Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de janeiro de 2026

Galo Maringá age rápido e contrata técnico vice-campeão paranaense em 2023; conheça


Por Felippe Gabriel Publicado 08/01/2026 às 14h17
Ouvir: 00:00

O Galo Maringá anunciou nesta quinta-feira, 8, o seu novo técnico para o restante do Campeonato Paranaense. Trata-se do treinador Luiz Carlos Cruz, de 61 anos, que foi vice-campeão Paranaense em 2023 comandando o FC Cascavel. Ele chega para substituir Emerson Cris, que pediu para deixar o time para cuidar da saúde.

O novo treinador chegou em Maringá na tarde desta quarta-feira, 7, e comandará o time já na segunda rodada do estadual. Na estreia, em Curitiba, o Galo foi derrotado pelo São Joseense, por 2 a 0. Cruz terá, pelo menos, mais sete jogos a frente do time, sendo cinco pela fase de grupos. Os outros dois serão por uma eventual quartas de final ou pelo quadrangular de rebaixamento.

WhatsApp Image 2026-01-08 at 12.02.05
Luiz Carlos Cruz no CT do Galo | Foto: João Victor Bulhak/Galo Maringá

“É uma alegria muito grande vir treinar o Galo Maringá. É uma honra. Porque eu estive nessa cidade há 44 anos como atleta, um jovem atleta, treinando e tentando a sorte no futebol, mas acabei não ficando, então é uma honra poder voltar. Foi uma surpresa o que aconteceu com o Emerson, e agora é continuar o trabalho que ele começou, dar sequência a um trabalho que foi feito porque não dá para chegar aqui e querer mudar tudo, ainda mais que são jogos um atrás do outro, chegar e achar que com uma varinha mágica vai mudar tudo, não é assim, é ouvir mais do que falar, ouvir as pessoas, a direção e os atletas, algo que já foi feito ontem emergencialmente”, comenta Luiz Carlos Cruz.

Nascido em Lages, Santa Catarina, Cruz começou a sua carreira como treinador em 1992, comandando a equipe do Avaí. Depois disso passou por grandes equipes do futebol brasileiro como Figueirense, Náutico, Ceará, Fortaleza, CRB, equipe B do Palmeiras, entre outras.

Em 2023, o técnico comandou o FC Cascavel e conquistou o vice-campeonato paranaense, sendo eleito o melhor técnico da competição. Em 2024, conquistou o título e o acesso da Segunda Divisão Catarinense com o Caravaggio, e repetiu a dose em 2025 à frente do Carlos Renaux. O terceiro título da carreira de Cruz foi o Campeonato Alagoano de 2002, pelo CRB.

image
Treinador foi vice-campeão paranaense em 2023 pelo FC Cascavel | Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Com o técnico, chega também o analista de desempenho Juliano Dias, que trabalhou com Cruz em suas outras equipes. Quem não faz mais parte da comissão técnica é o auxiliar técnico Fernando Hartkopp, que se despediu da equipe na tarde de ontem.

O Galo Maringá volta a campo no domingo, 11, e faz a estreia no estádio Willie Davids, às 18h30, diante do Cascavel, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense.

“A partir de hoje vamos começar a trabalhar essa equipe para o jogo contra o Cascavel, que será uma partida duríssima. Eles foram a última equipe que treinei aqui no estado, e pensar nessa jornada como oportunidade para nós todos. O Galo Maringá subiu para permanecer e uma dessas quatro vagas tem que ser nossa, então vamos trabalhar para isso, dia a dia, com o trabalho multidisciplinar, entendendo a importância de cada um”, finaliza Cruz.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação