Técnico campeão invicto da Segundona, Rafael Andrade deixa o Galo Maringá


Por Felippe Gabriel

Rafael Andrade não comanda mais o Galo Maringá. O técnico decidiu por não renovar o contrato e aceitar uma proposta do Grêmio São-Carlense, da quarta divisão paulista. A diretoria do clube maringaense contava com a continuidade e já havia iniciado o planejamento para a próxima temporada.

Andrade foi anunciado em março e esteve à frente do Galo na campanha invicta que rendeu o título da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense e o acesso à elite de 2026. Ao todo, foram 14 partidas, com dez vitórias e quatro empates. Ele também foi eleito o melhor treinador da competição pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Foto: Galo Maringá

Após a conquista, Galo e Rafael Andrade já planejavam a próxima temporada, com a manutenção de uma base do elenco e a observação de reforços pontuais. Porém, na última sexta-feira, 22, o técnico informou que deixaria a equipe. A diretoria informou que foi pega de surpresa com a decisão.

— No primeiro momento, a ideia era continuar no Galo. Mas eu acabei recebendo uma proposta do Grêmio São-Carlense e, juntamente com a família, a gente resolveu aceitar. Trata-se do futebol paulista, onde a gente tinha um sonho de retornar. E no futebol, em alguns momentos, a gente tem que aproveitar a oportunidade — esclareceu Rafael Andrade, ao GMC Online.

O técnico de 44 anos, inclusive, já foi anunciado no novo clube. O Grêmio São-Carlense disputa a Série A4 do Campeonato Paulista, e lutou contra o rebaixamento para a quinta divisão nesta temporada. Embora em um cenário muito inferior ao do Galo Maringá, Rafael Andrade aceitou o novo projeto, onde terá um maior ganho financeiro.

— A decisão partiu mais da parte dele, para respirar novos ares. Até estranhei ele trocar uma primeira divisão por uma quarta divisão, pois tínhamos combinado de fazer um plano de carreira para ele, aí ele resolve interromper [o contrato] — revelou Paulo Regini, diretor do Galo.

Regini também informou que o clube já está conversando com outros nomes para definir o novo técnico. A reapresentação da equipe está marcada para o dia 1º de dezembro. O Galo Maringá não disputa nenhuma outra competição neste, após desistir da participação na Taça FPF, e terá somente o Paranaense no ano que vem.

Galo Maringá campeão da Segundona | Foto: Odair Figueiredo/Galo Maringá

Rafael Andrade se despede da segunda passagem pelo clube. Em 2022, garantiu o acesso sendo vice-campeão da Segunda Divisão estadual, quando o time ainda se chamada Aruko Sports Brasil. Na elite de 2023, chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Operário. Andrade ainda passou por Apucarana Sports e Iguaçu nas Segundonas de 2023 e 2024, respectivamente, antes de retornar ao Galo Maringá em 2025.

+ Série C: Um único cenário rebaixa o Maringá FC e classificação depende de outras sete equipes

— Eu tenho carinho enorme com o pessoal do Galo, da diretoria, gosto muito da cidade, onde eu sempre fui tratado com muito carinho e muita atenção. Mas em alguns momentos a gente tem que tomar algumas decisões, mesmo que doa o coração. Saio do Galo Maringá com a certeza de que tudo que foi proposto a gente conseguiu fazer, mas chegou o momento também da gente pensar no lado profissional, na valorização profissional principalmente. E é hora de eu, de repente, dar um passo atrás a nível de divisão, mas o mais importante é entender as pessoas que estão envolvidas no projeto — disse o técnico.

— Acredito que saio do Galo Maringá pela porta da frente. E não digo um adeus, de repente até breve, que em outro momento oportuno a gente possa voltar ao clube para alcançar outros objetivos — completou.

Sair da versão mobile