10 de outubro de 2025

Neto é apresentado e promete elevar nível da disputa no gol: ‘Venho porque é o Botafogo’


Por Agência Estado Publicado 11/08/2025 às 13h49
Ouvir: 03:45

A chegada de Neto ao Botafogo poderia ter sido apenas um movimento estratégico para substituir John, então cotado para se transferir ao West Ham. A negociação do titular, no entanto, esfriou e não se concretizou. Mesmo assim, a diretoria alvinegra decidiu manter o acerto com o experiente goleiro de 36 anos, que agora inicia uma disputa interna pela posição. Formado no Athletico-PR, com passagens por Fiorentina, Juventus, Valencia, Barcelona, Bournemouth e Arsenal, ele recebeu a camisa 22 durante a apresentação e já está regularizado no BID da CBF, apto para estrear.

botafogo_1754926413_3696913163154318009_38412636
Foto: Vítor Silva/BFR

Na primeira entrevista como jogador do clube, Neto deixou claro que a motivação para vir ao Brasil após tantos anos na Europa não foi circunstancial. “Venho porque é o Botafogo, pelo clube que é. Estou completamente à disposição”, afirmou, destacando que a oportunidade surgiu em sintonia com o momento da carreira. Segundo ele, a decisão de retornar ao país foi guiada também por um aspecto pessoal: permitir que seus dois filhos participem mais de perto da sua rotina no futebol.

O novo goleiro não escondeu o entusiasmo com a estrutura do clube, elogiando não apenas o centro de treinamento e o estádio, mas também o suporte oferecido por todos que trabalham nos bastidores.

“Estrutura não é só prédio. São pessoas que ajudam na ambientação. Está sendo incrível, estão me ajudando muito”, ressaltou. Ele também se mostrou impressionado com a evolução do futebol brasileiro desde que deixou o país, apontando um nível de profissionalização cada vez maior.

A experiência adquirida em mais de uma década na Europa, segundo Neto, será colocada a serviço do elenco e do próprio John, independentemente da disputa por posição.

“Vim para ajudar e aprender. Não só na parte profissional, mas também pessoal. Estarei à disposição para contribuir com o ambiente”, disse. O discurso reforça a ideia de que a concorrência interna pode ser um fator de crescimento para o setor defensivo do Botafogo.

Sobre as expectativas para a temporada, Neto reconhece o peso do que o clube alcançou em 2024 e vê a necessidade de manter a “régua alta”. Para isso, aposta na disciplina diária e na busca por um nível de desempenho compatível com a ambição do projeto. Embora a seleção brasileira tenha sido um capítulo importante da sua trajetória, ele garante que o foco está integralmente no Botafogo: “Performar no Botafogo é o meu único objetivo. Seleção é consequência do trabalho”.

Neto estará à disposição diante do Palmeiras, no domingo, às 20h30, no Engenhão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo é o quinto colocado, com 29 pontos.

As informações são da Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pan 2031: Rio-Niterói aposta em estrutura de 2016 para superar Assunção e deixar novo legado


A Panam Sports anuncia nesta sexta-feira a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O nome da cidade escolhida vai acontecer…


A Panam Sports anuncia nesta sexta-feira a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O nome da cidade escolhida vai acontecer…

Esportes

Base do Real Madrid e foco no coletivo: a estratégia de Ancelotti para driblar falta de tempo


Com apenas um ano de trabalho desde que assumiu o comando da seleção brasileira até a Copa do Mundo de…


Com apenas um ano de trabalho desde que assumiu o comando da seleção brasileira até a Copa do Mundo de…

Esportes

Memphis faz um dos gols na fácil vitória da Holanda sobre Malta nas Eliminatórias da Copa


Memphis Depay entrou aos 22 minutos do segundo tempo, fez cinco finalizações, levou cartão amarelo e marcou o quarto gol…


Memphis Depay entrou aos 22 minutos do segundo tempo, fez cinco finalizações, levou cartão amarelo e marcou o quarto gol…