Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de fevereiro de 2026

Maringá FC depende de um ‘milagre’ ou de ser campeão nesta temporada para ter vaga na Copa do Brasil de 2027


Por Felippe Gabriel Publicado 10/02/2026 às 15h28
Ouvir: 00:00

Prestes a estrear na Copa do Brasil 2026, na segunda fase diante do Boavista-RJ, o Maringá FC já pensa na edição de 2027. Isso porque o clube maringaense não garantiu vaga na competição para o ano que vem via Campeonato Paranaense. A eliminação precoce na primeira fase e a ida para a disputa do rebaixamento eliminaram a chance direta.

Recentemente, a Copa do Brasil tem sido de grande importância para o clube, pelos ganhos financeiros e pela projeção nacional. Em quatro participações, sendo três nos últimos três anos, o Dogão sempre disputou mais de uma fase, chegando à terceira em 2023 e 2025.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de ainda não ter a vaga para 2027, existem outros caminhos para que a equipe esteja na competição por meio das próximas competições da temporada. E embora muito remota, ainda há uma chance do Maringá FC conquistar a vaga via estadual. Entenda todos os cenários abaixo.

image
 Foto: Fernando Teramatsu/MFC

Cenário (quase) impossível no estadual

Atualmente, os estaduais representam a origem da maior parte das vagas na Copa do Brasil. O Paranaense garante quatro vagas diretas aos semifinalistas, que nesta edição são Athletico-PR, Coritiba, Londrina e Operário.

Porém, outros dois critérios de classificação para a Copa do Brasil têm prioridade sobre os estaduais, e podem acarretar em distribuição de vagas para outras equipes. A distribuição é feita de acordo com a classificação geral, que não terá alterações que impactem na questão das vagas:

  1. Athletico-PR
  2. Londrina
  3. Coritiba
  4. Operário
  5. São Joseense
  6. Azuriz
  7. Foz do Iguaçu
  8. Cianorte
  9. Maringá FC
  10. Cascavel
  11. Andraus
  12. Galo Maringá

*Cascavel e Andraus ainda jogam pelo rebaixamento nesta quarta-feira, 11, e podem alternar posições em caso de vitória do Andraus.

1º critério: Série A

Caso Athletico-PR e Coritiba se mantenham na Série A neste ano, os dois clubes garantem vaga na Copa do Brasil de 2027 via campeonato nacional. Isso abriria duas vagas pelo estadual, que seriam distribuídas para São Joseense e Azuriz. 

Concomitantemente a isso, caso Londrina e Operário consigam o acesso à primeira divisão na Série B deste ano, também garantem a vaga direta via campeonato nacional. Isso abriria outras duas vagas no estadual, para Foz do Iguaçu e Cianorte. Mesmo assim, o Maringá FC não seria contemplado neste critério.

2º critério: campeões nacionais e regionais

O Maringá FC disputa a Série C pela segunda vez em 2026. A competição garante vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil de 2027 ao campeão, assim como aconteceu com a Ponte Preta na última temporada. O Dogão conquistará a vaga caso seja campeão da Série C nesta temporada, sem depender de outras equipes.

A Série D também garante vaga ao campeão. Neste ano, Cianorte, São Joseense, Azuriz e Cascavel serão os representantes paranaenses no torneio. Caso Cianorte, São Joseense ou Azuriz fiquem com o título, somado ao cenário descrito no 1º critério, o Maringá FC herdaria a vaga na Copa do Brasil via classificação geral do estadual.

Por fim, os campeões das copas regionais também garantem vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil de 2027. Neste ano, Operário e Cianorte disputam a primeira edição da Copa Sul-Sudeste e, caso um deles seja campeão, a vaga será distribuída pelo estadual. O MFC herdaria a vaga somente com uma combinação de cenários (entenda abaixo), com equipes paranaenses sendo campeãs dos torneios seletivos e a presença dos representantes do Estado na Série A.

3º critério: Taça FPF

Além das quatro vagas via campeonato estadual, a quinta vaga na Copa do Brasil atribuída à Federação Paranaense de Futebol (FPF) pela CBF pode ser conquistada pela Taça FPF. O torneio regional foi retomado na última temporada e acontece no segundo semestre. A Federação definiu que o torneio garante uma vaga na Copa do Brasil e uma vaga na Copa Sul-Sudeste aos finalistas, com o campeão tendo a prioridade de escolha.

Em 2025, o Cianorte bateu o Azuriz na final e optou pela vaga na Copa Sul-Sudeste, por já ter vaga na Copa do Brasil pelo estadual, que foi concedida ao Azuriz. O Maringá FC não disputou a competição.

Dessa forma, o Maringá FC pode conquistar a vaga na Copa do Brasil em 2027 caso seja finalista da Taça FPF. Para ter a garantia pela escolha, precisará ser campeão.

De acordo com a diretoria do clube, em declaração no início da temporada, a possibilidade da vaga para a Copa Sul-Sudeste se tornou um atrativo para o Dogão entrar na competição. Agora, com a falta da vaga na Copa do Brasil, o clube dará ainda mais atenção para o torneio.

Cenários para o Maringá FC conquistar a vaga na Copa do Brasil 2027

  1. Maringá FC campeão da Série C 2026
  1. Maringá FC finalista da Taça FPF 2026 (para garantir a escolha pela Copa do Brasil precisa ser campeão)
  1. Quatro equipes paranaenses na Série A em 2027 + Cianorte, São Joseense ou Azuriz campeões da Série D 2026
  1. Quatro equipes paranaenses na Série A em 2027 + Operário ou Cianorte campeões da Copa Sul-Sudeste 2026
  1. Três equipes paranaenses na Série A em 2027 + Cianorte, São Joseense ou Azuriz campeões da Série D 2026 + Operário ou Cianorte campeões da Copa Sul-Sudeste 2026
  1. Duas equipes paranaenses na Série A em 2027 + Cianorte, São Joseense ou Azuriz campeões da Série D 2026 + Operário ou Cianorte campeões da Copa Sul-Sudeste 2026 + um dos 8 primeiros colocados do Paranaense ser finalista da Taça FPF e ficar com a vaga na Copa do Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação