Maringá FC cede empate no fim e perde a chance de assumir a liderança do Paranaense
Jogando no WD, o Tricolor empatou em 2 a 2 com o Cianorte, após levar gol nos acréscimos
Na noite deste domingo, 18, o Maringá FC empatou com o Cianorte em 2 a 2, pela décima rodada do Campeonato Paranaense, jogando no Estádio Regional Willie Davids. Os gols da partida foram marcados por Bruno Lopes e Morelli, para o Tricolor, e Vinicius Faria e Zé Vitor (contra), para o Leão do Vale.
Com o resultado, o Maringá não alcançou a liderança da competição e continua na terceira colocação, com 20 pontos, após cinco vitórias e 5 empates. Já o Cianorte subiu para o quinto lugar, com 14 pontos.
O último compromisso do Dogão nesta primeira fase será contra o Londrina no próximo domingo, 25, no Estádio do Café, às 16h. No mesmo horário, o Cianorte recebe o Andraus no Estádio Albino Turbay, em Cianorte.
Antes, o Leão do Vale cumprirá a sua agenda na Copa do Brasil, quando enfrenta o Corinthians. A partida válida pela primeira fase da competição nacional acontece nesta quinta-feira, 22, às 20h, em Maringá, no Estádio Regional Willie Davids.
O JOGO
O treinador Jorge Castilho, que parece ter encontrado sua formação inicial titular, foi com força máxima para o jogo. A exceção foi a ausência do atacante Negueba, indisponível por lesão.
O Maringá foi a campo ainda sem perder e, com os resultados da rodada, já havia garantido, pelo menos, a terceira colocação na tabela de classificação.
Uma vitória, dependendo do resultado do clássico ‘Athletiba’, poderia colocar o Tricolor na liderança do campeonato. Já o Cianorte buscava subir na tabela e uma vitória o colocaria na quarta colocação, o que garantiria o mando de campo nas quartas de final, caso assim terminasse. O empate não resolveu nenhum dos objetivos das equipes e não alterou significativamente a tabela, apesar do jogo de Curitiba também terminar empatado.
A primeira etapa foi muito faltosa, com a arbitragem distribuindo seis cartões amarelos e com dois princípios de confusão. Com isso, o início foi truncado e muito paralisado, mas o jogo foi se desenrolando e passou a ser mais movimentado. O Cianorte abriu o placar aos 12’, com um golaço de Vinicius Faria. Depois, cada uma das equipes perdeu uma chance clara para alterar o marcador, mas não converteram.
Já a segunda etapa foi de certo domínio do Maringá FC. Com uma nova formação após as substituições do intervalo, o ataque maringaense começou a funcionar e chegou à virada com apenas 15 minutos. Bruno Lopes desencantou e marcou o primeiro, aos 8’. Depois foi a vez de Morelli estufar as redes em um lance que, para muitos, foi sem querer. A dúvida foi se o volante tentou cruzar ou bater direto para o gol.
Com o resultado favorável, o Maringá cadenciou o jogo, mas recuou no fim. O Cianorte cresceu de produção e chegou ao empate já nos acréscimos, com gol contra de Zé Vitor.
1º tempo
O jogo começou equilibrado e estudado. Depois de algumas chances para os dois lados, o Cianorte abriu o placar, aos 12’. Vinicius Faria recebeu passe de Juninho pela direita, gingou para cima de dois marcadores e bateu cruzado na saída de Dheimison. Um golaço no WD.
Depois do gol o jogo ficou enroscado e muito faltoso, com a arbitragem tendo certo trabalho.
O Maringá, então, buscou trabalhar a bola com calma e chegar ao ataque tentando envolver a defesa do Cianorte.
Aos 27’, Morelli trabalhou pela esquerda e encontrou Zé Vitor livre pelo meio. O camisa 18 dominou e bateu forte de muito longe, no cantinho de Tiepo, que fez ótima defesa e mandou a bola para escanteio.
Dois minutos depois, Rodrigo teve a chance do empate após cobrança de escanteio. A bola sobrou após a briga pelo alto e o volante dominou perto da pequena área, ameaçou bater e limpou para a direita. Na finalização, isolou a bola.
A partida começou a ficar mais movimentada — apesar das faltas e dos muitos cartões amarelos — e o Cianorte também chegou, aos 33’. Beléa lançou Vinicius Faria pela direita, que ergueu a cabeça e viu Natham entrando em velocidade completamente sozinho na área. O cruzamento foi na medida, mas Natham — que tinha o gol aberto — cabeceou para fora, perdendo uma grande chance.
Diferentemente do habitual, o Tricolor Maringaense não conseguia imprimir seu ritmo à partida e o Cianorte batia de frente, demonstrando também uma boa iniciativa de jogo. Vinicius Faria desequilibrava para o lado visitante e estava sendo determinando, enquanto o ataque do Maringá não aparecia com qualidade.
