Fisioterapeutas maringaenses realizam trabalho com atletas da Seleção Brasileira para a estreia na Copa do Mundo de Futsal


Por Redação GMC Online

A Seleção Brasileira de Futsal vai em busca do hexa na Copa do Mundo e estreia neste sábado, 14, diante de Cuba, às 09h30, horário de Brasília. Para conseguir um bom desempenho na competição e trazer o título, um dos trabalhos de destaque na preparação foi o de prevenção e reabilitação dos atletas.

Fotos: Leto Ribas

Diferente de anos anteriores, a comissão técnica da seleção “investiu” em um trabalho completo com o setor de fisioterapia, que utilizou o período de preparação para a competição mais importante da modalidade para deixar os atletas aptos a disputarem a competição e ao mesmo tempo “fortes” o suficiente para evitar lesões.

O responsável pelo setor é o fisioterapeuta Kleber Barbão, que explica o trabalho realizado antes da estreia na competição.

“Acreditamos que o grande objetivo numa preparação é deixar os atletas prontos para darem o seu melhor dentro de quadra. Para isso, atuamos de forma transdisciplinar, entendendo as particularidades de cada atleta e pensando junto, caso a caso. Na fisioterapia, trabalhamos com três pilares, o curativo, o preventivo e o educativo, trazendo clareza aos atletas sobre como ele pode extrair a cada dia o melhor para o seu desempenho e fazendo ele entender o que, de fato, acontece no seu sistema biomecânico”, explicou Barbão.

Fotos: Leto Ribas

Além de Barbão, o fisioterapeuta Thiago Muller, também acompanha a seleção e integra o setor de fisioterapia. Essa é a primeira vez que a seleção brasileira de futsal contará com dois fisioterapeutas integrados na comissão técnica em uma Copa do Mundo. Os dois profissionais são de Maringá, no Paraná, possuem a metodologia de trabalho da Clinisport e experiências não só no futsal, mas em diversas outras modalidades esportivas, como futebol de campo, atletismo, voleibol, entre outros esportes de alto rendimento.

A seleção iniciou a preparação no dia 12 de agosto. Após a estreia diante de Cuba, neste sábado, a equipe terá os confrontos contra a Croácia, na próxima terça-feira, 17, às 12h00, e com a Tailândia, na sexta-feira, 20, às 09h30, pela primeira fase da competição.

Sair da versão mobile