Série C: Um único cenário rebaixa o Maringá FC e classificação depende de outras sete equipes


Por Felippe Gabriel

A penúltima rodada da primeira fase da Série C do Brasileirão foi encerrada nesta segunda-feira, 24. O Guarani venceu o Confiança por 1 a 0, em casa, e o CSA foi derrotado pela Ponte Preta, por 2 a 1, em Alagoas. Os dois resultados mantiveram as possibilidades de classificação do Maringá FC, que enfrenta o líder Caxias na última rodada, no próximo sábado, 30.

Cinco times já estão garantidos na segunda fase: Caxias (que também já garantiu a liderança), Ponte Preta, Náutico, Londrina e São Bernardo. Restam três vagas em aberto no G8, que serão disputadas por dez equipes (6º ao 15ª colocado): Guarani, Brusque, Ituano, Floresta, Botafogo-PB, Confiança, Figueirense, Ypiranga, CSA e Maringá FC.

Foto: Montagem/Paulo Oliveira/AFC; Fernando Teramatsu/MFC; Luiz Vieira/AOI

Tombense (20º) e Retrô (19º) estão matematicamente rebaixados. As outras duas equipes rebaixadas sairão de uma disputa entre seis times (13º ao 18ª colocado): Ypiranga, CSA, Maringá FC, Anápolis, Itabaiana e ABC.

Todos os dez jogos da última rodada serão disputados simultaneamente, para definir os oito classificados à segunda fase e os quatro clubes que disputarão a Série D em 2026.

Jogos da 19ª rodada da Série C

Sábado, 30, às 17h

Dogão briga contra o rebaixamento e sonha com classificação

O Dogão é o 15º colocado, com 22 pontos. A equipe está a três pontos do Z4 – aberta pelo Itabaiana, com 19 pontos – e a dois pontos do G8 – fechada pelo Ituano, com 24. Assim, o tricolor ainda pode ser rebaixado, ao mesmo tempo que possui chances remotas de classificação.

O cenário para terminar a primeira fase entre os oito melhores depende obrigatoriamente de uma vitória maringaense diante do Caxias. Além disso, Ituano e Floresta precisam perder suas partidas, Confiança, Botafogo-PB e CSA precisam, pelo menos, empatar seus jogos, e o duelo Ypiranga x Figueirense precisa terminar empatado.

O que precisa acontecer para o Maringá FC se classificar:

+ Nove expulsos: Confusão generalizada após Itabaiana x Maringá FC é registrada em súmula; veja vídeo

Já para se livrar do rebaixamento, o Dogão pode depender somente de si. Um empate ou uma vitória contra o Caxias garante a equipe na Série C.

Em caso de derrota para o time gaúcho, o tricolor vai depender de uma combinação de resultados para não entrar no Z4, que envolvem os confrontos Anápolis x Botafogo-PB e ABC x Itabaiana. Anápolis, Itabaiana e ABC atualmente estão abaixo do Maringá FC na tabela.

Entre cinco cenários possíveis, quatro favorecem a permanência maringaense e apenas um rebaixa o Dogão. Confira:

  1. Vitória do ABC = Maringá FC se salva
  2. Empate em ABC x Itabaiana = Maringá FC se salva
  3. Vitória do Itabaiana + derrota do Anápolis = Maringá FC se salva
  4. Vitória do Itabaiana + empate do Anápolis = Maringá FC se salva 
  5. Vitória do Itabaiana + vitória do Anápolis = Maringá FC é rebaixado
Itabaiana 2×2 Maringá FC | Foto: Wendel Gomes/MFC

No cenário 5, a derrota do Maringá FC o manteria com 22 pontos e quatro vitórias no campeonato. Uma vitória do Anápolis o deixaria com 23 pontos, ultrapassando o Dogão. Uma vitória do Itabaiana, além de rebaixar o ABC, levaria o time sergipano aos 22 pontos, com seis vitórias. Assim, Itabaiana e Maringá FC empatariam em pontos, mas o maior número de vitórias do Tremendão empurraria o tricolor maringaense para a zona de rebaixamento.

Ainda, CSA e Ypiranga, atualmente com 22 pontos, não poderiam ser ultrapassados pelo Maringá FC mesmo se perdessem seu jogos, pois também teriam mais vitórias: cinco e seis, respectivamente. O primeiro critério de desempate na Série C é o número de vitórias.

O que precisa acontecer para o Maringá FC se salvar do rebaixamento:

O que precisa acontecer para o Maringá FC ser rebaixado:

Sair da versão mobile