14 de julho de 2025

Gramado do WD está sem manutenção adequada há dois meses; veja o que dizem os responsáveis


Por Felippe Gabriel Publicado 28/02/2025 às 19h28
Ouvir: 06:27

Nas últimas partidas do Maringá FC o estado do gramado do Estádio Regional Willie Davids chamou a atenção negativamente. Reconhecido pela boa qualidade nos últimos anos, o gramado apresentou muitas falhas, buracos e coloração diferente da habitual.

gramado 4
Má qualidade do gramado do WD chamou a atenção na partida Maringá FC x Coritiba, no último sábado, 22, pelo Campeonato Paranaense | Foto: Reprodução/NSports

O estádio e o gramado são de responsabilidade do poder público de Maringá, que disponibiliza o espaço para clubes, associações e atletas que necessitem. No caso dos clubes de futebol, a cessão do estádio se dá por meio de aluguéis, que são revertidos na manutenção do complexo esportivo.

A manutenção do gramado do WD, segundo a Prefeitura de Maringá, deve ser realizada por uma uma empresa terceirizada, através de processo licitatório, para a prestação de serviço técnico especializado. No entanto, em dezembro de 2024, o contrato com a empresa responsável foi encerrado e “não houve a contratação de uma nova empresa”, segundo nota da prefeitura. Diante disso, o município informou que será realizada uma “contratação emergencial de uma empresa especializada, com duração de 90 dias”, além da elaboração de um novo processo licitatório.

Os cuidados necessários para a manutenção do gramado incluem corte da grama, irrigação, adubação e pulverização, entre outros processos técnicos de acompanhamento da qualidade.

De acordo com a Prefeitura, “o município colocou areia nas partes mais afetadas do gramado e colocou fertilizante para ajudar no processo de recuperação”, diante da visível má qualidade do gramado apresentada nos últimos dias.

Procurado pela reportagem, o Maringá FC, única entidade que utilizou o espaço até este momento em 2025, respondeu estar ciente da elaboração do processo licitatório para a contratação de um novo serviço de manutenção do gramado, além de estar contribuindo “de todas as formas possíveis para garantir um estádio em melhores condições”.

Ainda, o clube citou a utilização do estádio para sessões de treinamentos em dias que antecedem as partidas, reiterando que tal uso está de acordo com os termos estabelecidos entre Maringá FC e o poder público.

Confira a nota da Prefeitura de Maringá na íntegra:

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informa que a manutenção do gramado é um serviço técnico especializado e o contrato com a empresa que prestava o serviço foi encerrado em dezembro do ano passado. No ano passado, não houve publicação de processo licitatório para contratação de uma nova empresa para prestação do serviço. Para garantir a recuperação total e manutenção do gramado, o município vai realizar a contratação emergencial de uma empresa especializada, com duração de 90 dias. Além disso, a Prefeitura já trabalha na elaboração do processo licitatório.

A Prefeitura de Maringá já realiza alguns cuidados, como irrigação, corte e, quando necessário, processo de pulverização. A irrigação, por exemplo, que era feita duas vezes ao dia, passou a ser quatro vezes. O município também colocou areia nas partes mais afetadas do gramado e colocou fertilizante para ajudar no processo de recuperação.

Pelo contrato, a empresa especializada disponibilizava um equipamento de corte helicoidal de 3 corpos, com recolhedor de grama, para que fosse cortado o gramado a cada 3 dias. Também era responsável efetuar adubação mineral a cada 30 dias, além do controle fitossanitário permanente e acompanhamento técnico realizado por engenheiro agrônomo permanente.

Confira a nota do Maringá FC na íntegra:

O Maringá Futebol Clube reconhece que as atuais condições do gramado do Estádio Regional Willie Davids não são as ideais. Estamos em contato constante com a Prefeitura Municipal de Maringá e cientes que estão elaborando o processo de licitação para a contratação do serviço de manutenção diária do estádio.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade do espetáculo dentro e fora de campo. O clube tem contribuído de todas as formas possíveis para garantir um estádio em melhores condições para torcedores, atletas, comissão técnica, staff, patrocinadores e profissionais de imprensa.

O Maringá Futebol Clube preza pela ética e pelo profissionalismo em todas as áreas de sua gestão. Há um acordo vigente com a Prefeitura que permite ao clube treinar no estádio nos dias que antecedem as partidas. Além disso, em semanas sem dois jogos, há flexibilidade para a realização de sessões extras de treinamento, sempre respeitando os termos estabelecidos.

Nos mantemos à disposição para colaborar continuamente na melhoria da nossa casa e da casa do torcedor maringaense, buscando proporcionar a melhor experiência possível a todos que fazem parte do espetáculo.

+ CBF divulga tabela do Brasileirão Série C e Dogão conhece o caminho da 1ª fase

O Estádio Regional Willie Davids será utilizado na próxima quinta-feira, 6, para a partida entre Maringá FC e União-TO, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação