Abrindo a sétima rodada do Campeonato Paranaense, o Galo Maringá visitou o Andraus em Campo Largo e as equipes empataram em 1 a 1, na tarde desta quarta-feira, 7. Os gols foram marcados por Patrick, para os donos da casa, e Ítalo, para o time maringaense.
A partida, que estava marcada para acontecer nesta noite, foi adiantada para as 16h devido à falta de iluminação artificial no Estádio Atílio Gionedis, que também conta com gramado sintético.
Nas rodadas anteriores, o Andraus mandou suas partidas na Vila Capanema (Durival Britto), em Curitiba, mas precisou retornar aos seus domínios nesta rodada. No último sábado, 3, o estádio do Paraná Clube foi palco de um show de Anitta, e as estruturas montadas para o evento acabaram danificando o gramado.
Com o empate, o Galo somou apenas seis pontos na competição e permaneceu na 9ª colocação, com apenas uma vitória em sete jogos. E terá uma dura missão no próximo sábado, 10. A equipe recebe o Coritiba no Estádio Regional Willie Davids, às 18h30, pela oitava rodada do estadual.
O JOGO
O confronto era direto entre duas equipes que tentam terminar a primeira fase na zona de classificação para as oitavas de final. O Galo buscava a vitória para ultrapassar o próprio Andraus na tabela e chegar ao oitavo lugar.
Para a partida, o zagueiro Samir e o volante Daniel, que cumpriram suspensão na última rodada, voltaram ao time titular. Já os dois novos reforços do Galo para o restante do campeonato, o atacante Ítalo e o zagueiro Kauan, figuraram no banco de reservas após serem regularizados no BID da CBF. O primeiro estreou com estrela depois de entrar no segundo tempo e marcar.
Essa foi a quarta partida do técnico Émerson Cris à frente do alvinegro maringaense. E o técnico do Andraus era justamente seu antecessor. Claudemir Sturion, que foi demitido do comando do Galo Maringá após a terceira rodada do campeonato, retornou ao banco de reservas do Gigante da Pedreira. No ano passado, o técnico esteve à frente do time na conquista da Segunda Divisão do Paranaense, antes de ingressar no alvinegro de Maringá.
O jogo foi pouco movimentado durante muitos minutos desde seu início. O gramado sintético — que estava em péssimas condições — atrapalhava todos os jogadores, que não estão acostumados a esse tipo de campo. As arrancadas, a troca de passes e, principalmente, os domínios de bola ficaram prejudicados. Além disso, a borracha presente no gramado aumentou consideravelmente a temperatura do campo.
O primeiro tempo foi em marcha lenta. Poucas oportunidades para os dois lados e apenas os tiros de longe levavam perigo. O Galo Maringá teve mais a bola (51% a 49%) e finalizou mais. Porém, apenas um chute foi em direção ao gol, enquanto o Andraus não acertou a meta e buscava as jogadas de bola parada.
Já o roteiro da segunda etapa mudou completamente. Com um início mais movimentado e com as equipes propondo mais o jogo, o Andraus abriu o placar logo aos 8’, com Patrick. Mas depois disso só deu Galo.
O “divisor de águas” do jogo foi uma falta feia cometida por Samir em cima de Patrick. Depois de uma trombada, o atacante ficou com o rosto sangrando e precisou ser encaminhado ao hospital, paralisando o jogo por alguns minutos. No primeiro lance após a volta, o Galo Maringá empatou, com o estreante Ítalo. No lance seguinte, o mesmo Ítalo levou uma cotovelada de Daniel, e o zagueiro do Andraus foi expulso. Com muitos acréscimos, o alvinegro partiu para o ataque, mas não conseguiu a virada.
1º tempo
Até os 20’, apenas uma chance de relativo perigo para ambas as equipes. Para o Galo, após um cruzamento pela esquerda, a defesa do Andraus afastou mal e quase mandou a bola para as próprias redes. Do outro lado, Rhuan cobrou escanteio fechado e o goleiro Colmán quase se atrapalhou na defesa.
O Galo não conseguia passar pela defesa fechada do Andraus e assim a solução era tentar de longe. Bruninho, aos 24’, arriscou de fora da área pela direita após cortar para o meio e assustou o goleiro Denison. Antes, Félix Jorge também tinha mandado do meio da rua.
Aos 28’, a arbitragem interrompeu o jogo para a parada técnica de hidratação dos jogadores.
