Emerson Cris será o treinador do Galo Maringá no Campeonato Paranaense 2026
Emerson Cris é o novo técnico do Galo Maringá. O clube anunciou a contratação nesta terça-feira, 28, e o comandante estará à frente da equipe no retorno à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2026.
Será a segunda passagem do técnico de 47 anos pelo Galo Maringá. Em 2024, Emerson Cris substituiu Claudemir Sturion na reta final do estadual, mas não evitou a queda para segunda divisão e se despediu em seguida. Foram oito jogos, apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas.

“Estou muito feliz, muito honrado de receber novamente o convite para trabalhar no Galo Maringá. A gente tem uma relação muito boa. Na minha primeira passagem, eu cheguei em um momento muito conturbado do clube, que vinha de alguns resultados ruins e, dentro daquele momento, nós tentamos ao máximo fazer algumas mudanças que surgiram efeito em alguns jogos. Nós fizemos bons jogos, mas não foi o suficiente para que a gente conseguisse salvar o Galo naquele momento. Se eu tivesse chegado um pouquinho antes, quem sabe não seria uma outra história”, comenta Cris.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Emerson já está à frente da montagem do elenco para a temporada, participando das escolhas dos atletas e acompanhando jogos de observação junto ao diretor Paulo Regini. A reapresentação da equipe está marcada para o dia 1º de dezembro.
“Agora a gente retorna, mas em uma outra situação, bem diferente, com mais tempo de trabalho, ajudando na montagem do elenco, com um tempo de preparação maior e com mais experiência, de ambos os lados. Me sinto muito feliz e acredito que o Galo vem muito mais forte, com uma estrutura muito melhor”, finaliza o treinador.
O novo treinador chega para substituir Rafael Andrade, que deixou o Galo Maringá em agosto após o título invicto da Segunda Divisão do Paranaense.
Últimos trabalhos de Emerson Cris
Saindo de Maringá, o treinador foi para o Concórdia, na disputa da Série D de 2024, mas foi eliminado na primeira fase. Em 2025, Cris assumiu o Azuriz no Paranaense e comandou o time em 10 partidas da primeira fase, até ser demitido por conta de uma sequência de quatro derrotas. Sem Cris, o clube de Pato Branco venceu o Cianorte na última rodada e se classificou para as quartas de final, caindo diante do Athletico.
Emerson Cris rumou para o Brasil de Pelotas, novamente caindo na primeira fase da Série D. As últimas três partidas no comando do clube gaúcho foram pela Copa FGF, semelhante à Taça FPF, com dois empates e uma vitória. O Brasil de Pelotas anunciou o desligamento de Cris no dia 12 de outubro, com a competição ainda em andamento.

Em Pelotas foram 17 partidas, com seis vitórias, três empates e oito derrotas, um aproveitamento de 41,17%.
