Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Fluminense supera eliminação e bate Botafogo no Brasileirão em estreia de Luis Zubeldía


Por Agência Estado Publicado 28/09/2025 às 18h20
Ouvir: 00:00

O Fluminense provou que deixou a eliminação na Copa Sul-Americana e o pedido de demissão de Renato Gaúcho para trás. Na tarde deste domingo, superou o Botafogo por 2 a 0 no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por German Cano e Lima, que deram início a ‘Era Luis Zubeldía’.

Com isso, o Fluminense, que já tinha batido o Vitória por 1 a 0, venceu a segunda seguida e alcançou 34 pontos, se aproximando do G-6. O time tricolor tem dois jogos a menos, contra Ceará e Mirassol. O Botafogo, por outro lado, vinha de três jogos invicto e voltou a ser derrotado. Assim, segue com 40 pontos, ainda perto do G-4.

Os dois times começaram de forma ofensiva. O Fluminense chegou primeiro com Serna, que limpou bem a marcação e chutou da meia-lua, mas a bola bateu na zaga. O time alvinegro respondeu com bom contra-ataque. Cuiabano recebeu na esquerda e levantou na área. Chris Ramos cabeceou, mas para fora.

Veloz no ataque, o Botafogo chegou bem pouco depois, mas a zaga fez bom corte. Na sobra pela esquerda, mesmo de longe, Newton quase marcou um golaço. Ele chutou de chapa e acertou a forquilha oposta. O Fluminense respondeu com linda troca de passes, que terminou com finalização de Cano dentro da área, que explodiu no zagueiro. O time tricolor pediu pênalti, mas nada foi marcado.

Após alguns minutos sem chances perigosas, o Botafogo quase abriu o placar. Chris Ramos ganhou no alto, de cabeça, ajeitando para Vitinho. Ele disparou em velocidade pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro. O goleiro Fábio saiu com precisão e salvou com os pés, como fazem os goleiros de futsal: uma grande defesa.

No minuto seguinte, aos 32, quem balançou a rede foi o Fluminense. Renê e Hércules tabelaram na intermediária e a bola ficou com Lucho Acosta. Dentro da área, ele tentou acionar Cano, mas a zaga cortou. A bola ficou viva pelo alto e Cano apareceu de novo para completar de cabeça na pequena área.

O Botafogo quase empatou ainda no primeiro tempo. Após cruzamento rasteiro da esquerda, Vitinho ajeitou para trás e Savarino chegou chutando, mas Freytes atrapalhou no momento certo.

No início do segundo tempo, Serna quase marcou um golaço. Após dividida fora da área, a bola ficou parada na sua frente, na quinta esquerda da área. Ele chutou colocado no ângulo oposto, mas Léo Linck saltou para salvar o Botafogo.

Em um segundo tempo com menos chances claras, o Botafogo foi o time que mais buscou o gol, mas encontrou dificuldades. Em uma delas, Cuiabano chutou cruzado na esquerda da área, mas para fora.

Já no fim, aos 43 minutos, o Fluminense ‘matou’ o jogo com outro gol. Após a defesa afastar a jogada, Martinelli recuperou na intermediária e deu lindo passe rasteiro para Lima na direita. Ele, já dentro da área, ainda limpou o marcador e chutou de esquerda no canto oposto.

Os dois times voltam a campo na quarta-feira para a 26ª rodada. Às 19h, o Fluminense visita o Sport na Ilha do Retiro, no Recife (PE). Mais tarde, às 21h30, o Botafogo faz duelo direto com o Bahia no Nilton Santos, no Rio.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2 X 0 BOTAFOGO

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva (Ignácio), Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lucho Acosta (Lima); Serna, German Cano (Everaldo) e Canobbio (Soteldo). Técnico: Luis Zubeldía.

BOTAFOGO – Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel Bahia, David Ricardo e Marçal (Matheus Martins); Marlon Freitas, Newton, Savarino (Artur) e Santiago Rodríguez (Kadir); Chris Ramos (Arthur Cabral) e Cuiabano. Técnico: Davide Ancelotti.

GOLS – German Cano, aos 32 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Lucho Acosta, Matheus Martins e Santiago Rodríguez.

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

PÚBLICO – 15.781 pagantes (18.252 presentes).

RENDA – R$ 942.703,50.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Carlomagno diz que proibiu cessão de camarote do São Paulo e nega ter recebido dinheiro


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…


Marcio Carlomagno, superintendente geral do São Paulo, citado em um áudio que revelou esquema de comercialização clandestina de camarote do…

Esportes

‘Flamengo é maior que o Real Madrid’, diz Saúl ao citar títulos, torcida e adaptação ao Brasil


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…


Às vésperas da final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, o espanhol Saúl Ñiguéz, comentou sobre como tem sido…

Esportes

Duílio é denunciado pelo MP por apropriação indébita em caso dos cartões do Corinthians


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, pelo crime…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, pelo crime…