Lutador maringaense terá Maurício Shogun como treinador em evento de MMA na Suíça


Por Felippe Gabriel

O maringaense André Luiz de Oliveira Miguel, de 40 anos, conhecido como André Tio Xico, será o representante brasileiro no Shogun Fighting Championship, evento de MMA que será realizado neste sábado, 20, na Arena St. Jakobshalle, na Basileia, Suíça.

O evento faz uma homenagem a Maurício Shogun, ex-campeão do UFC. Nascido em Curitiba, Shogun tem grande relação com Maringá, onde pôde conhecer André e construir uma parceria de anos no universo da luta. 

No próximo fim de semana, na Suíça, os dois vão inverter os papéis: o personal de luta André será o competidor, enquanto o ex-lutador Shogun será o treinador.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O maringaense vai encarar Edis Bayraktar, lutador alemão de 27 anos e 1,94m de altura, que tem computado apenas um duelo na carreira e uma vitória. Com ampla experiência em eventos de luta, André já participou de 19 duelos, com 13 vitórias – sendo sete por nocaute – e 6 derrotas.

— Não conheço meu adversário. Sei que é um cara muito forte, muito alto e está no auge da idade. Mas tenho bastante experiência em lutas, vou dar o meu melhor nessa luta e, se Deus quiser, sair com a vitória para o Brasil. A expectativa é muito boa. Apesar da minha idade, quero chegar a disputar o cinturão do evento — disse André.

Foto: Divulgação

Tio Xico e Shogun partiram em viagem à Europa nesta segunda-feira, 15. Os dois estão em preparação para o evento há três meses, com duas sessões de treinamento por dia, de uma hora e meia cada, além do aperfeiçoamento físico. Durante esta semana, André vai focar em perder peso para estar apto na pesagem que acontece na sexta-feira, 19. O duelo contra Bayraktar acontece no sábado à noite (horário local).

‘Sonho realizado’

Com uma vida dedicada à luta, André é especialista em diversas artes marciais. O maringaense iniciou no karatê aos seis anos de idade e estreou como profissional no MMA aos 23, em 2008. No caminho, se tornou faixa preta no kickboxing, grau preto no muay thai e faixa marrom no jiu-jitsu.

O apelido também apareceu graças à luta e permanece o mesmo desde os 18 anos de idade. Na época, André foi perguntado em um evento se tinha um apelido para ser apresentado. Com a negativa e estando com o cabelo raspado, seu antigo mestre viu semelhança com o personagem Tio Chico, do seriado “Família Addams”, e assim ficou definido.

A trajetória de Tio Xico rendeu uma amizade de quase dez anos com Maurício Shogun. André se tornou personal de luta do ex-campeão, auxiliando nos treinos e nutrindo a parceria nos eventos de MMA.

— É Interessante que os papéis se inverteram. Sábado ele ficará como meu treinador no corner. Mais um sonho realizado — revela o maringaense.

Sair da versão mobile