Galo Maringá age rápido e contrata técnico vice-campeão paranaense em 2023; conheça
O Galo Maringá anunciou nesta quinta-feira, 8, o seu novo técnico para o restante do Campeonato Paranaense. Trata-se do treinador Luiz Carlos Cruz, de 61 anos, que foi vice-campeão Paranaense em 2023 comandando o FC Cascavel. Ele chega para substituir Emerson Cris, que pediu para deixar o time para cuidar da saúde.
O novo treinador chegou em Maringá na tarde desta quarta-feira, 7, e comandará o time já na segunda rodada do estadual. Na estreia, em Curitiba, o Galo foi derrotado pelo São Joseense, por 2 a 0. Cruz terá, pelo menos, mais sete jogos a frente do time, sendo cinco pela fase de grupos. Os outros dois serão por uma eventual quartas de final ou pelo quadrangular de rebaixamento.

“É uma alegria muito grande vir treinar o Galo Maringá. É uma honra. Porque eu estive nessa cidade há 44 anos como atleta, um jovem atleta, treinando e tentando a sorte no futebol, mas acabei não ficando, então é uma honra poder voltar. Foi uma surpresa o que aconteceu com o Emerson, e agora é continuar o trabalho que ele começou, dar sequência a um trabalho que foi feito porque não dá para chegar aqui e querer mudar tudo, ainda mais que são jogos um atrás do outro, chegar e achar que com uma varinha mágica vai mudar tudo, não é assim, é ouvir mais do que falar, ouvir as pessoas, a direção e os atletas, algo que já foi feito ontem emergencialmente”, comenta Luiz Carlos Cruz.
Nascido em Lages, Santa Catarina, Cruz começou a sua carreira como treinador em 1992, comandando a equipe do Avaí. Depois disso passou por grandes equipes do futebol brasileiro como Figueirense, Náutico, Ceará, Fortaleza, CRB, equipe B do Palmeiras, entre outras.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Em 2023, o técnico comandou o FC Cascavel e conquistou o vice-campeonato paranaense, sendo eleito o melhor técnico da competição. Em 2024, conquistou o título e o acesso da Segunda Divisão Catarinense com o Caravaggio, e repetiu a dose em 2025 à frente do Carlos Renaux. O terceiro título da carreira de Cruz foi o Campeonato Alagoano de 2002, pelo CRB.

Com o técnico, chega também o analista de desempenho Juliano Dias, que trabalhou com Cruz em suas outras equipes. Quem não faz mais parte da comissão técnica é o auxiliar técnico Fernando Hartkopp, que se despediu da equipe na tarde de ontem.
O Galo Maringá volta a campo no domingo, 11, e faz a estreia no estádio Willie Davids, às 18h30, diante do Cascavel, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.
“A partir de hoje vamos começar a trabalhar essa equipe para o jogo contra o Cascavel, que será uma partida duríssima. Eles foram a última equipe que treinei aqui no estado, e pensar nessa jornada como oportunidade para nós todos. O Galo Maringá subiu para permanecer e uma dessas quatro vagas tem que ser nossa, então vamos trabalhar para isso, dia a dia, com o trabalho multidisciplinar, entendendo a importância de cada um”, finaliza Cruz.
