Iago Santana volta a jogar após mais de 16 meses e revela que temeu encerrar a carreira
A goleada do Maringá FC sobre o Galo Maringá no último domingo, 1º, por 5 a 0, pelo Campeonato Paranaense, foi marcante também para um jogador do Dogão em especial: o meia Iago Santana voltou a disputar uma partida após mais de 16 meses afastado dos gramados por conta de uma série de lesões.
Foi a terceira partida no estadual em que o jogador foi relacionado, mas a primeira em que foi utilizado saindo do banco de reservas. Iago entrou aos 27 minutos do segundo tempo, substituindo Negueba.
— É um orgulho muito grande e uma felicidade imensa poder voltar a atuar com essa camisa. Foram meses difíceis, de muito trabalho e superação. Só tenho a agradecer a todos do departamento de saúde do clube, que estiveram comigo em todos os momentos. Agora quero voltar a jogar em alto nível, ajudar o Maringá FC e buscar coisas grandes em 2026 — disse o meia em um vídeo divulgado pelo clube.

Iago temeu encerrar a carreira
O atleta se lesionou no dia 15 de setembro de 2024, no último jogo da temporada de 2024, na semifinal da Série D contra o Anápolis. A lesão constatada foi de rompimento do tendão patelar do joelho esquerdo e Iago Santana foi submetido a duas cirurgias durante o período, após a reincidência do problema.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Recuperado, o meia tinha o retorno previsto para agosto de 2025 e foi relacionado para o confronto contra o Caxias, na última rodada da primeira fase da Série C da temporada passada, mas não entrou. Com a eliminação do Maringá FC no torneio, a volta foi adiada.
Durante a pré-temporada para 2026, o camisa 17 sofreu uma lesão muscular, normal para atletas que retornam de grandes períodos de recuperação de lesões. Assim, Iago precisou ficar mais alguns dias afastado e teve o retorno adiado pela segunda vez.

Em entrevista à CBN Maringá na saída de campo no Dérbi do último domingo, o jogador do MFC revelou que temeu ter que encerrar a carreira durante o período em que ficou longe dos gramados.
— Não vou mentir, passou muita coisa na minha cabeça. Passou que eu não poderia mais jogar, a cabeça do atleta não é fácil. Estou muito feliz de estar retornando — revelou o atleta.
Após a longa espera, Iago Santana precisará retomar o ritmo de jogo, para então voltar a atuar com mais regularidade e por mais minutos. De toda forma, foi um “reforço” comemorado pelo técnico Rodrigo Chipp.
— A gente ficou muito feliz, porque é um cara que tem uma história aqui, que tem um carinho muito grande da torcida, do elenco. É claro que ele está sentindo, foi um tempo longo. Mas aos poucos ele vai voltar, está buscando a mobilidade, principalmente de quadril e tornozelo. Você pode ver pela relação com bola que ele ainda está com um pouco de dificuldade. Mas ele é um jogador que contagia, que treina muito. Vamos ter um carinho especial pela volta dele, com calma, para ele nos ajudar durante o ano — disse Chipp em entrevista coletiva.
O Maringá FC volta a jogar neste sábado, 7, às 20h, contra o Galo Maringá, pela partida de volta da disputa do rebaixamento no Campeonato Paranaense.
