Jovens de Maringá vão representar a cidade no Campeonato Brasileiro de Karatê em Joinville


Por Rafael Bereta

Três jovens atletas de Maringá estão prontos para deixar sua marca no cenário nacional do karatê durante o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em Joinville, de 9 a 14 de abril. Ben-Juan Marta Brizola, com 13 anos, Luiz Eduardo Wazlawick Gonçalves, de 17 anos, e André Giliardi Lenartowicz, com 28 anos, representarão a cidade com determinação e habilidade. Saiba quem são abaixo.

Os atletas embarcarão nesta segunda-feira, 1º de abril, para uma série de treinamentos intensivos. Foto: Arquivo/Montagem GMC Online

Os atletas embarcarão nesta segunda-feira, 1º de abril, para uma série de treinamentos intensivos, sob a orientação do renomado técnico da seleção brasileira de karatê, Sidnei Maciel. Esta etapa crucial servirá como preparação para uma seletiva decisiva que determinará quem terá a oportunidade de integrar a seleção nacional.

Conheça os atletas que representarão a cidade no Campeonato de Karatê

Ben-Juan Marta Brizola, 13 anos, iniciou sua jornada no karatê há dois anos e meio, dedicando-se a sete treinos semanais. Acompanhado pelo Personal Sensei André Giliardi Lenartowicz, Ben-Juan tem aprimorado suas habilidades no Kumite, mostrando um compromisso impressionante com sua arte marcial.

Em uma entrevista exclusiva ao GMC Online, o rapaz expressou seu orgulho em representar Maringá em um evento nacional e uma seletiva para a seleção brasileira. Ele compartilhou seus planos futuros, destacando sua determinação em continuar focado nos treinos para alcançar sucesso em futuras competições, incluindo campeonatos estaduais e uma possível participação nos Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos em 2025.

“Faço uma rotina de treinamentos intensas, sete vezes na semana, tanto físico quanto técnico. Minhas expectativas estão muito altas em relação ao meu desempenho nesta competição. Estou treinando muito e tenho uma chance real de ganhar essa vaga na seleção, vou lutar com toda a minha força e coração para voltar com essa vaga. E também, estar no mesmo lugar, junto com os melhores do Brasil é uma oportunidade única que vou aproveitar cada segundo”, afirma.

Ben-Juan expressou seu orgulho em representar Maringá em um evento nacional. Foto: Arquivo

Além de Ben-Juan, Luiz Eduardo Wazlawick Gonçalves, de 17 anos, também está determinado a deixar sua marca no mundo do karatê. Com oito anos de treinamento, o jovem tem se preparado intensamente para este desafio, treinando diariamente. 

“Tenho treinado muito, pois é um campeonato que na seletiva fica com a vaga da seleção e no brasileiro só classifica os quatro primeiros colocados para a fase final em Brasília no mês de novembro. Por isso, para mim é uma satisfação fazer parte da equipe de Maringá e do Dojo Biazon, pois é uma cidade de referência no esporte do Paraná e Brasil”, diz.

Luiz Eduardo Wazlawick Gonçalves, de 17 anos, também está determinado a deixar sua marca no mundo do karatê. Foto: Arquivo

Enquanto isso, André Giliardi Lenartowicz, de 28 anos, tem trazido sua vasta experiência como atleta e professor para fortalecer a equipe de Maringá. Com 17 anos de carreira como atleta e 14 anos como professor, o rapaz tem sido uma fonte de inspiração e orientação para os jovens talentos da cidade.

Para André, a expectativa é conseguir fazer o que treina e fazer bons resultados na competição. “Ambas as competições serão de nível nacional, seguindo um sistema de mata-mata. Na seletiva, apenas o vencedor garantirá a vaga na seleção brasileira, enquanto no campeonato nacional, apenas os quatro primeiros colocados avançarão para a fase final em Brasília, programada para novembro”, explica.

André Giliardi Lenartowicz, de 28 anos, tem trazido sua vasta experiência como atleta e professor para fortalecer a equipe de Maringá. Foto: Arquivo

Vaquinha Online

Para auxiliar nos custos de viagem, hospedagem, alimentação e inscrições nas competições, uma vaquinha online foi criada para apoiar os atletas. Com recursos escassos para o desenvolvimento do esporte, iniciativas como esta são essenciais para garantir que talentos promissores como Ben-Juan, Luiz Eduardo e André tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial no karatê. Clique no link.

“Como pai a gente sempre sonha o melhor para o nosso filho e ver ele focado e dedicado nos treinos enche o nosso coração de alegria. Tenho a plena certeza que ele vai chegar longe. Nós criamos essa vaquinha online para auxiliar nas despesas de viagem, hospedagem, alimentação e inscrição nas competições Seletiva e Nacional de Karatê. Os incentivos a este esporte são raros e quase inacessíveis para atletas de base, se tornando um desafio para os atletas e também para a família”, afirma o pai do atleta Ben-Juan Marta Brizola, João Marcos Brizola.

Profissional no Karatê

Além dos jovens promissores de Maringá, mais uma atleta irá representar a cidade em Joinville. O vereador e professor de Karatê, Paulo Biazon, disse ao GMC Online que essa competição é uma chance de mostrar que é possível fazer diferença no esporte.

“Com 30 anos de prática no karatê e 24 anos de dedicação ao esporte em Maringá, estou empenhado em buscar uma vaga na seleção brasileira. A competição será em Santa Catarina e representa uma oportunidade significativa para Maringá, especialmente após as dúvidas levantadas após minha eleição. Demonstrando minha capacidade de conciliar responsabilidades políticas com minha paixão pelo esporte, nós, Biazon e André, estamos determinados a fazer uma diferença notável no karatê e na representação de nossa cidade.”

O vereador de Maringá, Paulo Biazon (UNIÃO BRASIL), se dedica ao Karatê há 30 anos. Foto: Arquivo pessoal

Veja como será a programação do Campeonato Brasileiro de Karatê clicando neste link.

Sair da versão mobile