Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Marquinhos enxerga ambições renovadas com Ancelotti na seleção e usa PSG como referência


Por Agência Estado Publicado 03/06/2025 às 11h19
Ouvir: 00:00

Campeão europeu no último sábado com o Paris Saint-Germain, Marquinhos ainda sofre com a voz ligeiramente rouca. Nesta terça-feira, no CT Joaquim Grava, o zagueiro explicou como foram seu primeiros contatos com o técnico Carlo Ancelotti e revelou suas expectativas para os jogos da seleção brasileira contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

“Estar aqui na seleção como campeão da Champions é muito gratificante. Estou pronto para trabalhar e ir em busca dos objetivos daqui também”, iniciou Marquinhos. “Foram dias de muita emoção, 12 anos de crença em um projeto. Conseguir esse feito da maneira como foi é verdadeiramente especial”, refletiu.

Para Marquinhos, o histórico absolutamente vencedor de Carlo Ancelotti contribui para a superação do momento de turbulência pelo qual passa a seleção brasileira.

“As expectativas e ambições são as melhores possíveis. O Ancelotti já mostrou o que pode fazer. No PSG, vi que a dinâmica pode se mudar de forma muito rápida e aqui na seleção pode ser assim também. Ele já passou as ideias de jogo, sabe os jogadores que tem na mão. É um treinador muito apropriado para reverter este momento que vivemos”, disse o zagueiro.

Em quarto lugar nas Eliminatórias, com 21 pontos, o Brasil ainda não conseguirá a classificação para a Copa em Guayaquil na quinta-feira, às 20h. O passaporte, porém, pode ser carimbado no dia 10, terça, às 21h45, no duelo com a seleção paraguaia na Neo Química Arena.

“A gente quer dar essa resposta imediata, mas não controlamos tudo. Primeiramente, precisamos nos classificar para a Copa. Vamos buscar fazer um grande jogo contra o Equador. Pedimos tranquilidade e paciência com o nosso treinador. As coisas vão dar certo. Na seleção, temos de lutar na ponta sempre por títulos”, afirmou Marquinhos.

Um dos assuntos da coletiva foi como a mescla de jovens e experientes e uma seleção mais voltada para aspectos coletivos pode trazer melhores resultados. No PSG, sem as grandes estrelas Mbappé, Neymar e Messi, finalmente veio o título da Champions. A seleção, dessa vez, não conta com Neymar e Rodrygo. Na opinião de Marquinhos, não há uma receita exata para o título, mas os troféus são conquistados com mais facilidade quando todo o elenco age em favor do objetivo comum.

“Quando se ganha um título, surgem as reflexões. Os jogadores do PSG e da seleção são abertos ao coletivo, mesmo sendo grandes estrelas. O Luis Enrique gostaria de ter atletas como Mbappé, mas ele saiu do PSG, e o técnico trabalhou de outra forma. O Ancelotti terá de fazer o mesmo aqui. E vai colocar tudo o que o jogador pode render em prol do time. O PSG é uma demonstração de doação para ser campeão. Os jogadores aqui, apesar dos resultados ruins, também se entregam pela seleção. Se tudo ornar dentro de uma ideia tática e filosófica, o coletivo flui e as individualidades se sobressaem. Quem está bem e tem personalidade tem de vir para a seleção. É o papel do nosso treinador. É ter sabedoria para fazer escolhas, independentemente da idade dos jogadores. Não há fórmula secreta para ser campeão. Essa é a mágica do futebol”, apontou o zagueiro.

Marquinhos ainda não sabe se será o capitão com Ancelotti, mas vê a seleção bem servida com líderes dentro de campo. O zagueiro ainda não teve contato particular com o italiano, mas já enxerga uma energia renovada e espera ânimo diferente da torcida.

“Ainda não conversei particularmente com o Ancelotti. Mas a ideia é deixar o ambiente confortável para fazermos um excelente trabalho. A importante termos uma ideia clara do que ele quer para a seleção. Com o passar dos jogos, haverá correções certamente. O principal é o Ancelotti conhecer bem todos os jogadores. Depois disso, o trabalho vai se aperfeiçoando a cada treino e partida para estarmos prontos para a Copa do Mundo”, concluiu.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Jogador ex-Fluminense é assassinado no Equador aos 33 anos; atuava no Barcelona de Guayaquil


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…


O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira. O jogador, que defendia o…

Esportes

Torcedores do São Paulo tentam invadir reunião do Conselho Deliberativo sobre orçamento


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…


A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo nesta quarta-feira acabou mais cedo. O encontro, que debatia a proposta orçamentária…

Esportes

Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo após polêmica com prepador físico


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…


Davide Ancelotti não é mais técnico do Botafogo. O anúncio foi feito pelo clube na noite desta quarta-feira. O preparador…