Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Maringá FC se posiciona sobre nota de torcida organizada contra torcedores com camisas de outros clubes


Por Felippe Gabriel Publicado 17/04/2025 às 14h10
Ouvir: 00:00

O Maringá FC se posicionou a respeito da nota divulgada pela torcida organizada Força Maringense, nesta quarta-feira, 16, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes e outras cores ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids.

Também em nota, o clube se disse contrário ao anúncio da organizada e afirmou que não permitirá nenhuma “conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor”, assim como “atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio” – leia a nota na íntegra ao fim da matéria.

O Maringá FC citou a campanha “Jogo do Maringá, camisa do Maringá”, ressaltando que, por meio da orientação, busca conscientizar os torcedores que vão ao estádio a não utilizarem camisas de outros times e evitarem cores que não representem o clube. A campanha também é adotada pela Força Maringaense em faixas na arquibancada.

Por fim, a nota do Maringá FC lembra que muitos estádios no Brasil e no mundo possuem medidas de proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo por parte dos torcedores, como forma de segurança. Tal medida ainda não é vigente nos jogos do Maringá FC, mas o clube afirmou estar estudando a possibilidade. A motivação, segundo a nota, seriam episódios isolados de confusões ocorridos no WD.

Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 16.47.56_534cceb1
Foto: Rodrigo Araújo/Maringá FC

Entenda o caso

A Força Maringaense, torcida organizada do Maringá FC, anunciou nesta quarta-feira, 16, uma “ação de orientação” aos torcedores que forem ao Estádio Willie Davids e não estiverem usando as cores do clube – verde, preto e branco.

De acordo com a organizada, seria formado um ‘cordão humano’ na portaria do setor descoberto (na entrada da Av. Herval), onde os atuantes iriam orientar os torcedores a trocarem de camiseta ou de setor caso não estivessem utilizando as cores ou a camisa do Maringá FC.

A nota ainda trouxe que a ação busca um ambiente mais seguro e sem violência no estádio. A torcida organizada justificou que “os principais focos e únicos de confusão que ocorrem na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis”. A Força ressaltou o caráter pacífico da ação.

Por fim, a nota esclareceu que o planejamento da ação na estrada do WD foi traçado após uma conversa com a polícia militar. Procurado pela reportagem, o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Maringá afirmou não ter competência para fiscalizar ou proibir o uso de camisas de outros clubes ou cores por parte dos torcedores que vão ao estádio, e que tal medida cabe aos responsáveis pelo jogo e pelo estádio.

Confira a nota do Maringá FC na íntegra:

“O Maringá Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar a respeito de uma nota divulgada pela torcida organizada Força Maringaense, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids, nos jogos do MFC.

Nos últimos anos, o clube tem promovido diversas ações com foco na valorização de sua identidade, incentivando os torcedores a comparecerem ao estádio com a camisa do Maringá FC. Reforçamos, sempre que possível, a importância desse gesto como forma de apoio aos atletas e respeito à instituição.

É importante destacar que, em diversos estádios do país, medidas como a proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo já são adotadas por questões de segurança. Inclusive, devido a alguns episódios isolados já ocorridos no Willie Davids envolvendo torcedores com camisas de outros clubes, o MFC estuda, em conjunto com os órgãos de segurança pública, a possibilidade de adotar essa medida de forma oficial no futuro, se necessário.

Contudo, reiteramos que a prioridade do Maringá FC será sempre a orientação e conscientização. Em nenhuma hipótese, aceitaremos atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio.

A informação divulgada pela torcida organizada não está alinhada com o posicionamento oficial do clube. Portanto, não será permitida nenhuma conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor, como diz a nota. Entendemos que todos os torcedores que forem ao estádio, podem ajudar a conscientizar pessoas a adotarem a nossa campanha e a cultura de Jogo do Maringá, Camisa do Maringá, desde que seja de forma pacífica!

Seguimos firmes na campanha, reforçando nossa identidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre clube e torcida.

Ressaltamos ainda que a camisa oficial do Maringá FC está disponível ao valor de R$ 89,90, acessível à grande maioria dos torcedores, e com preço abaixo da média praticada pelos clubes brasileiros.

Contamos com o apoio e respeito de todos para que o ambiente no estádio siga sendo familiar, acolhedor e seguro.”

Confira a nota da Força Maringaense na íntegra:

A Torcida Força Maringaense vem a público comunicar o funcionamento da ação de orientação aos torcedores que forem ao setor descoberto com camisetas de outros times.

Visando o respeito aos demais torcedores fiéis do clube, a Força Maringaense promove esta ação como forma de orientar o torcedor que não respeita as cores do clube e desrespeita a instituição Maringá Futebol Clube.

Como irá funcionar:

Formaremos um cordão na portaria da descoberta e todos os torcedores que passarem por lá deverão estar com as cores do Maringá ou com a camiseta do Maringá. Caso contrário, serão orientados a trocar de camiseta ou de setor.

Tal ação, foi uma decisão tomada após uma conversa com o batalhão de polícia militar, visando um lugar mais seguro e sem violência no estádio, tendo em vista que os principais focos e únicos de confusão que ocorre na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis do nosso Maringá FC. Essa ação será pacífica sem nenhum tipo de violência.

Agiremos com total respeito e demonstraremos a realidade para aquele torcedor que, ao ir ao jogo do Maringá Futebol Clube, desrespeita os torcedores, os jogadores, a comissão técnica, entre outras pessoas que trabalham no Maringá Futebol Clube.

Confira a nota do 4º BPM na íntegra:

Nós do Quarto Batalhão não temos a competência para fazer este tipo de fiscalização. Cabe aos responsáveis pelo jogo e estádio a regulamentação interna.

Foi comentado por parte da equipe da Torcida Força Maringaense, mas respondemos que não é de nossa competência qualquer proibição neste sentido.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação