A pré-temporada do Maringá FC para 2026 começa nesta segunda-feira, 17, com a reapresentação de parte do elenco. Neste primeiro momento, retornam apenas os atletas que seguiram com vínculo ativo ou não foram emprestados. A maior parte dos jogadores que estão em processo de negociação ou que disputam competições por outros clubes se juntará ao grupo posteriormente.
Atualmente, 31 jogadores possuem contrato com o Dogão. Destes, oito estão emprestados para outras equipes brasileiras que ainda seguem em atividade na reta final da temporada. São eles: Tito, Danielzinho e Maranhão (Atlético-GO); Negueba (Juventude); Léo Ceará (Volta Redonda); Sávio (Monte Azul); Yugo Masukake (Blumenau); e Ronald Barcellos (Cianorte).
Com exceção de Barcellos, todos encerram seus contratos de empréstimo com as outras equipes ao fim deste ano e, portanto, podem retornar ao Maringá FC para integrarem o elenco da próxima temporada. O atacante que atua pelo Cianorte tem vínculo com o Leão do Vale até março de 2026, ao fim do Campeonato Paranaense, e deve cumprir o contrato.
+ Maringá FC e Londrina se enfrentam em jogo-treino de pré-temporada em dezembro
Entre os demais, Tito é o único que parece ter a volta como um destino improvável. O zagueiro tem tido destaque no Atlético-GO, sendo titular desde que chegou, e já tem a contratação em definitivo sendo discutida entre as diretorias.
Danielzinho, Maranhão, Negueba, Léo Ceará, Sávio e Yugo Masukake estão tendo passagens mais discretas por onde atuam e tendem a retornar. Eles podem reintegrar o elenco ou serem novamente negociados com outros clubes.
O GMC Online apurou o desempenho dos oito atletas emprestados pelo Maringá FC na reta final de 2025*. Confira:
Tito – Atlético-GO
O zagueiro foi cedido ao clube goiano em setembro, com contrato até dezembro, para a reta final da Série B. Desde que chegou, virou titular absoluto e fez 13 partidas, completando os 90 minutos em todas elas, além de contribuir com uma assistência.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Com Tito, o Atlético-GO subiu de produção e alcançou o 10º lugar na tabela, com 51 pontos, após seis vitórias, três empates e quatro derrotas. A uma rodada do fim, o Dragão escapou do rebaixamento, mas não pode mais alcançar o G4 para o acesso.
O jogador de 25 anos é bem avaliado internamente para seguir no elenco goiano em 2026 e já foi citado publicamente pelo presidente Adson Batista: “É um jogador que nos interessa. Nós temos uma relação muito boa com o clube que detém seus direitos e estamos negociando para que ele possa permanecer”.
Danielzinho – Atlético-GO
O meia de 23 anos chegou junto com Tito, mas teve menos destaque que o zagueiro. Foram apenas quatro jogos pelo Dragão, sendo dois como titular e sem participações em gols. Ao todo, Danielzinho atuou por 146 minutos, uma média de 36,5 por jogo. Ele não foi relacionado para as duas últimas partida na Série B, contra Criciúma e Operário.
Maranhão – Atlético-GO
Em situação parecida, o centroavante Maranhão, de 29 anos, atuou menos do que o esperado no Atlético-GO, por concorrer na posição com Lelê, ex-Fluminense. Foram sete jogos e um gol marcado. O tento foi diante do Athletico-PR, na única partida em que foi titular, mas abreviada por uma expulsão aos 30 minutos do primeiro tempo.
Desde então, Maranhão teve poucas chances e perdeu espaço, não tendo sido relacionado para os últimos quatro compromissos do Dragão na Série B, desde 18 de outubro. Ao todo, foram 184 minutos jogados, uma média de 26 por jogo.
Negueba – Juventude
Emprestado até dezembro deste ano ao Juventude, que disputa a Série A, Negueba também não teve muitas oportunidades até aqui. Foram apenas dois jogos, sempre saindo do banco, mesmo com a má fase da equipe no campeonato. O Juventude é o 18º, com 32 pontos, e luta contra o rebaixamento.
O atacante de 25 anos não contribuiu com gols e jogou apenas 47 minutos em toda a passagem. Além disso, Negueba não entra em campo desde o dia 16 de outubro, há um mês.
