Maringá FC enfrenta centenária Portuguesa-RJ nas oitavas de final da Série D


Por Felippe Gabriel

O Maringá FC confirmou a classificação para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D, neste domingo, 4, contra o Novo Hamburgo, e agora se prepara para enfrentar a Portuguesa-RJ na próxima fase.

Foto: Mayra Ferreira

A equipe carioca eliminou o Mixto-MT, após um empate por 0 a 0 no jogo de ida e uma vitória por 2 a 0 na volta. O confronto entre a Lusa e o Dogão novamente será decidido em dois jogos. O primeiro será no Rio de Janeiro, no sábado, 10, ou no domingo, 11. A partida de volta será no Willie Davids, no outro final de semana, dia 17 ou 18 de agosto. As datas e horários ainda serão definidas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O Maringá FC decide em casa por ter melhor campanha no campeonato. Com as duas vitórias contra o Novo Hamburgo, o time maringaense assumiu a liderança da classificação geral da Série D, com 38 pontos em 16 jogos. O time que avanar para as quartas de final ficará a dois jogos do acesso à Série C de 2025.

Conheça a Portuguesa-RJ, que completará 100 anos de história em 2024

A Associação Atlética Portuguesa foi fundada em 17 de dezembro de 1924 e completará seu centenário no fim deste ano. A criação do clube teve inspiração na Portuguesa Santista, após seus fundadores serem convidados para jogar futebol no litoral paulista contra o time lusitano.

A ‘Lusinha’ manda seus jogos no Estádio Luso-Brasileiro, que tem capacidade para 5.994 torcedores, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro-RJ. O uniforme leva as cores verde, vermellho e branco.

Campanhas recentes

Como um time modesto, mas muito tradicional no cenário carioca, a Portuguesa tem feito boas campanhas em vários campeonatos nos últimos anos e vem buscando grandes objetivos.

Pelo Campeoanto Carioca, a Lusa se classificou para as fases finais em todas as temporadas desde de 2021. No ano em questão, foi terceira colocada na Taça Guanabara e chegou à semifinal do estadual, sendo eliminada pelo Fluminense. Já nas últimas três temporadas, de 2022 a 2024, a equipe carioca chegou às semifinais da Taça Rio, disputada pelo 4º ao 8º colocado na primeira fase. Foi eliminada pelo Resende, Botafogo e Boasvista, respectivamente.

Pela Copa do Brasil, a Portuguesa soma duas participações na história. A primeira aconteceu em 2022, graças a boa campanha no estadual no ano anterior, e surpreendeu chegando à terceira fase. Passou por CRB e Sampaio Corrêa, até ser eliminada pelo Corinthians. A segunda participação foi nesta temporada, com a Lusinha chegando até a segunda fase. Depois de eliminar o Audax-RJ, caiu para o Cuiabá nos pênaltis.

A Série D é a compeção que mais contou com a presença carioca recentemente. A Portuguesa participou de sete edições desde 2016 e ficou muito perto do acesso em duas oportunidades. Depois de chegar no máximo à segunda fase em 2016, 2017, 2019 e 2020, a Zebra parou nas quartas de final em 2022 e 2023, e não chegou à Série C.

No ano passado, o time se classificou em 2º lugar na fase de grupos, eliminou o Operário-MT na segunda fase e o Patrocinense nas oitavas de final. Na fase derradeira, foi eliminado pelo Caxias.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Portuguesa-RJ

Série D 2024

Nesta temporada, a Portuguesa vem repetindo a boa campanha e busca novamente o acesso. A equipe tem apenas cinco derrotas no ano, sendo apenas uma delas no Campeonato Brasileiro.

Segunda colocada no grupo A6 na primeira fase, após conquistar 25 pontos em 14 jogos, a Zebra enfrentou o Mixto-MT na segunda fase e não teve muitas dificuldades, empatando o primeiro jogo e vencedo o segundo em casa, sem levar gols.

Em toda Série D até aqui foram 16 jogos, com sete vitórias, oito empates e uma derrota. Foram 20 gols marcados e 16 gols sofridos, além da invencibilidade nos últimos quatro jogos (3V 1E). Assim como o Maringá FC, a Portuguesa ainda não perdeu jogando em casa, apósconquistar cinco vitórias e três empates.

Somando outros campeonatos, o time da Ilha do Governador ostenta uma sequência de dez jogos sem derrota no Luso-Brasileiro, palco do duelo contra o Dogão.

Veja os resultados da Portuguesa-RJ na Série D:

1ª fase

  1. Portuguesa 0x0 Ipatinga (E)
  2. Real Noroeste 1×1 Portuguesa (E)
  3. Portuguesa 1×0 Nova Iguaçu (V)
  4. Portuguesa 1×1 Itabuna (E)
  5. Audax-RJ 1×1 Portuguesa (E)
  6. Portuguesa 3×0 Democrata (V)
  7. Serra 1×2 Portuguesa (V)
  8. Portuguesa 1×1 Serra (E)
  9. Democrata 0x0 Portuguesa (E)
  10. Portuguesa 3×0 Audax-RJ (V)
  11. Itabuna 0x0 Portuguesa (E)
  12. Nova Iguaçu 1×0 Portuguesa (D)
  13. Portuguesa 3×0 Real Noroeste (V)
  14. Ipatinga 0x2 Portuguesa (V)

Oitavas de final

  1. Mixto 0x0 Portuguesa (E)
  2. Portuguesa 2×0 Mixto

Elenco experiente e conhecido

O técnico Caio Couto, de 48 anos, tem várias peças conhecidas nacionalmente em seu plantel. O mais famoso deles é Hernane Brocador, campeão da Copa do Brasil com o Flamengo, em 2013. O centroavante de 38 anos também passou Sport e Bahia em suas temporadas mais notáveis e atuou pelo Brasiliense no ano passado.

Foto: Bruno Maia

Hernane tem 20 jogos com a camisa da Portuguesa-RJ e seis gols marcados, sendo um dos artilheiros da equipe no ano. O jogador, inclusive, leva o número 100 nas costas da camisa, em alusão ao centenário do time carioca.

Outro artilheiro da Lusa, também com seis gols, é o atacante Marcelo Toscano, de 39 anos, ex-Paraná Clube. Completando os nomes famosos, o elenco conta com o atacante Rafael Silva, de 33 anos, ex-Vasco e Cruzeiro, e o zagueiro Pedro Botelho, de 34 anos, ex-Athletico, Atlético-MG e Rio Branco-PR.

Apesar dos nomes de peso, o plantel lusitano tem uma média de idade de 28,1 anos, considerada alta. Muitos jogadores possuem mais de 30 anos de idade.

O confronto

Portuguesa-RJ e Maringá FC nunca se enfrentaram e vão protagaonizar um duelo importante para as definições do Campeoanto Brasileiro Série D 2024.

A primeira partida acontece no próximo final de semana, no Rio de Janeiro, com a data e o horário ainda a serem definidas pela CBF. A volta será na outra semana, no WD. O vencedor avança para as quartas de final.

Sair da versão mobile