Sai ou fica? Entenda a situação de Moraes no Maringá FC
O atacante Moraes, do Maringá FC, está com situação indefinida no clube. O jogador recebeu uma proposta do Suwon FC, da Coreia do Sul, e pode sair a qualquer momento. Restam ainda a realização de exames médicos e a oficialização da negociação por parte dos envolvidos.
Por conta disso, Moraes não foi relacionado para a partida contra a Ponte Preta, no último sábado, 28, pela 10ª rodada da Série C do Brasileirão. Após o jogo, em que o Dogão foi derrotado por 1 a 0 e caiu quatro posições da tabela, o treinador Jorge Castilho comentou a ausência do jogador.
— O Moraes é um jogador que vinha em uma crescente muito boa neste ano. Um jogador que foi artilheiro do Campeonato Paranaense. Não estava fazendo na Série C os gols que fez no Campeonato Paranaense, mas é um jogador importante. Estamos aguardando a definição — disse.
+ Castilho admite problemas por indisciplina no elenco: ‘Temos que ver quem está comprometido’
A negociação pode ser confirmada ou encerrada até o dia 24 de julho, quando se fecha a janela de transferências na Coreia do Sul – o período foi aberto em 13 de junho.

Ano mágico de Moraes
O atacante de 25 anos vive sua melhor temporada na carreira. Foram 11 gols em 28 jogos pelo Maringá FC, além da artilharia do Campeonato Paranaense, com oito gols (empatado com Iago Teles, do Londrina), competição em que foi o grande destaque do vice-campeonato maringaense. Moraes ainda marcou duas vezes em oito jogos na Série C, além de ter feito um gol e dado uma assistência em quatro partidas pela Copa do Brasil.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Ao todo, o camisa 9 fez 24 partidas como titular e quatro saindo do banco, não estando presente em apenas três jogos na temporada.
Sondagens e propostas
Por conta do ótimo desempenho, Moraes vinha sendo especulado em diversas equipes desde a disputa do estadual. Na época, o jogador recebeu sondagens de times das Séries A e B do Brasil, como Vitória, Bahia, Bragantino, Athletico-PR, Coritiba e Ceará. No entanto, a pedida do Maringá FC por uma venda em definitivo afastou as propostas, que em sua maioria eram por empréstimo.
Encerrando os rumores, no início de junho, durante a janela de transferências no Brasil, Moraes renovou seu contrato com o Dogão até dezembro de 2028.

Tudo mudou cerca de duas semanas depois, quando o Maringá FC recebeu uma proposta do Suwon FC pelo jogador. De acordo com o ge, o time coreano ofereceu mais de R$ 10 milhões por 100% dos direitos de Morae. A negociação ainda se desenrolou e o acordo foi modificado para uma transferência por empréstimo até o fim deste ano, com opção de compra após o período.
O Suwon FC é o atual vice-lanterna da K-League 1, a primeira divisão do Campeonato Coreano, e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Coreia nesta temporada. A equipe conta com mais dois brasileiros no elenco: Anderson Oliveira, atacante ex-Londrina e Goiás, e Luan Dias, meia ex-Água Santa, Santos e Guarani.

Revelado pelo Santos e com passagem pelo Londrina, Matheus Moraes tem 89 partidas com a camisa do Maringá FC, sendo o quarto jogador que mais atuou pelo clube. Além disso, o atacante é o segundo maior artilheiro da história do Dogão, com 22 gols, atrás somente de Cristiano, que marcou 26.