Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Federação define novo formato do Paranaense 2026 com redução de datas


Por Felippe Gabriel Publicado 22/09/2025 às 18h39
Ouvir: 00:00

O Campeonato Paranaense terá seu formato alterado para a edição de 2026. Clubes e Federação Paranaense de Futebol (FPF) têm realizado reuniões para definir a fórmula de disputa, mas ainda nada foi anunciado oficialmente. O Londrina, porém, se antecipou e divulgou a mudança nas redes sociais.

A principal alteração será na redução de datas. O campeonato será mais curto, para se encaixar na nova diretriz da CBF, que determinou 11 datas para a disputa dos estaduais em 2026. Na última edição, o Paranaense utilizou 17 datas.

TROFEU1_Eduardo Somer_FPF
Foto: Eduardo Somer/FPF

No novo formato, as 12 equipes participantes se dividem em dois grupos de seis times casa. Os times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B, totalizando seis rodadas na primeira fase.

Os quatro melhores times de cada grupo se classificam para as quartas de final, enquanto os dois piores se juntam em um quadrangular de rebaixamento para definir os dois rebaixados.

A dúvida fica por conta da quantidade de jogos no mata-mata. Para se encaixar nas 11 datas estabelecidas pela CBF, uma das fases (quartas, semis ou final) precisaria ser disputada em jogo único. Caso o campeonato será realizado em 12 datas, todas as fases do mata-mata terão jogos de ida e volta.

Conforme antecipado em publicação do Londrina, os grupos também foram definidos. O grupo A deverá ter Athletico, Maringá FC, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. Já o grupo B deverá ser formado por Coritiba, Operário-PR, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá.

Com essa configuração, as equipes de Maringá se enfrentariam na primeira fase, o MFC não enfrentaria Londrina e Athletico, e o Galo não enfrentaria o Coritiba.

De acordo com a apuração do GMC Online, o formato foi discutido pelos clubes com o Departamento de Competições da FPF em reunião na última semana, mas sem a presença dos respectivos presidentes. A tendência, no entanto, é que o formato “vazado” seja confirmado. O anúncio oficial acontecerá após a reunião arbitral do campeonato, que acontece no dia 1º de outubro, em Ponta Grossa. O encontro também deve definir os últimos detalhes do certame.

A FPF não se manifestou sobre a publicação do Tubarão, ocorrida na última sexta-feira, 19. Confira:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação