticado e sequer relacionado nos dois últimos jogos…

Esportes

Abel revela cláusula que trava renovação com o Palmeiras: ‘Se não ganhar títulos, posso ir’


Campeão pelo Palmeiras desde que chegou, em 2020, Abel Ferreira afirmou, após a vitória por 3 a 2 sobre o…


Campeão pelo Palmeiras desde que chegou, em 2020, Abel Ferreira afirmou, após a vitória por 3 a 2 sobre o…

Esportes

Pedro entra no 2º tempo, marca no fim e dá a vitória ao Flamengo no clássico com Fluminense


O Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 15ª rodada do…


O Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 15ª rodada do…