Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Alex Santos é o novo gerente das categorias de base do Maringá FC


Por Chrystian Iglecias Publicado 07/03/2019 às 17h21 Atualizado 20/02/2023 às 11h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Maringá FC anunciou na manhã desta quinta-feira (7) que o ex-jogador Alex Santos é o novo gerente das categorias de base do clube. Alex ficará responsável pelas categorias sub-15, sub-17 e sub-19 do Maringá, buscando mais integração e continuidade entre estas categorias e o profissional do Tricolor. 

Alex Santos é maringaense de nascimento, mas foi morar no Japão muito cedo, em 1994, quando tinha 16 anos. Foi por lá que ele construiu quase toda a carreira como jogador, atuando por clubes como Shimizu S-Pulse, Urawa Reds e Nagoya Grampus. No país asiático, ele chegou a ser eleito o Jogador do Ano da liga nacional, a J-League, em 1999, antes de obter cidadania japonesa e estar apto para representar a seleção do Japão. Pela Seleção, o maringaense viveu o auge de sua carreira, ao disputar as Copas do Mundo de 2002 e 2006. Na segunda, inclusive, Alex foi comandado por Zico e enfrentou a Seleção Brasileira de Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano e cia. na última rodada da fase de grupos. 

No final da carreira, Alex voltou para Maringá e atuou pelos dois clubes da cidade: o próprio Maringá FC e o Grêmio Maringá, em 2015. Em 2016, ele encerrou a carreira jogando pelo PSTC.

 

Após pendurar as chuteiras, Alex inaugurou o Instituto Alex Santos (IAS), no fim de 2017. No ano passado, já existia uma parceria do Instituto com o Maringá FC, e o IAS representou o Tricolor no Campeonato Paranaense das categorias sub-15 e sub-17.

”Fico feliz da gente estar dando prosseguimento no que começou ano passado. A gente sai de um 2018 feliz, pelo campeonato que fizemos e pela experiência que os meninos tiveram, e a gente já sai com uma base montada para este ano. A identificação com o Maringá Futebol Clube está se tornando mais pesada, os meninos da região estão tendo oportunidade. Hoje, 80 ou 90% dos meninos da nossa equipe são da nossa região de Maringá. Isso é importante, cria uma identidade, para que o menino que for diferenciado, que tiver qualidade, fique aqui perto da família, fazendo o que ele gosta. É importante para o Maringá FC que tenhamos esses meninos qualificados aqui na nossa cidade”, afirmou Alex Santos.

As categorias de base do Maringá irão disputar o Campeonato Paranaense, que se inicia no dia 27 de abril. No sub-15 o Maringá FC está no grupo B ao lado de Azuris FC, CE União, PSTC e Toledo. No Sub-17 está no grupo A ao lado de Arapongas, Cianorte, Colorado e PSTC. No sub-19, ainda não foram divulgados os grupos e a competição se iniciará mais tarde. Para Alex, o Paranaense dará visibilidade aos garotos.

”É importante que essa molecada seja vista em tudo quanto é lugar, tanto jogando contra equipes de cidades pequenas, quanto jogando contra equipes de cidades grandes, como Athletico, Paraná, Coritiba, Londrina. Eles vão ganhando uma bagagem e quem sabe um, dois, três destes meninos possam amanhã estar no profifssional do Maringá ou estar numa grande equipe do futebol brasileiro”, disse.

Com relação à seleção de atletas para a base do Maringá, Alex afirmou que já foi feita uma seletiva, no começo de janeiro, e uma outra será realizada no final de Março. 

 

 

 

Comissões Técnicas

Já estão confirmadas também as comissões técnicas das caregorias sub-15 e sub-17. No comando dos mais novos, estarão o técnico Guilherme Borghi, o auxiliar técnico Rafael Gonçalves, o Preparador Físico Francisco Buralli e o treinador de goleiros Claudemir Marques. Já os mais velhos serão comandados por: Tiago Miguel como treinador, Matheus Jaime de auxiliar técnico, Francisco Buralli na preparação física e Claudemir Marques como treinador de goleiros. Ambas as categorias já estão treinando no campo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O sub-19 ainda não iniciou os treinamentos e sua comissão técnica será anunciada nos próximos dias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação