Galo Maringá estreia contra o Iguaçu na Segundona do Paranaense de 2025
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divugou a tabela básica da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de 2025. A competição, que será disputada por 10 equipes, terá início no dia 12 de abril e final prevista para 20 de julho. O representande maringaense será o Galo Maringá.

Além do alvinegro, a Segundona terá Batel, Foz do Iguaçu, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional-PR, Paranavaí, PSTC, Patriotas e Toledo. A primeira rodada está prevista para os dias 12 (sábado) e 13 (domingo) de abril e o Galo estreia contra o Iguaçu, em casa. Confira os confrontos:
- Galo x Iguaçu (Willie Davids, Maringá)
- PSTC x Foz do Iguaçu (Álvaro Alves, Alvorada do Sul)
- Paranavaí x Toledo (Waldomiro Wagner, Paranavaí)
- Patriotas x Nacional-PR (a definir)
- Laranja Mecânica x Batel (José Chiappin, Arapongas)
Em 2024, Batel e Toledo ascenderam da Terceirona, após serem campeão e vice-campeão, respectivamente. Já PSTC e Galo Maringá foram rebaixados na primeira divisão e, por isso, farão cinco jogos como mandantes na prmeira fase. Confira a agenda do clube maringaense:
- Galo Maringá x Iguaçu (Willie Davids, Maringá) – 12 ou 13 de abril
- PSTC x Galo Maringá (Álvaro Alves, Alvorada do Sul) – 19 ou 20 de abril
- Paranavaí x Galo Maringá (Waldomiro Wagner, Paranavaí) – 26 ou 27 de abril
- Galo Maringá x Foz do Iguaçu (Willie Davids, Maringá) – 04 ou 05 de maio
- Galo Maringá x Toledo (Willie Davids, Maringá) – 10 ou 11 de maio
- Laranja Mecânica x Galo Maringá (José Chiappin, Arapongas) – 17 ou 18 de maio
- Patriotas x Galo Maringá (a definir) – 24 ou 25 de maio
- Galo Maringá x Batel (Willie Davids, Maringá) – 31 de maio ou 01 de junho
- Galo Maringá x Nacional (Willie Davids, Maringá) – 06 ou 07 de junho
+ Maringá FC x Juventude: CBF divulga datas da 1ª fase da Copa do Brasil
Regulamento
A primeira fase será disputada em turno única, com todas as 10 equipes se enfrentando em um total de nove rodadas. Ao fim da última rodada, os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois piores (9º e 10º) são rebaixados para a Terceira Divisão de 2026.
Os confrontos das quartas de final e semifinais serão definidos de acordo com a classificação da primeira fase, em chaveamento olímpico.
Quartas de final
- 1º colocado x 8º colocado (A)
- 2º colocado x 7º colocado (B)
- 3º colocado x 6º colocado (C)
- 4º colocado x 5º colocado (D)
Semifinais
- Vencedor A x Vencedor D
- Vencedor B x Vencedor C
As duas equipes que vencerem as semifinais fazem a grande final e garantem o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2026.
Em todas as fases de mata-mata (quartas até a final) os confrontos são decididos em partidas de ida e volta, enquanto o time de melhor campanha será o mandante da segunda partida. Em casa de empate após a soma dos placares das duas partidas, os confrontos serão decididos na disputa de pênaltis.
Galo iniciará pré-temporada em março
Com o campeonato chegando, o Galo deve anunciar Rafael Andrade como novo técnico nas próximas semanas. Ele tem 43 anos e muita experiência no futebol paranaense, tendo inclusive já treinado o alvinegro em 2022 e 2023, quando o clube ainda se chamava Aruko Sports Brasil.

O treinador também passou por Francisco Beltrão, Nacional-PR, Paranavaí, Arapongas, União Beltrão, Batel e Apucarana. Por último, estava no Iguaçu, de União da Vitória.
Em 2024, Rafael Andrade comandou o Iguaçu na Segundona, mas ficou em sétimo lugar na primeira fase e não avançou para as semifinais. No comando do Aruko, na temporada de 2022, colocou o time na elite paranaense ao ir para a final da Segunda Divisão. Acabou perdendo para o Foz do Iguaçu, mas garantiu o acesso.
A pré-temporada do Galo Maringá está prevista para iniciar na segunda semana de março. Enquanto isso, o diretor do clube, Paulo Regini, projetou uma grande competição, mesmo de nenhuma equipe tenha se movimentado neste início de ano.
“Nós teremos grandes jogos durante a competição, mas não sabemos como as equipes adversárias estarão, porque não sabemos como estão montando as suas equipes. Está tudo muito quieto, ninguém montou ainda, nós mesmo estamos com poucas contratações, porque os campeonatos ainda estão acontecendo. Então é esperar para ver, trabalhar firme para a estreia diante do Iguaçu e para voltarmos à primeira divisão”, proejtou Paulo Regini, diretor do clube maringaense.