Lutadora de Maringá faz vaquinha para pagar despesas e disputar Mundial de Jiu-Jitsu nos EUA


Por Felippe Gabriel
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A lutadora de jiu-jitsu maringaense Daniela Alzira da Silva Arouca, mais conhecida como Danny Arouca, vai disputar o World Master IBJJF Championship 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos. E para conseguir arcar com todos os custos da viagem, Danny está em busca de apoiadores com uma vaquinha virtual e também de patrocinadores para a sua participação no evento.

Ao todo, o investimento para a viagem e participação no torneio chega a quase R$ 30.000,00. Dentre os gastos estão a preparação física e nutricional da atleta, exames de saúde, hospedagem, alimentação e a inscrição do evento. A atleta já conseguiu alguns patrocinadores, mas ainda restam algumas despesas.

O torneio mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu poderá ser disputado por atletas profissionais e amadores acima dos 30 anos, e será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Nos últimos 3 anos, o evento ultrapassou o número de 5 mil atletas inscritos.

Desde junho, Danny já vem se preparando para o torneio e começa sua expedição rumo aos Estados Unidos nesta quinta-feira, 10, quando desembarcará em Midland, no Texas, para continuar sua preparação por lá. Até o dia 30, quando aí sim viaja para Las Vegas, a atleta ficará realizando um camp de treinamento, que consiste em uma rotina restrita de treinos, alimentação e descanso.

Ela vai disputar o torneio na faixa preta, na categoria meio-pesado (até 74kg de quimono). Até o momento, é única brasileira inscrita na categoria. O Campeonato Internacional Master não premia financeiramente os atletas vencedores, mas garante pontuações no ranking mundial. Esse é o principal objetivo de Danny para continuar seu sucesso no esporte, e suas expectativas estão altas, como ela detalha.

“Eu fui líder do ranking na minha categoria em todas as faixas, branca, azul, roxa e marrom. A expectativa está alta, porque esse é o meu primeiro mundial na faixa preta. O segundo campeonato nessa faixa. O primeiro foi o brasileiro em maio, onde fui campeã, conquistando o nono título brasileiro desde que comecei a lutar”.

Além dos nove títulos nacionais, a maringaense coleciona diversos outros títulos na carreira, sendo cinco vezes campeã sul-americana, campeã pan-americana, duas vezes campeã europeia e duas vezes campeã mundial, entre muitos outros.

O começo da sua vida como lutadora

Policial Militar desde 2006, Danny Arouca começou a praticar jiu-jitsu em 2013. Segundo ela, seu pai sempre lhe aconselhava a buscar um arte marcial para a defesa pessoal. A partir disso, conheceu uma pessoa que já praticava o esporte e depois de ir para o tatame nunca mais saiu.

A Defesa Pessoal se tornou um tema muito importante na vida da atleta. Em 2017 ela sofreu uma tentativa de assalto em Maringá, mas reagiu à abordagem e conseguiu prender o assaltante. A partir desse momento, percebeu a necessidade de passar suas experiências e seus conhecimentos para outras mulheres. Bem devagar, ela foi elaborando conteúdos e palestras sobre Defesa Pessoal e condutas de prevenção, para evitar situações como a que ela sofreu ou, se não for possível, aprender a se defender.

Segundo Danny, a pandemia e o aumento de casos de violência doméstica e urbana foram cruciais para ela embarcar no seu projeto. De lá para cá, começou a ministrar cursos, palestras e workshops, tudo de forma voluntária. Para ela, fazem parte de seu propósito.

“As palestras e workshops são o meu chamado, meu propósito. Não é por dinheiro. É algo que queima no meu coração e eu amo fazer, enche meu tanque. Se eu pudesse eu saía pelo mundo fazendo com o dinheiro do meu bolso”, explicou Danny.

Como apoiar Danny Arouca

Chave PIX (celular): 44991766921
Contato para patrocínios: (44) 9 9176-6921

A vakinha permanecerá aberta até Danny retornar do mundial.

Sair da versão mobile