Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e conquista bicampeonato inédito da Libertadores Sub-20


Por Agência Estado Publicado 16/03/2025 às 23h02
Ouvir: 00:00
flamengo_1742174243_3589940211640387081_228269326
Foto: Instagram

O Flamengo é o primeiro bicampeão da Copa Libertadores Sub-20. Em um jogo equilibrado com o Palmeiras no Estádio Arsenio Erico, no Paraguai, o clube rubro-negro empatou com o rival alviverde por 1 a 1 no tempo normal e viu o goleiro Lucas Furtado, “paredão” no tempo normal, brilhar nas penalidades máximas para vencer por 3 a 2. Guilherme fez o gol que decretou o título.

Com a conquista, a equipe carioca está garantida na Copa Intercontinental e agora espera o vencedor da Liga Jovem da Uefa de 2024-25 para conhecer seu adversário. A vitória na decisão consolida uma campanha dominante e sem derrotas, com três vitórias, dois empates e somente três gols sofridos em cinco jogos. O adversário, até então, havia triunfado em todas as partidas até a final.

O jogo começou lá e cá: o ponta rubro-negro Shola teve a primeira chance do jogo aos 20 segundos em um chute cruzado, que Aranha bloqueou sem dar rebote. Pouco depois, foi a vez de Arthur arriscar de fora da área para o Palmeiras, parando em defesa de Lucas Furtado. Aos quatro minutos, Felipe Teresa chutou de longe, para fora, consolidando um início movimentado.

Autor do gol do título mundial de 2024, o atacante precisou sair da decisão logo aos 16 ao sentir incômodo na coxa, dando lugar ao xará Felipe Lima. Desfalcado, o Flamengo viu o Palmeiras pressionar mais, com cruzamentos perigosos e uma pancada de Luighi de fora da área aos 38. Shola era o que mais criava pelo lado rubro-negro, mas Guilherme também era acionado, com direito a bonita jogada individual em que chapelou o marcador aos 40, mas parando na zaga.

As primeiras chances do segundo tempo foram do clube alviverde, em três finalizações interceptadas pela defesa carioca. No entanto, a reação do Flamengo foi letal: aos três minutos, Shola recebeu lançamento na esquerda, ativou o “turbo”, driblou Aranha e foi tocado pelo goleiro. A bola sobrou para Felipe Lima, que só teve que dominar e empurrar para o fundo da rede. E ele quase fez o segundo na sequência, acertando a trave ao tentar encobrir o arqueiro em novo ataque.

O Palmeiras buscou o empate aos 11 minutos: Riquelme cruzou na grande área e Belé cabeceou no canto direito de Lucas Furtado. Ele acertou a trave, a bola rebateu no goleiro e entrou no gol. A virada alviverde quase veio aos 13, em voleio de Luighi defendido por Lucas e, na sequência, em uma cabeçada no lado de fora da rede de Heitor. O jogo encerrou com uma última pressão do Flamengo, que finalizou de fora da área com Fabiano e tentou de cabeça com Iago.

Em uma disputa de pênaltis com mais erros do que acertos dos batedores, e atuação de gala de ambos os goleiros, o Flamengo venceu por 3 a 2, com Guilherme fechando as penalidades e marcando o gol do título, e garantiu o bicampeonato da Copa Libertadores Sub-20.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…