10 de maio de 2025

Maringá FC se posiciona sobre nota de torcida organizada contra torcedores com camisas de outros clubes


Por Felippe Gabriel Publicado 17/04/2025 às 14h10
Ouvir: 08:13

O Maringá FC se posicionou a respeito da nota divulgada pela torcida organizada Força Maringense, nesta quarta-feira, 16, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes e outras cores ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids.

Também em nota, o clube se disse contrário ao anúncio da organizada e afirmou que não permitirá nenhuma “conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor”, assim como “atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio” – leia a nota na íntegra ao fim da matéria.

O Maringá FC citou a campanha “Jogo do Maringá, camisa do Maringá”, ressaltando que, por meio da orientação, busca conscientizar os torcedores que vão ao estádio a não utilizarem camisas de outros times e evitarem cores que não representem o clube. A campanha também é adotada pela Força Maringaense em faixas na arquibancada.

Por fim, a nota do Maringá FC lembra que muitos estádios no Brasil e no mundo possuem medidas de proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo por parte dos torcedores, como forma de segurança. Tal medida ainda não é vigente nos jogos do Maringá FC, mas o clube afirmou estar estudando a possibilidade. A motivação, segundo a nota, seriam episódios isolados de confusões ocorridos no WD.

Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 16.47.56_534cceb1
Foto: Rodrigo Araújo/Maringá FC

Entenda o caso

A Força Maringaense, torcida organizada do Maringá FC, anunciou nesta quarta-feira, 16, uma “ação de orientação” aos torcedores que forem ao Estádio Willie Davids e não estiverem usando as cores do clube – verde, preto e branco.

De acordo com a organizada, seria formado um ‘cordão humano’ na portaria do setor descoberto (na entrada da Av. Herval), onde os atuantes iriam orientar os torcedores a trocarem de camiseta ou de setor caso não estivessem utilizando as cores ou a camisa do Maringá FC.

A nota ainda trouxe que a ação busca um ambiente mais seguro e sem violência no estádio. A torcida organizada justificou que “os principais focos e únicos de confusão que ocorrem na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis”. A Força ressaltou o caráter pacífico da ação.

Por fim, a nota esclareceu que o planejamento da ação na estrada do WD foi traçado após uma conversa com a polícia militar. Procurado pela reportagem, o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Maringá afirmou não ter competência para fiscalizar ou proibir o uso de camisas de outros clubes ou cores por parte dos torcedores que vão ao estádio, e que tal medida cabe aos responsáveis pelo jogo e pelo estádio.

Confira a nota do Maringá FC na íntegra:

“O Maringá Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar a respeito de uma nota divulgada pela torcida organizada Força Maringaense, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids, nos jogos do MFC.

Nos últimos anos, o clube tem promovido diversas ações com foco na valorização de sua identidade, incentivando os torcedores a comparecerem ao estádio com a camisa do Maringá FC. Reforçamos, sempre que possível, a importância desse gesto como forma de apoio aos atletas e respeito à instituição.

É importante destacar que, em diversos estádios do país, medidas como a proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo já são adotadas por questões de segurança. Inclusive, devido a alguns episódios isolados já ocorridos no Willie Davids envolvendo torcedores com camisas de outros clubes, o MFC estuda, em conjunto com os órgãos de segurança pública, a possibilidade de adotar essa medida de forma oficial no futuro, se necessário.

Contudo, reiteramos que a prioridade do Maringá FC será sempre a orientação e conscientização. Em nenhuma hipótese, aceitaremos atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio.

A informação divulgada pela torcida organizada não está alinhada com o posicionamento oficial do clube. Portanto, não será permitida nenhuma conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor, como diz a nota. Entendemos que todos os torcedores que forem ao estádio, podem ajudar a conscientizar pessoas a adotarem a nossa campanha e a cultura de Jogo do Maringá, Camisa do Maringá, desde que seja de forma pacífica!

Seguimos firmes na campanha, reforçando nossa identidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre clube e torcida.

Ressaltamos ainda que a camisa oficial do Maringá FC está disponível ao valor de R$ 89,90, acessível à grande maioria dos torcedores, e com preço abaixo da média praticada pelos clubes brasileiros.

Contamos com o apoio e respeito de todos para que o ambiente no estádio siga sendo familiar, acolhedor e seguro.”

Confira a nota da Força Maringaense na íntegra:

A Torcida Força Maringaense vem a público comunicar o funcionamento da ação de orientação aos torcedores que forem ao setor descoberto com camisetas de outros times.

Visando o respeito aos demais torcedores fiéis do clube, a Força Maringaense promove esta ação como forma de orientar o torcedor que não respeita as cores do clube e desrespeita a instituição Maringá Futebol Clube.

Como irá funcionar:

Formaremos um cordão na portaria da descoberta e todos os torcedores que passarem por lá deverão estar com as cores do Maringá ou com a camiseta do Maringá. Caso contrário, serão orientados a trocar de camiseta ou de setor.

Tal ação, foi uma decisão tomada após uma conversa com o batalhão de polícia militar, visando um lugar mais seguro e sem violência no estádio, tendo em vista que os principais focos e únicos de confusão que ocorre na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis do nosso Maringá FC. Essa ação será pacífica sem nenhum tipo de violência.

Agiremos com total respeito e demonstraremos a realidade para aquele torcedor que, ao ir ao jogo do Maringá Futebol Clube, desrespeita os torcedores, os jogadores, a comissão técnica, entre outras pessoas que trabalham no Maringá Futebol Clube.

Confira a nota do 4º BPM na íntegra:

Nós do Quarto Batalhão não temos a competência para fazer este tipo de fiscalização. Cabe aos responsáveis pelo jogo e estádio a regulamentação interna.

Foi comentado por parte da equipe da Torcida Força Maringaense, mas respondemos que não é de nossa competência qualquer proibição neste sentido.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação