Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Fifa hasteia bandeira a meio mastro e pede minuto de silêncio por Pelé


Por Agência Estado Publicado 30/12/2022 às 20h35
Ouvir: 00:00

Um dia após morte do Rei Pelé, a Fifa encaminhou uma circular a todas as 211 federações que integram a entidade solicitando que seja respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao maior jogador de todos os tempos. A medida deverá ser adotada nos jogos do mundo todo neste final de semana e na próxima. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também enviou uma carta ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enaltecendo Pelé – a quem definiu como “lenda entre lendas” – e prestando condolências ao brasileiros.

“Embaixador do Brasil, do futebol, herói nacional, ícone mundial, Pelé mudou mentalidades no Brasil, na América do Sul e no mundo. Ele marcou e continuará marcando diferentes gerações de futebolistas e torcedores em todo o mundo. Por estas e muitas outras razões, ele é o Rei, Lenda entre Lendas, imortal. Em nome da comunidade futebolística internacional, gostaria de agradecer-lhe por sua contribuição para divulgar a mensagem positiva do futebol, promovendo sua imagem e benefícios, e por ser uma inspiração para todos aqueles que desejam seguir uma carreira em nosso esporte”, escreveu Infantino em carta datado deste sábado e encaminhada a partir de Doha, capital do Catar, onde foi disputada a última Copa do Mundo.

“Pelé foi um homem de coração, compromisso, grande humanidade, considerado um dos maiores esportistas de todos os tempos, que simbolizou o futebol mais do que qualquer outro, tendo deixado sua marca na história do futebol brasileiro e mundial, um amante do jogo bonito, que quase nunca perdeu seu sorriso eterno, uma pessoa que sempre quis unir as pessoas e aproximar os povos, seu legado e suas realizações, dentro e fora do campo, e em particular, sua personalidade, bondade e afeto, farão muita falta para todos nós”, afirmou o presidente da Fifa em outro trecho.

“Hoje, lamentamos a perda de sua presença, mas Pelé alcançou a imortalidade há muito tempo e ele permanecerá conosco por toda a eternidade. Esperamos que estas memórias e nossas palavras de apoio ajudem a trazer alguma paz e conforto neste momento difícil”, complementou Infantino.

O documento enviado às federações nacionais, por sua vez, foi assinado pela secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura. “Pelé apresentou ao mundo a magia do futebol sul-americano e deu sentido à expressão jogo bonito. Além disso, ainda é o único jogador de futebol da história a ter conquistado três Copas do Mundo. Com imaginação e habilidade inigualáveis ??com a bola nos pés, Pelé cativava os sortudos que o viam jogar. Em campo, ele sempre exalou alegria e paixão”, diz trecho da circular.

“Em solidariedade à família e aos amigos, à Confederação Brasileira de Futebol, ao Brasil e a todos os torcedores que tanto o adoravam, as bandeiras da sede da Fifa estarão hasteadas a meio mastro. Além disso, a Fifa pede aos organizadores da competição que façam um minuto de silêncio antes de cada partida neste fim de semana e na próxima semana”, acrescenta o texto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Guardiola presta apoio a Xabi Alonso, pressionado no Real: ‘Ele tem controle da situação’


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…

Esportes

Jalen Brunson faz 35 pontos, Knicks batem Raptors e vão à semi da NBA Cup pela 1ª vez


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…