Campeonato Paranaense começa neste sábado; veja como chega o Maringá FC


Por Felippe Gabriel

O Campeonato Paranaense 2025 terá o pontapé inicial neste sábado, 11, com o jogo entre Athletico-PR x Paraná, em Curitiba. Já a estreia do Maringá FC será no domingo, 12, às 18h30, contra o São Joseense, em Maringá.

A competição também contará com a participação de Coritiba, Azuriz, Cianorte, Cascavel, Londrina, São Joseense, Operário e Andraus. Além do Paraná Clube, o Rio Branco subiu da 2ª Divisão e volta à eleite do estado.

Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Confira as datas e horários dos jogos da 1ª rodada:

Sábado – 11/01

Domingo – 12/01

Regulamento

As 12 equipes se enfrentam em um turno único de 11 rodadas na primeira fase, que se encerra no dia 15 de fevereiro. As oito melhores se classificam para o mata-mata, enquanto as duas que somarem menos pontos são rebaixadas para a 2ª Divisão.

O mata-mata inicia na fase quartas de final, com confrontos de ida e volta. Os duelos são definidos pela classificação da primeira fase – 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º. Os vencedores avançam para a semifinal e depois para a final, sempre definidas em dois jogos. A decisão está marcada para os dias 19 e 26 de março.

Os clubes terão inscrições de jogadores ilimitadas até o fim da primeira fase, além de poder relacionar, no máximo, nove jogadores estrangeiros por partida.

Em relação ao uso do VAR, a FPF manteve a decisão do último campeonato e disponibilizará a tecnologia somente na semifinal e na final.

Na última edição, o Athletico-PR foi o campeão, depois de bater o Maringá FC na decisão. Já os rebaixados foram Galo Maringá e PSTC.

Confira o calendário do Paranaense 2025:

*datas ainda a serem definidas.

Tabela do Maringá FC

Foto: Fernando Teramatsu/MFC

O Maringá FC fará sua estreia na competição ao lado do seu torcedor, no Estádio Regional Willie Davids, no jogo que fecha a primeira rodada. Das 11 partidas da primeira fase, o Dogão fará seis em casa, por conta da boa campanha na temporada passada, quando terminou como vice-campeão. Confira:

LEIA MAIS: Jogo do Maringá FC altera data da Feira do Produtor; veja detalhes

Como chega o Dogão

Depois de mais uma vez ser finalista do Paranaense e garantir o acesso para o Brasileirão Série C em 2024, o Maringá FC almeja voos mais altos nesta temporada, principamente no âmbito estadual.

Para isso, o clube focou em manter a base do time que firmou no ano passado. Praticamente todo o time titular foi mantido, além de poucas saídas, a contratação de 10 reforços e o retorno de nomes importantes que estavam emprestados, como os meias Rodrigo e Zé Vitor.

O Maringá FC ainda garantiu a permanência do técnico Jorge Castilho até o fim da temporada. Desde 2020 no clube, o comandante é o segundo mais longevo no cargo entre as principais divisões do país, atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras.

Jorge Castilho continua no Maringá FC até o fim de 2025 | Foto: Fernando Teramatsu/Well Medeiros/MFC

Como preparação, o clube participou do Torneio Paraná de Verão, ao lado de Londrina, Cianorte e Cascavel, e se sagrou campeão após três jogos. Foram duas vitórias e uma derrota, garantindo os seis pontos e batendo o Cianorte pelo saldo de gols. Confira os resultados:

Contratações

Desde o início da pré-temporada, em meados de novembro, o Maringá FC anunciou a contratação de 10 novos jogadores:

Além do elenco renovado, o Tricolor Maringaense também se movimentou para o retorno de peças importantes do ano passado e que foram emprestados após o fim do estadual. No meio-campo, Rodrigo, que retorna do Avaí, e Zé Vitor, que estava no Athletico, demonstraram o mesmo bom futebol e devem ser titulares neste início de campeonato.

Dogão foi campeão do Torneio Paraná de Verão | Foto: MFC

Outro atleta que retornou e deve ser peça importante foi o zagueiro Vilar, que também estava emprestado ao Avaí. Por fim, o Maringá FC também estendeu o empréstimo do goleiro Rafael William junto ao Coritiba, por mais uma temporada.

Saídas

O clube também se despediu de alguns jogadores nesta temporada. O volante Léo Costa foi emprestado ao Noroeste até março de 2025, para a disputa do Campeonato Paulista. O goleiro Zanella e o zagueiro Vitorino, que estavam cedidos a Monte Azul e EC São Bernardo, respectivamente, tiveram seus empréstimos estendidos. Além deles, o atacante Mirandinha, que estava emprestado ao Ypiranga, foi cedido novamente, desta vez para o Volta Redonda, até novembro deste ano.

Outras negociações ainda estão em curso e podem ser definidas nos próximos dias pelo clube. É o caso do volante Morelli, que estava no Coritiba e tem seu empréstico sendo negociado com o Criciúma. O lateral Marcos Vinícius também tem sua renovação de vínculo com o Avaí por detalhes finais, assim como o jovem meia Pedrinho, que deve ser emprestado ao Votuporanguense.

O Dogão também não renovou contrato com o lateral esquerdo Caíque, que tinha vínculo com o clube até o fim de 2024. O meia Serginho, que estava no Santos, e o atacante Bruno Lopes, que estava no Amazonas, tiveram seus contratos recindidos. Ambos foram anunciados pela Ponte Preta.

Por fim, alguns atletas que estava emprestados ao Maringá FC não tiveram seus vínculos estendidos, como o goleiro Zuconelli; os zagueiros Luis Fernando e João Oliveira; os laterais Matheus Guilherme e Romaílson; e o volante Dérick.

Confira o elenco do Maringá FC para 2025:

Time-base (3-5-2):

Dheimison; Ronald, Tito, Max Miller; Robertinho, Rodrigo, Zé Vitor, Léo Ceará, Negueba; Moraes, Maranhão

Sair da versão mobile