Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Campeonato Paranaense 2026 tem data e fórmula de disputa definidos; veja os grupos do Maringá FC e Galo Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 02/10/2025 às 08h14 Atualizado 30/10/2025 às 10h07
Ouvir: 00:00

As datas e a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense 2026 foram definidas nesta quarta-feira, 1º, em Ponta Grossa, no arbitral realizado com a presença de todos os clubes que disputarão o título. O estadual terá 12 datas – e não 11, como estipulado pela CBF no novo calendário nacional -, mas terá início antecipado para o dia 7 de janeiro, com término previsto para 7 de março.

As 12 equipes estão divididas em dois grupos, sendo:

  • GRUPO A: Athletico, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá FC e São Joseense
  • GRUPO B: Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário
WhatsApp Image 2025-10-02 at 08.07.21
Foto: Raphael Brauhardt/FPF

Fórmula de disputa

Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único, totalizando seis rodadas. Os quatro melhores de cada grupo avançam à fase de mata-mata, que será disputada em partidas de ida e volta, com quartas, semifinal e final.

Os dois piores colocados de cada grupo jogarão um quadrangular para definir o rebaixamento. Para isso, será levado em conta a classificação geral da primeira fase, desconsiderando os clubes classificados. Assim, o 9º colocado enfrenta o 12º e o 10º colocado enfrenta o 11º, em jogos de ida e volta. Os dois perdedores dos confrontos serão rebaixados.

Nas quartas de final, as equipes enfrentarão adversários do mesmo grupo da primeira fase e o confrontos serão definidos de acordo com o chaveamento (1º x 4º e 2º x 3º).

O regulamento e a tabela do Paranaense 2026 serão em até 45 dias – portanto, no máximo até 15 de novembro.

VAR e premiação

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) garantiu a implementação do VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final, mas ressaltou a possibilidade da ferramenta ser usada desde a primeira rodada da competição.

Também foi informado no arbitral que não há previsão de premiação financeira para os clubes em 2026.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação