15 de julho de 2025

Um dos maiores ídolos do Athletico, Barcímio Sicupira morre aos 77 anos


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 08/11/2021 às 11h29 Atualizado 20/10/2022 às 22h05
Ouvir: 01:54

Um dia triste para a história do futebol brasileiro — e da família Banda B. Barcímio Sicupira, um dos maiores jogadores da história do Athletico, e comentarista da Rádio Banda B, faleceu aos 77 anos. Com problemas de saúde, o craque da oito morreu em sua casa, dormindo, durante à tarde deste domingo, 7. 

Foto: Reprodução/Geraldo Bubniak/AGB

Natural da Lapa, Sicupira iniciou a sua carreira no Ferroviário, em 1962, e foi para o Botafogo dois anos mais tarde. Ele atuou ao lado de craques da época, como Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, Jairzinho e outros renomados. O meia-atacante ficou por três anos no time da Estrela Solitária e, depois, foi para Botafogo, de Ribeirão Preto, onde ficou por um ano. 

Em 1968, então, chegou ao Athletico. Logo em sua estreia, em uma partida contra o São Paulo, fez um gol de rara beleza, acertando uma bicicleta da entrada da área, jogada que acabou virando uma de suas principais características. Artilheiro nos Campeonatos Paranaenses de 1970 e de 1972, o “Bigode” recebeu uma proposta e atuou durante o restante da temporada de 72 no Corinthians, ao lado de Rivelino.

No final da disputa do Brasileirão, Sicupira voltou ao Furacão para encerrar a sua carreira em 1975, com apenas 31 anos, atingindo a importante marca de 158 gols pelo Atlético. Até hoje, ele é o maior artilheiro da história do clube. 

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação