Kings League Brazil: Conheça João Fenato, o representante maringaense na mais nova e estrelada competição de fut7


Por Felippe Gabriel

A Kings League Brazil foi lançada na semana passada, com o Draft Day, evento em que os times participantes selecionaram os atletas que vão compor cada elenco. A versão nacional do torneio de futebol 7 ou fut7 deve começar na segunda metade de março, em São Paulo, com 10 times em disputa. 

Com uma mistura de futebol e entretenimento, a modalidade reúne atletas, ex-atletas e influenciadores, como Neymar, Kaká e Gaules. Enquanto os grandes nomes são responsáveis por comandar as equipes, os jogadores são atletas que ainda tentam ou não tiveram espaço no futebol tradicional.

Entre eles está João Fenato, maringaense de 27 anos, “draftado” pelo FC Real Elite. O jogador, que já teve experiências no futebol pelo Maringá FC, é atleta profissional de futebol 7, modalidade que pratica desde 2018. Agora, João busca os holofotes do mundo na competição mais badalada do momento.

Equipe do FC Real Elite, da Kings League Brazil | Foto: Divulgação/Kings League Brazil

Processo seletivo

Volante de posição, mas que se considera um jogador versátil, João Fenato foi convidado pelo amigo Klisley para participar da Kings League e, desde então, passou por todos os processos seletivos da liga.

Primeiramente, o maringaense se inscreveu com o envio de vídeos e ficha técnica para os organizadores. Aprovado, João passou para a etapa de tryouts, na qual os selecionados foram submetidos a testes físicos e de habilidade em São Paulo. “Foi um processo seletivo diferente de tudo que já tinha feito”, contou João. 

Classificados nesta etapa, os jogadores são identificados com cartas de perfil, assim como nos videogames de futebol. Os cards possuem métricas para cada atributo técnico e uma média, chamada de overall, para o conjunto das notas. O overall de João Fenato é 72, em um máximo de 82 e mínimo de 65.

Card de João Fenato | Fonte: Kings League Brazil

Mais de cinco mil atletas foram avaliados, até sobrarem 222 jogadores de linha e 36 goleiros para o draft. No evento de gala, João encontrou as personalidades famosas do futebol e revelou ter tido mais contato com o influenciador Luva de Pedreiro. 

FC Real Elite

O maringaense, então, foi draftado pela FC Real Elite, equipe presidida pela cantora Ludmilla e pelo influenciador Allan Rodrigues “O Estagiário”. João Fenato foi a quarta escolha dos presidentes e a 31ª pick entre todos os 100 selecionados.

João Fenato doi draftado pelo FC Real Elite n Draft Day | Foto: Arquivo pessoal

O time ainda foi composto por Matheus Bueno, Marlon Christian, Gustavo Rocha, Andrey Profeta, Gabriel Lisboa, Eduardo Gonçalves, Lucas Zanizzelo, Isaque Sander e Lucas Ancelotti.

Como convidados, a equipe ainda contará com mais três jogadores profissionais de fut7 de grande relevância no cenário nacional: Juninho Antunes (campeão da Copa Intercontinental de Futebol 7 2024 com o Brasil), Well Rodrigues e Davi Ilario (campeões da Kings World Cup Nations 2025 com o Brasil).

— Eu tinha a expectativa de ser draftado sim, algumas equipes já tinham me contactado antes. Eu gostei muito do meu time, ficou uma equipe muito forte e a expectativa é ser campeão — declarou o maringaense do FC Real Elite.

Agora, a equipe começa a se preparar para a competição, com os primeiros contatos com os draftados através de reuniões on-line. Os treinamentos com todo o plantel devem ser iniciados nos próximos dias.

A carreira de João Fenato

O envolvimento com o futebol começou cedo. A família de João é responsável pela Sociedade Esportiva Fenato, time com mais de 70 anos de história e bem conhecido no cenário do futebol amador em Maringá. Assim, o jogador iniciou sua trajetória aos cinco anos de idade, em uma escolinha de futebol da Acema.

Até os 21 anos, João passou por clubes como Coritiba, Fernandópolis FC e Maringá FC. Foi no Dogão que o maringaense conquistou o Campeonato Paranaense da 2ª Divisão e o Campeonato Paranaense Sub-23, vislumbrando uma carreira vitoriosa na categoria profissional.

