14 de julho de 2025

Grêmio recebe palestra antirracista antes de volta ao Brasileirão: ‘conscientização’


Por Agência Estado Publicado 27/06/2025 às 15h38
Ouvir: 02:50

O Grêmio pretende ser um exemplo no combate ao racismo no País e vem orientando e auxiliando seus jogadores sobre o assunto que vem manchando o futebol sul-americano e mesmo mundial nos últimos tempos com vexatórios atos de discriminação. Na noite de quinta-feira, o elenco gaúcho recebeu uma palestra antirracista de “conscientização.”

Em preparação para o retorno da temporada, com a final da Recopa Gaúcha com o São José, no dia 8 de julho, e com visita ao Cruzeiro pelo Brasileirão, no dia 13, o Grêmio deu uma pausa nas atividades no CT para acompanhar as palavras de conscientização que são realizadas em Porto Alegre e região e chegaram ao clube.

Depois de passar por escolas da capital, na noite desta quinta-feira a palestra antirracista foi ministrada para todo o elenco do Grêmio no hotel onde o grupo está concentrado. A ação faz parte da parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

A palestra inicial foi comandada pelo coordenador do Clube de Todos e advogado do Grêmio, Juliano Ferrer. Depois foi a vez do diretor executivo do Observatório, Marcelo Carvalho, passar as orientações e explicações sobre o racismo, na qual falaram dos números de casos pelo planeta, os protocolos d Fifa e a legislação sobre o tema.

“Estamos dando mais um importante passo do Clube de Todos. Hoje, realizamos a palestra em parceria com o Observatório para nossos atletas e comissão técnica. É o Grêmio cumprindo sua função e seu papel antirracista”, disse Juliano Ferrer.

Palavras semelhantes de Marcelo Carvalho, que ganhou uma camisa do clube das mãos do zagueiro Kannemann e o presenteou com outra, do Observatório. “Hoje, demos um importante passo. Essa palestra é fundamental para que a gente faça uma conscientização para os atletas nessa luta contra o racismo no futebol. Nosso papel é empoderar jogadores, mostrar para eles que hoje tem leis, mostrar para eles o código da Fifa, como se proteger e como não cometer racismo. Todos esses aspectos são importantes para que a gente crie um futebol sem racismo”, afirmou.

O Grêmio já vinha promovendo diversas palestras em escolas de Porto Alegre nos últimos anos, em parceria do Clube de Todos e o Observatório. A ideia é dar sequência no projeto e organizar novos eventos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Dorival cobra reforços para reabilitar Corinthians no Brasileirão


A retomada do Brasileirão veio com derrota em casa para o Corinthians. O revés por 2 a 1 para o…


A retomada do Brasileirão veio com derrota em casa para o Corinthians. O revés por 2 a 1 para o…

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América


Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua…


Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua…

Esportes

Ceará vence Clássico-Rei pelo Brasileirão e deixa o Fortaleza em crise


O Ceará venceu o Fortaleza, por 1 a 0, neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro disputado na Arena…


O Ceará venceu o Fortaleza, por 1 a 0, neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro disputado na Arena…