Léo Ceará – Volta Redonda
Desde junho no clube carioca, o meia de 26 anos não foi muito utilizado. Léo Ceará esteve presente em 10 jogos, sendo um como titular, e deu uma assistência. O jogador, que tem contrato de empréstimo até dezembro, não foi relacionado em 13 partidas, retornou ao banco de reservas no último fim de semana, mas não entrou.
O Volta Redonda já foi rebaixado para a Série C de 2026, com duas rodadas de antecedência. A equipe é vice-lanterna, com 35 pontos, e figurou fora da zona de rebaixamento em apenas seis rodadas nesta edição.
Yugo Masukake – Blumenau
O atacante japonês de 22 anos foi pouco utilizado no Maringá FC, mas ganhou mais oportunidade em Santa Catarina. Cedido em setembro, com contrato até dezembro, Masukake participou de sete jogos do Blumenau na Copa SC. O time caiu nas semifinais para o Joinville.
Como titular, o japonês fez apenas um jogo, sem participar de gols e somando 226 minutos em campo.
Sávio – Monte Azul
Emprestado em abril ao Monte Azul (até novembro deste ano), o meia de 22 anos ainda não havia jogado na temporada pelo Dogão, mas teve oportunidade na Série D e na Copa Paulista. Desde então, foram 14 jogos, sete como titular e um gol marcado.
Sávio, no entanto, não joga desde 9 de julho, antes do Monte Azul ser eliminado na primeira fase da Série D e nas oitavas da Copa Paulista.
Ronald Barcellos – Cianorte
O atacante de 23 anos foi emprestado ao Cianorte em junho, com contrato até março de 2026, ao fim do Campeonato Paranaense. Pelo Leão do Vale, Barcellos atuou em 10 partidas, sendo duas como titular e anotando um gol.
A equipe paranaense foi eliminada nas quartas de final da Série D e é finalista da Taça FPF, na decisão contra o Azuriz que começou neste fim de semana. Barcellos, porém, não atua desde o dia 27 de setembro, há um mês e meio.
*Com dados do oGol.
Empréstimos acertados para 2026
Até o momento, o Maringá FC já acertou o empréstimo de Zé Vitor para a Portuguesa, até o fim da disputa do Campeonato Paulista, em março. A transferência do meia foi anunciada no último dia 5.
Negociado em julho deste ano, Matheus Moraes também permanece emprestado ao Albirex Niigata, do Japão, até julho de 2026. O atacante tem atuado com regularidade, anotando dois gols e duas assistências em 10 jogos. A equipe japonesa, no entanto, empatou três e perdeu sete jogos desde a chegada do brasileiro, e já foi rebaixada no campeonato nacional. O Albirex Niigata é o lanterna da J-League, com 23 pontos.
Atletas já foram dispensados
O Maringá ainda não anunciou nenhuma contratação, mas já dispensou oito jogadores desde o fim da Série C do Brasileirão.
+ Em post enigmático, Maringá FC revela nome de possível reforço; conheça
Raí Natalino, Dheimison, Rafael William, João Félix, Raphinha, Evanderson, Matheus Melo e Henrique Araújo não fazem mais parte do elenco. Os atletas tiveram o contrato rescindido, não renovado ou o vínculo de empréstimo encerrado.
Permaneceram no clube outros 21 jogadores. Alguns possuem contratos terminando ainda nesta temporada, mas a maioria possui vínculo, pelo menos, até o fim do estadual de 2026. Confira a lista:
- Goleiros: Tony Batista e Guilherme Neto
- Laterais: Cristovam, Caio Alberto, Rhuan e Thiago Rosa
- Zagueiros: Ronald, Max Miller, Jhow e Cauã Tavares
- Meio-campistas: Iago Santana, Lucas Bonifácio, Parrudo, Buga, Vinicius Amaral (emprestado pela Jacuipense), Morelli, Ibson e Bruno Cheron
- Atacantes: Júlio Rodrigues; Robertinho e Luiz Fernando (emprestado pelo Cianorte)
Na próxima temporada, o Maringá FC disputará o Paranaense, a Copa do Brasil e a Série C do Brasileirão. O estadual tem início marcado para o dia 7 de janeiro.