Duelo entre Maringá FC e Anápolis tem previsão de muita chuva; entenda por que isso é bom para o Dogão


Por Felippe Gabriel

O Maringá FC entrará em campo neste domingo, 15, contra o Anápolis, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Série D. O jogo será às 18h30, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá. Para chegar à final, o Dogão precisa de uma vitória simples, após o empate em 1 a 1 na partida de ida.

Assim como a boa – e histórica – campanha e da invencibilidade jogando em casa até aqui na competição – foram nove vitórias e um empate em 10 jogos no WD – , o Maringá FC poderá contar com outro fator para acreditar na vitória contra o time goiano: a previsão do tempo. Isso porque existe um folclore entre os torcedores maringaenses de que, quando há chuva na Cidade Canção em dia de jogo no WD, o Maringá FC sai vitorioso de campo. E para a (talvez) alegria de muitos, neste domingo a previsão é de muita chuva em Maringá.

Chuva pode ‘ajudar’ o Maringá FC a vencer no WD | Foto: Reprodução/NSports

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a expectativa é de uma precipitação de 45.1 mm na cidade. Para o Climatempo, o índice é ainda maior, 69.2 mm, com previsão de chuva durante todo o dia e possibilidade de temporal durante a tarde.

Baseado nisso, o GMC Online produziu um levantamento das partidas do Dogão no WD em dias chuvosos, desde a temporada passada. E sim, em pelo menos seis delas o Maringá FC saiu vencedor. Confira!

WD + chuva = vitória tricolor

A partida base para o levantamento foi o jogo de ida da final do Campeonato Paranaense de 2022, quando o Maringá FC perdeu para o Coritiba por 2 a 1. Essa foi, então, a última vez que a equipe maringaense perdeu um jogo debaixo de chuva no WD. Depois disso, o time voltou a jogar em casa apenas em 2023.

Pelo estadual do ano passado, no dia 1º de fevereiro, o Dogão recebeu o Cascavel pela 6ª rodada e venceu por 4 a 2, em um dia muito chuvoso. Na Série D do mesmo ano, em 14 de junho, a vitória com chuva veio contra a Inter de Limeira, pela 8ª rodada da primeira fase, por 1 a 0.

Além disso, ainda em 2023, no dia 23 de dezembro, o Maringá FC goleou o PSTC por 5 a 0, na 2ª rodada do Torneio Paraná de Verão da pré-temporada 2024. A chuva não deu tréguas naquele jogo, mas não impediu a vitória.

Retrospecto positivo em 2024

Neste ano, foram mais três resultados positivos após (ou durante) chuva na Cidade Canção, sendo que o primeiro veio na segunda rodada do Paranaense, contra o Andraus, no dia 20 de janeiro. O resultado final foi 3 a 0 para o Maringá FC, em uma partida que contou com atraso de mais de 40 minutos por conta da situação do gramado após o temporal, que o deixou encharcado.

Gramado do WD no dia do confronto Maringá FC x Andraus, pelo Paranaense 2024 | Foto: Odair Figueiredo

Ainda pelo estadual, a chuva “beneficiou” o Dogão novamente na partida de ida da semifinal, contra o Coritiba, no dia 17 de março. Mesmo com o campo tomado pela água novamente, a partida ocorreu normalmente e terminou com vitória maringaense por 2 a 0.

Por fim, a chuva atingiu Maringá no dia 27 de maio, data da partida do Tricolor contra o Pouso Alegre, pela 5ª rodada da primeira fase da Série D 2024. E a vitória também veio, por 1 a 0.

Confira vitórias do Maringá FC em dias de chuva:

O clube está focado em chegar à final

Em entrevista coletiva realizada no CT do Clube nesta quinta-feira, 12, o zagueiro Ronald lembrou do “fator chuva” que garante uma ajudinha ao time.

“Tem aquele ditado, né? Quando cai uma ‘garoinha’ ou chove um pouquinho aqui em Maringá, a gente sempre sai com resultado positivo. […] Às vezes tá chegando perto da hora do jogo e a gente [jogadores] fala ‘pô, será que São Pedro não vai mandar uma chuvinha pra gente?’. […] Mas a gente também não pode só se alertar a isso, né? A gente tem que trabalhar no sol, na chuva, na lama e tudo, a estação que tiver pra jogar. E se Deus quiser, nós vamos sair vitoriosos’, disse Ronald.

O auxiliar técnico Ivan Campanari falou na mesma linha do zagueiro, ou seja, independente do clima, o time deve jogar para ganhar.

“Questões da diversidade do tempo, isso é tranquilo para nós. Então, se estiver chovendo, calor, isso não importa, nós vamos nos dedicar 1000% para conseguir essa vaga para a final. Além disso, a gente concluiu aquilo que (13:36) a gente vem falando desde o dia 28 de novembro, que era estar entre os dois principais times da Série D no ano de 2024”, disse Campanari.

O treinador Jorge Castilho não participou da coletiva nesta semana pois está em viagem a São Paulo, para concluir aulas da Licença A de Treinador na CBF Academy.

Sair da versão mobile