Aos 50’, a defesa do Cianorte se atrapalhou e o goleiro Tiepo estava fora do gol. Samuel tentou afastar, mas Rodrigo interceptou o passe e viu o gol aberto. O volante bateu direto e mandou na rede pelo lado de fora.
2º tempo
A primeira chance do segundo tempo foi do Maringá, com Zé Vitor, aos 5’. Marcos Vinícius fez boa cobrança de falta pela direita e o meia subiu mais que todo mundo e cabeceou para o gol. A bola passou muito perto, mas foi para fora.
O Cianorte voltou do intervalo mais recuado, esperando o Maringá. E o time da casa foi para cima, tentando o empate. Aos 8’, Morelli lançou Marcos Vinícius, que alcançou a bola na linha de fundo e cruzou na medida para Bruno Lopes cabecear entre os zagueiros, sem chances para Tiepo.
Ainda pressionando, o Dogão chegou à virada. Aos 15’, Zé Vitor infiltrou uma bola para Morelli, na direita da grande área. O volante conduziu e na tentativa de concluir o cruzamento, mandou a bola direto para o ângulo direito de Tiepo, marcando outro golaço no WD — talvez sem querer.
Finalmente, o Maringá conseguiu impor seu ritmo ao jogo e controlava a posse de bola, trocando passes no meio-campo e tentando chegar ao ataque com calma.
Aos 28’, Bruno Lopes girou em cima da marcação e tocou em profundidade para Iago Santana, que entrava na área. O meia — que havia acabado de entrar — driblou Tiepo e caiu no gramado, mas o árbitro Leonardo Ferreira Lima viu simulação e amarelou o jogador do Maringá. Na dividida, o goleiro do Cianorte pareceu ficar desacordado e precisou ser atendido pelos socorristas, saindo do estádio de ambulância e precisando ser substituído.
Depois do jogo ser retomado, o Cianorte teve a chance do empate, aos 38’. No rebote da cobrança de falta, Lucas Lourenço fez lindo passe para Beléa entre os todos os defensores do Maringá.O camisa 10 dominou e bateu, mas viu Dheimison se agigantar e fazer uma grande defesa após sair do gol.
O Cianorte acelerou nos minutos finais e começou a incomodar no ataque, querendo aproveitar os dez minutos de acréscimo concedidos. E a insistência deu resultado. Aos 50’, Lucas Lourenço cobrou escanteio muito fechado e Zé Vitor desviou contra o próprio patrimônio, para empatar a partida e tirar a liderança do Maringá.
Instantes antes, o lateral esquerdo do Cianorte, Samuel, havia sido expulso por acúmulo de cartões amarelos após reclamar com o árbitro.
A bola parou de rolar no WD, mas ela continua na CBN Maringá. Nesta segunda-feira, 19, às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes dos times maringaenses no Campeonato Paranaense. Na quinta-feira, 22, o Cianorte encara o Corinthians pela Copa do Brasil, às 20h, também no WD.
Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.
FICHA TÉCNICA
Maringá FC 2×2 Cianorte – 10ª rodada do Campeonato Paranaense
Data e hora: 18 de fevereiro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Regional Willie Davids – Maringá (PR)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Andrey Luiz de Freitas e Daniel Pereira Melere
4º árbitro: Rayder Rodrigo Nogueira Basso
Cartões amarelos: Beléa (14’ 1T), Marlon (14’ 1T), Marcos Vinícius (28’ 1T), Tiepo (30’ 1T), Pedrinho (31’ 1T, no banco), Samuel (37’ 1T e 45’ 2T), Zé Roberto (25’ 2T, no banco), Iago Santana (28’ 2T), Moraes (45’ 2T), Beléa (48’ 2T)
Cartões vermelhos: Samuel (45’ 2T)
Gols: Vinicius Faria (12’ 1T), Bruno Lopes (8’ 2T), Morelli (15’ 2T), Zé Vitor (contra, 50’ 2T)
Maringá FC: Dheimison; Marcos Vinícius, Vilar, Ronald, Caíque (Tito, 1’ 2T); Rodrigo, Morelli (Iago Santana, 27’ 2T), Zé Vitor; Serginho (Lucas Bonifácio, 47’ 2T), Robertinho (Mirandinha, 1’ 2T), Bruno Lopes (Moraes, 40’ 2T). Técnico: Jorge Castilho.
Cianorte: Tiepo (Eugênio, 33’ 2T); Marlon, Raphael, Guedes, Samuel; Adriano Jr. (Raul, 22’ 2T), Nathan, Juninho; Beléa, Vinicius Faria (Lucas Lourenço, 13’ 2T), Jr. Dutra (Nícolas, 33’ 2T). Técnico: Zé Roberto.
Público total: 4.814
Público pagante: 4.472
Público não pagante: 342
Renda total: R$ 96.160,00