Na Copa do Mundo, o coração do ex-jogador maringaense, Alex Santos, tem espaço para duas seleções: Brasil e Japão. O ex-jogador da seleção japonesa nas copas de 2002 e 2006, acompanha a Copa do Mundo do Catar na “Terra do Sol Nascente” e garante: a seleção nipônica não está no Mundial a passeio e tem grandes chances de vencer a Espanha, nesta quinta-feira, 1º.
O maringaense Alessandro dos Santos, mais conhecido como Alex Santos, explica que a paixão pelo futebol surgiu por influência do pai, que era jogador profissional do Grêmio Maringá. “Sempre vivi nos campos de futebol e acho que isso foi muito importante para me tornar quem sou hoje”, afirmou ele, em entrevista ao GMC Online.
Alex saiu do Brasil em 1994, aos 16 anos, para estudar no Japão. Quando chegou lá, foi matriculado na Meitoku Gijuku High School, na cidade de Kochi, e entrou para o time de futebol da escola. Quando terminou o ensino médio, em 1997, assinou o primeiro contrato profissional, com o Shimizu S-Pulse, clube no qual foi escolhido em 1999 o melhor jogador da J-League (Campeonato Japonês). Mantendo o alto nível de atuações no início da carreira, ele conquistou o prêmio de melhor jogador do Continente Asiático no ano 2000.
“A experiência de ser profissional no Japão foi única. Após jogar pelo Shimizu S-Pulse durante sete anos, em 2001, obtive a cidadania japonesa e ganhei uma oportunidade na seleção dos Samurais Blues. Participei também da Urawa Red Diamonds, Red Bull Salzburg, da Áustria, e também o time Nagoya Grampus”, elencou.
“Em 2015 voltei para Maringá e realizei um sonho de poder jogar no Willie Davis como profissional. Joguei pelo Maringá FC e depois pelo Grêmio, que foi o time que me revelou. Depos atuei pelo PSTC de Cornélio Procópio, sendo meu ultimo clube profissional”, completou.
O maringaense ainda passou por dois outros clubes japoneses: o Tochigi Soccer Club e FC Gifu, times com os quais tinha uma relação muito próxima com os dirigentes, que foram companheiros de seleção japonesa.
Em toda a carreira no esporte, Alex ganhou notoriedade por disputar as Copas de 2002 e 2006 com a camisa japonesa. “Jogar pela seleção japonesa foi a realização de um sonho. Hoje ainda continuo fazendo coisas para que o futebol japonês possa crescer mais dentro do esporte”, comenta.
No fim de 2016, ele se dedicou às categorias de base e formação de atletas, dando início ao projeto: Instituto Alex Santos. “O intuito do projeto é ensinar o que tem mais de contemporâneo e de melhor para as crianças através do esporte. Ou seja, formar cidadãos íntegros e competentes, na vida e no campo de jogo”, conta.
Além do futebol, o instituto sem fins lucrativos iniciou aulas de capoeira e judô. Mais de mil crianças já passaram pelo projeto.
Apostas na Copa
Nesta quinta-feira, 1º, o Japão enfrenta a Espanha pela Copa do Mundo, às 16h (horário de Brasília). O ex-jogador de futebol, Alex Santos, afirma que a seleção japonesa está empenhada e tem tudo para ganhar, apesar do time adversário ser considerado favorito. “Podemos ver no futebol mundial algo bastante nivelado. Vemos seleções consideradas como inferiores ganhando os jogos da Copa do Mundo. Creio que com o Japão não será diferente. O time está bem empenhado e as chances de um resultado positivo são imensas. Não vai ser fácil, mas o ímpeto japonês é de lutar até o final e acredito que irá surpreender a todos”, relata.
Se o Japão vencer a Espanha, estará garantido nas oitavas de final. Já se empatar, o time precisa torcer para que Costa Rica e Alemanha também empatem – se o time asiático ficar no empate e os alemães vencerem, a classificação vai ser definida do saldo de gols ou no número de gols marcados. Já se for derrotado, o Japão estará eliminado.
Além de torcer para o Japão, Alex Santos acredita que o Brasil tem feitos jogos sólidos e com grandes atletas de qualidade. Algo essencial para vencer o jogo contra Camarões nesta sexta-feira, 2.
“O time brasileiro está excelente. Isso faz com que outros times se retraiam quando vão disputar com o Brasil. A seleção tem bastante chance de chegar nas finais e conquistar o hexa que há anos estamos querendo”, disse.
Futebol profissional
Junto com o Grupo Aruko Japan, Alex Santos fundou em Maringá, em 2020, o clube-empresa Aruko Sports Brasil. O time foi campeão da Terceira Divisão do Paranaense em 2021 e vice-campeão da Segunda Divisão do Paranaense este ano. Em 2023, o time disputará a elite do Estadual.