Nos minutos finais, o volante Daniel, do Galo, sentiu a coxa direita e precisou ser substituído por Luigi.
A melhor chance do primeiro tempo foi do Galo, com Neto Acará. Depois do lançamento do Marcelinho, o centroavante partiu na disputa de velocidade contra o zagueiro Gabriel e chegou na frente. Na batida, o camisa 9 tirou muito do goleiro e mandou para fora.
2º tempo
Voltando mais movimentada, o placar foi inaugurado no começo da etapa final. Aos 8’, o volante Logan, do Andraus, arriscou de longe e Colmán espalmou para frente. No rebote, Patrick ganhou dos zagueiros e mandou a bola no cantinho.
O ataque do Galo não encaixava e com 15 minutos toda a linha ofensiva já havia sido substituída. Bruninho e Marcelinho, destaques nas outras rodadas, não conseguiram aparecer.
Novamente arriscando chutes de longe, Luigi mandou uma bomba quase do meio campo, para a defesa de Denison, aos 18’. Dois minutos depois, foi a vez de Ítalo tentar surpreender o goleiro.
Depois do gol, o Andraus parou de jogar e coube ao Galo pressionar no ataque. O alvinegro, porém, não conseguia transformar o toque de bola em jogadas efetivas.
Aos 28’, o jogo foi paralisado mais uma vez, dessa vez para atendimento médico. O atacante Patrick, do Andraus, sofreu falta depois de tentar partir em contra-ataque. No lance, o jogador levou uma trombada de Samir e foi atingido no rosto, sofrendo com bastante sangramento na região logo em seguida. O centroavante do Gigante da Pedreira precisou ser encaminhado ao hospital, com suspeita de fratura no rosto. A partida foi interrompida por cerca de dez minutos
Na retomada, o Galo voltou mais ligado e empatou no primeiro lance. Em cobrança de lateral pela direita, Vitor Saci mandou a bola para a área e Ítalo chegou cabeceando para o fundo do gol, sem chances para o goleiro.
E no lance seguinte tudo mudou. O autor do gol Ítalo veio buscar a bola no meio campo e recebeu uma cotovelada no rosto, em falta cometida por Daniel. O árbitro André Ricardo Martins não pensou duas vezes e expulsou o zagueiro de maneira direta. Não houve protestos por parte dos jogadores do Andraus.
Com 13 minutos de acréscimo, o Galo partiu ao ataque para tentar a virada, mas o placar se manteve.
A bola parou de rolar em Campo Largo, mas ela continua na CBN Maringá. Amanhã, 8, às 20h30, o Maringá FC enfrenta o Azuriz, na cidade de Pato Branco, também pela sétima rodada. Na próxima segunda-feira, 12, às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes dos times maringaenses no Campeonato Paranaense.
Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.
FICHA TÉCNICA
Andraus x Galo Maringá – 7ª rodada do Campeonato Paranaense
Data e hora: 07 de fevereiro de 2024, às 16xh00 (de Brasília)
Local: Estádio Atílio Gionedis – Campo Largo (PR)
Árbitro: André Ricardo Martins
Assistentes: Sérgio Henrique Monteiro Gomes e Lucas Henrique Gowatiski
4º árbitro: Lucas Casagrande
Cartões amarelos: Émerson Cris (30’ 1T, no banco), Roni (35’ 1T)
Cartões vermelhos: Daniel (41’ 2T)
Gols: Patrick (8’ 2T), Ítalo (40’ 2T)
Andraus: Denison; Rhuan, Gabriel, Daniel, Jonathan; Logan (Negueti, 42’ 2T), Roni (Victor, 42’ 2T), Hiago; Kassio (Gleydson, 1’ 2T), Ardley (Bileu, 24’ 2T), Patrick (Flávio Renê, 38’ 2T). Técnico: Claudemir Sturion.
Galo Maringá: José Colmán; Lucas Serafini, Samir, Fernando, Félix Jorge; Daniel (Luigi, 41’ 1T), Alex Nemetz (Gabriel Bonet, 24’ 2T), Guilherme Portuga; Bruninho (Ítalo, 1’ 2T), Marcelinho (Vitor Saci, 15’ 2T), Neto Acará (Gilberto, 15’ 2T). Técnico: Émerson Cris.
Público total: 238
Público pagante: 147
Público não pagante: 91
Renda total: R$ 4.650,00