Cianorte x Maringá FC: como chega o tricolor para a estreia no Paranaense


Por Felippe Gabriel

O Maringá FC estreia no Campeonato Paranaense 2026 nesta quarta-feira, 7. O tricolor maringaense viajou até Cianorte, onde vai enfrentar o Cianorte, às 20h, no Albino Turbay. A CBN Maringá transmite o duelo ao vivo, com 1h de pré-jogo, a partir das 19h.

Onde assistir:

Finalista na temporada passada, o time maringaense ficou com o vice-campeonato estadual ao ser derrotado pelo Operário, nos pênaltis. Na Série C, a equipe escapou do rebaixamento nas últimas rodadas e viu o comando técnico ser trocado após seis temporadas, com Jorge Castilho dando lugar à Rodrigo Chipp.

O objetivo agora é repetir o feitos dos últimos anos, buscando o tão sonhado título. O Maringá FC foi finalista três vezes nas últimas quatro edições (2023, 2024 e 2025), e tem garantido a presença em competições nacionais e o calendário completo.

“Nossos objetivos são bem claros Chegar novamente na semifinal do Paranaense, para garantir mais um ano de calendário completo na Copa do Brasil. Em segundo, e ainda mais importante, brigar pelo título, porque acho que hoje não é surpresa para ninguém se o Maringá for campeão. Muita coisa pode acontecer com o novo formato, mas certamente o Maringá FC é um dos candidatos ao título”, disse o presidente João Vitor Mazzer, em entrevista coletiva nesta semana.

Maringá FC ficou com o vice-campeonato paranaense em 2025 | Foto MFC

Elenco

Além da mudança da comissão técnica, o Dogão fez grande reformulação no elenco, com saídas de nomes importantes dos últimos anos, como Dheimison, Tito, Parrudo, Robertinho e Maranhão. Ao todo, foram 23 saídas, entre encerramentos de contratos e empréstimos.

Para recompor o plantel, que atualmente conta com 28 jogadores, a diretoria buscou 12 novos reforços. As contratações foram: os goleiros Romário e Mateus Assis, o lateral-direito Gabriel Souza, o zagueiro Felipe Cardoso, os volantes Paulinho, Adeílson e Kelvi, o meia Nacho Neira, e os atacantes Giovane Gomes, Guilherme Pira, Ronald Camarão e Caíque.

Nesta terça-feira, 6, o clube ainda anunciou a promoção do meia Zé Pedro, de 17 anos, cria da base do clube, ao profissional. Também retornaram de empréstimo o meia Danielzinho e os atacantes Yugo Masukake e Negueba.

Confira o elenco completo do Maringá FC:

Foto: Fernando Teramatsu/MFC

Para a estreia, os meias Nacho Neira e Zé Pedro e o jovem goleiro Mateus Assis serão desfalques, por ainda não terem sido regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

O time titular deverá ser composto por muitos reforços, com poucas peças que permaneceram da última campanha, como Tony e o capitão Ronald.

Time-base: Tony; Gabriel Souza, Ronald, Jhow (Cauã Tavares) e Tiago Rosa; Kelvi, Adeílson, Paulinho; Guilherme Pira, Ronald Camarão e Giovane Gomez.

Técnico

Rodrigo Chipp chegou ao Maringá FC em agosto de 2025, com a missão de substituir Jorge Castilho e salvar o time do rebaixamento na Série C nas últimas quatro rodadas do torneio. A missão foi cumprida após duas vitórias e dois empates.

Em sua primeira experiência técnico principal, aos 39 anos, ele dará “sua cara” ao novo time tricolor. Chipp iniciou a carreira na Chapecoense e passou por clubes como Desportivo Brasil, Figueirense e Santos, atuando principalmente nas categorias de base. Em 2017, também comandou a Seleção Catarinense Sub-20.

Além da experiência como treinador, o catarinense exerceu funções estratégicas como coordenador técnico e metodológico no Athletico-PR e como gerente técnico da base do Botafogo.

Foto: MFC

Histórico

Fundado em 2010, o tricolor vai para sua 11ª participação da elite paranaense. Logo no ano de estreia, em 2014, chegou ao vice-campeonato, perdendo para o Londrina na final. Rebaixado em 2016 e 2019, o time retornou em 2021, dando início aos trabalhos de sucesso posteriores.

Em 2022, chegou à final diante do Coritiba. Em 2024, caiu na decisão para o Athletico-PR. Na última edição, no confronto mais equilibrado, foi derrotado pelo Operário na final de times do interior.

Paranaense tem novo formato

Em decorrência do novo calendário nacional estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Paranaense terá redução para 12 datas e, assim, ganhou uma nova fórmula de disputa.

As 12 equipes participantes estão divididas em dois grupos. Maringá FC e Galo Maringá estão em grupos diferentes.

Foto: Eduardo Somer/FPF

Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único, totalizando seis rodadas. Os quatro melhores de cada grupo avançam à fase de mata-mata, que será disputada em partidas de ida e volta, com quartas, semifinal e final.

Os dois piores colocados de cada grupo jogarão um quadrangular para definir o rebaixamento. Para isso, será levado em conta a classificação geral da primeira fase, desconsiderando os clubes classificados. Assim, o 9º colocado enfrenta o 12º e o 10º colocado enfrenta o 11º, em jogos de ida e volta. Os dois perdedores dos confrontos serão rebaixados.

Nas quartas de final, as equipes enfrentarão adversários do mesmo grupo da primeira fase e o confrontos serão definidos de acordo com o chaveamento (1º x 4º e 2º x 3º).

Agenda de jogos:

  1. 7 de janeiro (quarta-feira), 20h | Cianorte x MFC (Albino Turbay)
  2. 10 de janeiro (sábado), 16h | Operário x MFC (Germano Krüger)
  3. 13 de janeiro (terça-feira), 20h | MFC x Coritiba (Willie Davids)
  4. 17 de janeiro (sábado), 18h30 | MFC x Azuriz (Willie Davids)
  5. 20 de janeiro (terça-feira), 20h30 | Galo Maringá x MFC (Willie Davids)
  6. 24 de janeiro (sábado), 16h | MFC x Andraus (Willie Davids)
Sair da versão mobile