O Maringá FC, de João Fenato, foi campeão do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão em 2017, no futebol de campo | Foto: Arquivo pessoal

Porém, João tomou a decisão de me afastar do futebol um ano depois, para buscar novos caminhos em outras áreas.

— No futebol profissional de campo são poucos os jogadores que realmente ganham dinheiro suficiente para alcançar a independência financeira. Decidi deixar o futebol porque sempre sonhei em jogar em grandes clubes, tanto no Brasil quanto no exterior. No entanto, quando percebi que minha carreira estava seguindo por caminhos diferentes dos que eu imaginava, tomei a decisão de seguir outros rumos — explicou o jogador.

Longe dos grandes gramados, João passou a frequentar jogos de fut7 em times de amigos em Maringá, onde encontrou uma nova oportunidade para se reinserir no esporte. Com destaque, o volante foi contratado pelo Maringá Fut7, que disputa as principais competições do país e do continente.

Pelo clube, Fenato disputou a Liga Nacional, Copa do Brasil, Campeonato Paranaense, Liga das Américas, entre outros, conquistando oito títulos desde então.

João Fenato é capitão do Maringá Fut7 | Foto: Arquivo pessoal

Foco no novo desafio

Mesmo fazendo parte da nova competição de futebol 7 com o FC Real Elite, João continuará sendo atleta do Maringá Fut7. Com o risco de alguns jogos das duas acontecerem em datas próximas, o maringaense já declarou sua escolha. — Vou priorizar a Kings League 110% — revelou.

O atleta ainda acumula uma terceira função, como proprietário de uma imobiliária. Com o objetivo de consolidar a empresa cada vez mais no mercado, João acredita que não terá nenhuma dificuldade em administrar todas as carreiras. —  Eu consigo tranquilamente, porque por trás de mim tenho uma equipe competente — explicou.

— É uma sensação única [estar na Kings League Brasil]. Tenho a expectativa de ter crescimento pessoal e profissional. A expectativa é ganhar títulos na liga — torceu João Fenato.

Conheça a Kings League Brazil

Criada pelo ex-jogador espanhol Gerard Piquè, a Kings League se expandiu pelo mundo e tem se popularizado cada vez mais. No ano passado, o Mundial de Clubes da Kings League contou com a participação de dois times brasileiros, Furia e G3X. Em janeiro, a Copa do Mundo de Seleções teve o Brasil campeão, com Kelvin Oliveira, o K9, eleito o melhor jogador nas duas competições.

O sucesso brasileiro carimbou a vinda da competição para o país. Sob o comando de Kaká, a liga brasileira conta com 10 equipes, presididas por personalidades famosas, como Neymar e Gaules.

Cada equipe é formada por 10 atletas selecionados no draft, além de mais três convidados, chamados de “Wild Cards”, podendo ser ex-atletas, atletas ou influenciadores.

Confira os 10 times do torneio:

Capim FC

Dendele FC

Desimpedidos Goti

Fluxo FC

Funkbol Clube

Furia FC

G3X FC

Loud SC

Nyvelados FC

FC Real Elite

As regras da Kings League

As partidas são realizadas em campos de futebol society, com dois tempos de 20 minutos cada. O jogo começa com um atleta de linha e um goleiro para cada lado, no modelo conhecido como X1. A cada minuto, um jogador entra em campo até que sete jogadores completem cada time no quinto minuto. 

Os treinadores têm armas secretas que deixam os duelos mais interessantes. O pênalti do presidente, o gol dobrado e uma carta capaz de expulsar um jogador por determinado período são algumas das atrações.

Nos últimos dois minutos de jogo, mais diferenças. No primeiro tempo, um dado é jogado para definir quantos jogadores vão se enfrentar nos minutos finais. No segundo tempo, os gols valem dobrado.

Em caso de igualdade, a decisão vai para os pênaltis no formato de shootout, quando o jogador de linha corre com a bola em direção ao gol e o goleiro pode se movimentar por toda a área. A grande atração fica por conta do pênalti do presidente, em que uma estrela é encarregada da cobrança.

Sair da versão mobile