Galo Maringá estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense neste sábado
Galo Maringá e Iguaçu se enfrentam neste sábado, 12, às 15h30, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, pela primeira rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense 2025. A partida terá transmissão da TV Paraná Turismo e do canal da Federação Paranaense de Futebol (FPF), no Youtube.

Por conta da revitalização do gramado do Estádio Willie Davids, que tem previsão de encerramento para o dia 19 de abril, o Galo precisou alterar o palco da estreia, mandando o jogo para a casa do Cianorte.
Os ingressos da partida estão disponíveis para compra no site Ingressos Web. Os valores variam de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 meia entrada. Qualquer pessoa levando um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração paga meia entrada. Esses valores são apenas para a primeira partida do Galo Maringá na competição.
Como chega o Galo Maringá
Rebaixado em 2024, o alvinegro trouxe o técnico Rafael Andrade para buscar novamente o acesso à elite paranaense. O comandante de 44 anos volta ao time após a primeira passagem entre 2022 e 2023, quando o clube ainda se chamava Aruko Sports Brasil.
O treinador também passou por Francisco Beltrão, Nacional-PR, Paranavaí, Arapongas, União Beltrão, Batel e Apucarana. Em 2024 estava no Iguaçu, de União da Vitória, adversário deste sábado, onde não conseguiu o acesso à primeira divisão estadual.
Para o elenco, o Galo anunciou a chegada de 30 jogadores, mesclando jovens atletas e nomes experientes conhecidos no cenário do futebol maringaense. A grande perda foi do atacante Cauari, que se despediu da equipe rumo à Portuguesa, duas semanas após ter tido o retorno anunciado.
Confira o elenco alvinegro para a divisão de acesso:
- Goleiros: Caio Bolonhin, Vinicius Cima e Mateus Zanetti
- Zagueiros: Marcelo Xavier, Nailson Medeiros, Kaio Henrique, Márcio Júnior e Pedro Lucas
- Laterais: Igor Miranda, Júnior Prego, Romailson e Cauã Santos
- Volantes: Fábio Magrão, Thiago Gago e Davi de Souza
- Meias: Leandro Córdova, Vinícius Michelon, Wellington Alves, Diego Gomes, Fabrício Lusa e Eduardo Sorriso
- Atacantes: João Henrique, Guilherme Papaléo, Dhiordan Rhuan, Pablo Borja, Junnior Batata, Adiel Oliveira, Iruan Lima, Cristhyan Noto e Eli Júnior
Primeira rodada da Segundona 2025
A competição, que será disputada por 10 equipes, terá início neste sábado e a final está prevista para 20 de julho. Além do Galo Maringá, a Segundona terá Batel, Foz do Iguaçu, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional-PR, Paranavaí, PSTC, Patriotas e Toledo.
Até o momento, a FPF detalhou apenas a primeira rodada do torneio. Confira:
Sábado, 12 de abril
- 15h30 | Galo Maringá x Iguaçu – Albino Turbay (Cianorte)
- 18h30 | Patriotas x Nacional – Gigante do Itiberê (Paranaguá)
Domingo, 13 de abril
- 15h30 | Paranavaí x Toledo – Waldemiro Wagner (Paranavaí)
- 18h30 | PSTC x Foz do Iguaçu – Álvaro Alves (Alvorada do Sul)
Segunda-feira, 14 de abril
- 20h | Laranja Mecânica x Batel – José Chiappin (Arapongas)
Em 2024, Batel e Toledo ascenderam da Terceirona, após serem campeão e vice-campeão, respectivamente. Já PSTC e Galo Maringá foram rebaixados na primeira divisão e, por isso, farão cinco jogos como mandantes na primeira fase. Confira a agenda do clube maringaense:
- Galo Maringá x Iguaçu (Albino Turbay, Cianorte) – 12 de abril, 15h30
- PSTC x Galo Maringá (Álvaro Alves, Alvorada do Sul) – 19 ou 20 de abril
- Paranavaí x Galo Maringá (Waldomiro Wagner, Paranavaí) – 26 ou 27 de abril
- Galo Maringá x Foz do Iguaçu (Willie Davids, Maringá) – 04 ou 05 de maio
- Galo Maringá x Toledo (Willie Davids, Maringá) – 10 ou 11 de maio
- Laranja Mecânica x Galo Maringá (José Chiappin, Arapongas) – 17 ou 18 de maio
- Patriotas x Galo Maringá (a definir) – 24 ou 25 de maio
- Galo Maringá x Batel (Willie Davids, Maringá) – 31 de maio ou 01 de junho
- Galo Maringá x Nacional (Willie Davids, Maringá) – 06 ou 07 de junho

Regulamento
A primeira fase será disputada em turno única, com todas as 10 equipes se enfrentando em um total de nove rodadas. Ao fim da última rodada, os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, enquanto os dois piores (9º e 10º) são rebaixados para a Terceira Divisão de 2026.
Os confrontos das quartas de final e semifinais serão definidos de acordo com a classificação da primeira fase, em chaveamento olímpico.
Quartas de final
- 1º colocado x 8º colocado (A)
- 2º colocado x 7º colocado (B)
- 3º colocado x 6º colocado (C)
- 4º colocado x 5º colocado (D)
Semifinais
- Vencedor A x Vencedor D
- Vencedor B x Vencedor C
As duas equipes que vencerem as semifinais fazem a grande final e garantem o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2026.
Em todas as fases de mata-mata (quartas até a final) os confrontos são decididos em partidas de ida e volta, enquanto o time de melhor campanha será o mandante da segunda partida. Em casa de empate após a soma dos placares das duas partidas, os confrontos serão decididos na disputa de pênaltis.