Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Flamengo lamenta a morte do ídolo e multicampeão Adílio, aos 68 anos: ‘Marcado na história’


Por Agência Estado Publicado 05/08/2024 às 12h54
Ouvir: 00:00

Autor do segundo gol do Flamengo sobre o Liverpool na decisão do Mundial de 1981 (os cariocas ganharam por 3 a 0), e ídolo do clube, o meio-campista Adílio de Oliveira Gonçalves, o Adílio, morreu nesta segunda-feira, no Rio. Aos 68 anos, o eterno camisa 8 lutava contra um câncer de pâncreas.

Multicampeão pelo Flamengo, e um exímio camisa 8 que defendia e atacava com maestria, Adílio foi um multicampeão com a camisa do clube, do qual defendeu entre 175 a 1987 e em 1990. Entre as principais conquistas conta com uma libertadores, o Mundial diante dos ingleses, três brasileiros e cinco cariocas.

O Flamengo fez uma emocionante mensagem de despedida e agradecimento pelos serviços prestados. “Um anjo rubro-negro que voa rumo à eternidade. As asas de um moleque sonhador o fizeram superar qualquer muro. Os campos da Gávea construíram amizades angelicais. Seus pés pareciam flutuar com a bola nos pés e foi assim que Adílio conquistou o mundo vestindo o Manto Sagrado”, iniciou sua homenagem ao ídolo, a nota de pesar do Flamengo.

“Seu sorriso, sua generosidade e sua bondade encantaram a quem o conheceu. O símbolo máximo do rubro-negrismo expresso no abraço infinito: comemorar gol de título com os braços rumo aos céus, dando jeito para cabermos milhões de nós na catarse de euforia, amor e paixão”, seguiu a nota.

“Seus gols, dribles e comemorações marcaram para sempre a história do Mais Querido. Todo rubro-negro tem o privilégio de poder reverenciar o “Brown” como integrante da prateleira mais alta do nosso panteão. Hoje, nos despedimos do nosso camisa 8, mas para nossa sorte, assim como o traçado do número eternizado, Adílio é infinito.”

Adílio estava internado no Hospital Rios D’Or, na zona sul do Rio, há alguns meses, mas seu quadro clínico piorou nos últimos dias e nesta segunda-feira, para lamento dos torcedores, o maior camisa 8 da história do clube não resistiu. No começo do mês, já havia recebido a visita de ex-companheiros para um “adeus”.

O camisa 8 era um jogador clássico, com toque de bola refinado, ousadia para atacar e que formou o grande meio-campo do Flamengo com Andrade e Zico. Sempre alegre, estava sempre esbanjando um sorriso no rosto. Foram 617 jogos pelo clube, com 377 vitórias, 148 empates e 92 derrotas, com 129 gols anotados. Apenas Zico e Júnior vestiram a camisa do clube mais vezes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…