Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Morte de Senna, alta velocidade e pista desafiadora: Ímola fica entre o luto e o encanto na F-1


Por Agência Estado Publicado 15/05/2025 às 16h19
Ouvir: 00:00

A Fórmula 1 realiza neste final de semana a sétima etapa da temporada no marcante Circuito de Ímola, na Itália. Atual Grande Prêmio da Emilia-Romagna, já chamado de GP de San Marino, palco de grandes momentos e de uma das maiores tragédias da modalidade, continua sendo uma das corridas mais emblemáticas da categoria. A morte de Ayrton Senna em 1º de maio de 1994, 31 anos atrás, na curva Tamburello, marcou para sempre a história do automobilismo, transformando o Autódromo Enzo e Dino Ferrari em um símbolo de luto e memória.

Um dia antes da morte de Senna, no sábado, o piloto austríaco Roland Ratzenberger também morreu após um acidente na pista, quando a asa dianteira de seu carro se rompeu na curva Villeneuve. Ele se chocou contra o muro a mais de 300 km/h. A morte foi confirmada no mesmo dia.

Apesar desse peso histórico, Ímola encanta fãs e pilotos com seu traçado técnico e suas curvas de alta velocidade, que continuam fazendo da pista um teste de habilidade, mesmo após as mudanças implementadas para aumentar a segurança do local.

Desde seu retorno ao calendário em 2020, o circuito alterna entre a reverência ao passado e a empolgação com o presente. A cada edição, homenagens a Senna se repetem, reafirmando o vínculo emocional da Fórmula 1 com Ímola, um lugar onde velocidade e emoção caminham lado a lado com a memória e o respeito.

REFORMAS, SAÍDA DO CALENDÁRIO E RETORNO DO CIRCUITO
Após as tragédias com Senna e Ratzenberger, o Circuito de Ímola passou por uma transformação voltada à segurança. As curvas Tamburello e Villeneuve, locais dos acidentes fatais, foram reformuladas com redução de velocidade, novas áreas de escape e barreiras de proteção.

A partir de 1995, a pista recebeu diversas melhorias estruturais e passou por intensas inspeções de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Outras mudanças também motivaram avanços técnicos na Fórmula 1, como o reforço dos cockpits, e a criação dos dispositivos HANS e halo, sistemas de proteção para a cabeça e pescoço dos pilotos.

No entanto, apesar dos investimentos e melhorias em Ímola, o circuito deixou o calendário da Fórmula 1 após 2006, quando venceu o seu contrato com a categoria. Seu retorno ocorreu apenas em 2020, durante a pandemia de covid-19, já modernizado e sob o nome de GP de Emilia-Romagna, aposentando o nome GP de San Marino, como foi conhecido de 1981 a 2006.

A retomada foi aguardada por muitos amantes da velocidade e considerada bem-sucedida pela categoria, garantindo presença constante nos anos seguintes, com exceção de 2023, quando a etapa foi cancelada por causa de enchentes.

MEMORIAL DE SENNA FOI VANDALIZADO
Em dezembro de 2024, o memorial de Ayrton Senna em Ímola foi alvo de vandalismo em duas ocasiões, nos dias 19 e 25. O local, que é constantemente visitado por pessoas do mundo todo, teve bandeiras e objetos deixados por fãs queimados e destruídos, embora a estátua do piloto não tenha sido danificada durante os ataques.

A prefeitura local condenou os atos. Em abril de 2025, a estátua foi restaurada pelos artistas Alessandro Rasponi e Mauro Bandini em preparação para o tributo ao trigésimo primeiro aniversário da morte de Senna, em 1º de maio de 1994.

PISTA DE ÍMOLA É UMA DAS MAIS RÁPIDAS
A pista de Ímola é considerada uma das mais rápidas da atualidade. Com base na velocidade média da última volta da pole position em tempo seco nos 24 circuitos atuais do calendário da Fórmula 1, a pista ocupa a nona posição, com uma média de 236,433 km/h.

O dono da volta mais rápida é o britânico Lewis Hamilton, com o tempo de 1min15s484, registrado em 2020, quando ainda defendia a Mercedes. A curva 1 de Ímola, Tamburello, é a mais rápida do Grande Prêmio, com 285 km/h. Foi justamente nessa curva que Ayrton Senna sofreu o acidente fatal.

BORTOLETO E OUTROS PILOTOS TEM ÍMOLA ENTRE AS PISTAS FAVORITAS
Em entrevista exclusiva ao Estadão no início do ano, o piloto Gabriel Bortoleto, único brasileiro da categoria, revelou que a pista de Ímola é sua favorita. O novato da equipe Sauber foi campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2, e já competiu no circuito em outras categorias.

Em 2020, diversos pilotos aprovaram o retorno de Ímola ao calendário da F-1, entre eles Max Verstappen e Fernando Alonso. Verstappen venceu as corridas de 2021, 2022 e 2024. Hamilton também triunfou, em 2020, na primeira corrida após o retorno, e elogiou o traçado da pista.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…