Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Copa Sul-Sudeste 2026: entenda se os clubes de Maringá podem participar


Por Felippe Gabriel Publicado 02/10/2025 às 16h52
Ouvir: 00:00

A CBF anunciou nesta quarta-feira, 1º, o novo calendário do futebol brasileiro para o quadriênio 2026-2029, incluindo uma competição inédita: a Copa Sul-Sudeste. O torneio vai reunir 12 clubes dos estados do Sul e do Sudeste, com exceção do Espírito Santo, e cada federação terá direito a dois representantes.

A nova competição regional não poderá contar com equipes que disputarão torneios internacionais da Conmebol (Libertadores e Copa Sul-Americana) em 2026 e concederá ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

54825236983_a691893b58_o
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

De acordo com a CBF, os critérios de participação devem se basear no desempenho dos clubes nas competições estaduais (campeonatos ou copas estaduais), resguardando aos clubes classificados o direito de não querer participar.

No arbitral do Campeonato Paranaense realizado nesta quarta-feira, em Ponta Grossa, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu como será feita a distribuição das duas vagas do Paraná para a Copa Sul-Sudeste.

+ Campeonato Paranaense 2026 tem data e fórmula de disputa definidos; veja os grupos do Maringá FC e Galo Maringá

A primeira vaga será concedida ao clube melhor colocado no Campeonato Paranaense do ano anterior. Já a segunda vaga será via Taça FPF. No arbitral, ficou estabelecido que o campeão poderá escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Copa Sul-Sudeste. O vice-campeão da Taça FPF ficará com a outra vaga.

Com o título paranaense nesta temporada, o Operário garantiu a vaga via estadual. O clube de Ponta Grossa, inclusive, já confirmou a participação. A Taça FPF está em andamento, na penúltima rodada da primeira fase, e tem final prevista para 6 de dezembro. Maringá FC e Galo Maringá, no entanto, optaram por não participar.

Portanto, nenhuma equipe de Maringá terá a chance de participar da Copa Sul-Sudeste em 2026.

Maringá FC contesta distribuição de vagas

Presente no arbitral da FPF, o Maringá FC demonstrou estar de acordo com o novo formato do estadual, visto a mudança do calendário da CBF, mas manifestou insatisfação com a distribuição de vagas para a Copa Sul-Sudeste.

O clube contesta a decisão de conceder a segunda vaga via Taça FPF, alegando que o mais justo seria premiar os melhores times do estadual de 2025, quando o time foi vice-campeão. O Dogão embasa o argumento no fato de que a Copa Sul-Sudeste ainda não existia na época em que a Taça FPF foi anunciada.

“Não achamos justo o critério adotado para a primeira edição da nova Copa Sul-sudeste. Acreditamos que a vaga deveria ser pelo estadual, ficando com o Operário, campeão, e o Maringá, vice-campeão. A Taça FPF, que antes tinha como atrativo apenas a vaga na Copa do Brasil, onde já estamos garantidos, deixou de ser prioridade para nós, até porque estávamos também focados na Série C, e isso inviabilizou a busca pela classificação para essa nova competição”, declarou o vice-presidente de futebol do Maringá FC, Rafael Dacome.

Imagem do WhatsApp de 2025-10-02 à(s) 00.09.08_ac11fcfc
Rafael Dacome representou o Maringá FC no arbitral | Foto: FPF

Quando o MFC optou por não participar da Taça FPF, a competição garantia vaga apenas na Copa do Brasil, torneio no qual o clube maringaense já havia se classificado via estadual. Em meio à reta final e decisiva da Série C, entendeu-se que a Taça FPF não significaria ganhos esportivos e financeiros ao clube.

+ Taça FPF: torneio não terá times de Maringá; entenda

O Galo Maringá também esteve presente no arbitral, mas não se manifestou. O alvinegro acabou desistindo da participação na Taça FPF alegando que a competição poderia atrapalhar o planejamento para a próxima temporada.

Agora, as duas equipes de Maringá só terão possibilidade de participar da Copa Sul-Sudeste em 2027, a depender do desempenho de ambos no Paranaense de 2026 e/ou da participação na próxima edição da Taça FPF.

Formato da Copa Sul-Sudeste

A competição regional acontecerá de 25 de março a 7 de junho de 2026, com 12 equipes. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão dois representantes cada.

A primeira fase será formada por dois grupos com seis equipes cada. Os times de um grupo enfrentam os times do outro grupo, em turno único, totalizando seis rodadas. Os clássicos estaduais serão preservados nos confrontos.

Os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais, disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. Foram destinadas 10 datas do calendário para a competição.

O campeão garante vaga direta para a terceira fase da Copa do Brasil do ano subsequente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação