Restando duas rodadas, entenda os cenários para classificação e rebaixamento do Maringá FC no Brasileirão
Restam duas rodadas para o fim da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro e o Maringá FC nutre esperanças por uma classificação, ao mesmo tempo que ainda luta para se livrar do rebaixamento.
O Dogão ganhou sobrevida com a vitória por 1 a 0 no último sábado, 16, diante do Retrô, e chegou aos 21 pontos, na 13ª colocação. Nas rodadas derradeiras, o tricolor terá Itabaiana e Caxias pela frente, podendo alcançar, no máximo, 27 pontos, caso conquiste duas vitórias. Hoje, tal pontuação seria suficiente para chegar ao G8 e garantir uma vaga para a segunda fase, visto que o atual 8º colocado – o Guarani – tem 23 pontos.
+ Depois de fim de longo jejum, Rodrigo Chipp cita elenco mais aliviado: ‘Tirou um peso das costas’
Olhando para baixo na tabela, os 21 pontos atuais do Maringá FC não garantem a permanência na divisão. O Itabaiana é o 17º colocado e abre o Z4 com 18 pontos, podendo chegar aos 24 caso vença as duas últimas rodadas – uma delas seria, inclusive, sobre o próprio MFC. Mesmo assim, a equipe maringaense pode confirmar o não rebaixamento na próxima rodada.

De acordo com a plataforma Chance de Gol, especializada em estatísticas de probabilidade no futebol, a probabilidade do Maringá FC avançar para a próxima fase é de 9,1%, enquanto as chances de rebaixamento são de 11,2%.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
O que é certo é que o Maringá FC depende somente de si para ficar na Série C, enquanto precisará contar com o desempenho dos rivais para avançar na competição. Confira as contas do Dogão nesta reta final de Brasileirão:
O que precisa para se classificar
Para finalizar a primeira fase entre os oito melhores, o Maringá FC precisa de, pelo menos, mais quatro pontos (um empate e uma vitória), além de depender de outras combinações de resultados. Assim, a equipe chegaria aos 25 pontos, pontuação que hoje a colocaria na 5ª posição.
Com zero, um ou dois pontos somados em duas rodadas (ou seja, sem vitórias), o Dogão não alcançaria de nenhuma forma o Guarani, que tem 23, por conta do número de vitórias (4×6) – primeiro critério de desempate.
Se o MFC somar três pontos chegaria aos 24 e entraria na zona de classificação, considerando a atual configuração da tabela. No entanto, três confrontos diretos entre equipes que também brigam pelo G8 acontecem nas duas próximas rodadas, e nenhuma combinação favorece o Maringá FC. Veja:
- 18ª rodada – Ituano (12º) x Ypiranga (10º)
- 18ª rodada – Guarani (8º) x Confiança (7º)
- 19ª rodada – Brusque (9º) x CSA (11º)
Somando seis pontos (duas vitórias), o Dogão chegaria aos 27 e teria ainda mais possibilidades de se classificar, mais continuaria dependendo de uma combinação de resultados.
O que precisa para se livrar do rebaixamento
Os atuais 21 pontos do Maringá FC ainda não garantem uma permanência na Série C. Para isso acontecer na próxima rodada, o time precisa vencer o Itabaiana para chegar aos 24 pontos. A vitória contra o rival direto – que está na zona de rebaixamento – anularia as chances do próprio time sergipano de ultrapassar o Dogão.
Levando em conta as duas rodadas finais – com Anápolis, Figueirense e Botafogo-PB ultrapassando o Maringá FC na tabela – dois empates e dois pontos somados (chegando aos 23) podem garantir o tricolor na Série C, por conta do confronto direto entre ABC e Itabaiana na última rodada, atuais 18º e 17º colocados, respectivamente.
Nesse cenário, a equipe de Sergipe chegaria no máximo aos 22 pontos, enquanto o time potiguar poderia igualar os 23 pontos do MFC. Isso levaria a uma definição de desempate pelo saldo de gols, com o ABC precisando fazer quatro gols de saldo em dois jogos para ultrapassar o Maringá FC e se livrar do rebaixamento.

Se o Dogão somar apenas um ponto em dois jogos (chegando aos 22), corre grande risco de ser rebaixado. No cenário de um empate contra o Itabaiana e uma derrota para o Caxias – além de ser ultrapassado por Anápolis, Figueirense e Botafogo-PB -, o tricolor dependeria obrigatoriamente de um empate entre ABC e Itabaiana na última rodada. Qualquer vitória de um dos times no confronto rebaixa o MFC.
No cenário de uma derrota para o Itabaiana e um empate contra o Caxias – além de ser ultrapassado por Anápolis, Figueirense e Botafogo-PB -, o Maringá FC é rebaixado para a Série D.
Com duas derrotas e zero pontos somados nas rodadas finais, empates de Figueirense e Botafogo-PB e uma vitória do Anápolis na 18ª rodada rebaixam o Maringá FC.
No próximo domingo, 24, às 16h30, o Itabaiana recebe o Maringá FC no Estádio Etelvino Mendonça, no Sergipe, pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
