Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Neymar despacha o Juventude, tira Santos da zona de queda e mostra que já pode voltar à seleção


Por Agência Estado Publicado 04/08/2025 às 22h07
Ouvir: 00:00
imagem-2025-08-04-222647630
Foto: Reprodução/Instagram

Jogar na capital paulista fez bem ao Santos, que se reencontrou com a vitória após três tropeços seguidos e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão. Em um MorumBis para quase 38 mil pessoas, o Santos não foi brilhante, levou muitos sustos, mas conseguiu superar o desesperado Juventude por 3 a 1 graças à genialidade de Neymar, autor de dois gols, e pela noite de brilho de Gabriel Brazão.

Neymar, com trancinha e empolgado por entrar em campo em seu quinto jogo seguido – atuou os 90 minutos -, tinha uma motivo extra para brilhar. Integrantes da comissão técnica de Carlo Ancelotti estavam nas tribunas do MorumBis para vê-lo em ação. No fim do mês ocorre convocação para os jogos finais das Eliminatórias, contra Chile (dia 4 de setembro) e Bolívia (dia 9), e o técnico italiano conta com o camisa 10.

E o astro mostrou aos auxiliares de Ancelotti que já está apto para retornar à seleção nacional. Em jogo maluco, com defesas muito expostas, o camisa 10 deixou sua marca em dose dupla e foi o destaque santista em mais uma aparição abaixo do esperado do Santos.

Mais que a apresentação, o resultado era de enorme importância. Por isso a festa ao apito final. O Santos sobe aos 18 pontos, na 15ª colocação, e passará apenas sua sexta rodada fora do descenso. Foram 12 jornadas entre os quatro piores neste Brasileirão. Sem tempo para celebrar, tem o vice-líder Cruzeiro no fim de semana, em Belo Horizonte.

JOGO ABERTO E CHEIO DE OPORTUNIDADES
A derrota do Vasco e o empate do Vitória na rodada proporcionaram ao Santos entrar em campo um pouco mais tranquilo na tensa e desgastante luta contra o rebaixamento. Bastava somar ao menos um ponto para sair da degola, algo não muito complicado diante de um oponente em crise, sob direção interina e vindo de seguidos insucessos – seis derrotas seguidas e nenhum gol anotado.

A torcida da capital esbanjava confiança em uma noite com excelente público no MorumBis. Mas pairava no ar um dúvida: quais seriam os companheiros de Neymar? Cléber Xavier optou por preservar o recém-chegado Mayke desde o início, o experiente Gil foi o escolhido para a vaga do machucado João Basso, com o menino Gabriel Bontempo finalmente ganhando oportunidade de titular sob sua direção.

A principal novidade, porém, estava no comando do ataque, com Tiquinho Soares voltando a começar jogos após período na reserva – desde a visita ao Fortaleza, antes da parada para o Mundial de Clubes o centroavante não iniciava um jogo. Ganhou nesta segunda-feira a disputa com Guilherme e Deivid Washington.

Neymar começou a chamar o jogo cedo, com drible e passe de efeito para ‘inflamar’ a torcida. E logo colocou o goleiro para trabalhar em cobrança de falta. Mas o Juventude era atrevido e surpreendia marcando presença ofensiva em aviso de que não apenas se defenderia. Brazão evitou que o time saísse atrás com três boas intervenções, mas quase entrega ao soltar a bola nos pés de Ênio. O impedimento milimétrico salvou o goleiro. Seria falha grotesca.

A necessidade de somar pontos contra a degola de ambos os times deixou o jogo bastante indefinido, com defesas esburacadas e muita gente no ataque. Parecia uma pelada de amigos na qual todos querem anotar gols e se esquecem de defender. Cléber Xavier perdeu a paciência com apenas 30 minutos e começou a distribuir broncas. Nem a bola na trave de Barreal o acalmou.

Logo depois, o alívio. Neymar novamente tocou para Barreal, que exigiu grande defesa de Ruan Carneiro com uma bomba. O rebote caiu nos pés do camisa 10: 1 a 0 e gritos de “olê, olê, olê, olá, Neymar, Neymar.” Porteira aberta… A torcida ainda festejada o primeiro e Barreal ampliou.

O clima ficou quente, com Wilker Ángel e Neymar batendo boca fervorosamente. O venezuelano descontou sua raiva em forma de gol, acertando a cabeçada antes do intervalo para ‘recolocar’ o Juventude na partida.

Cléber Xavier sabia que precisava fazer algo para melhorar a marcação do Santos e surpreendeu, voltando do descanso escalando o estreante Mayke no meio-campo, com dobra da direita, por onde o Juventude mais aparecia. Viu Brazão fazer dois milagres em menos de três minutos.

O Santos estava afoito e não se encontrava. E cabia ao capitão Neymar tentar ajustar a casa. Ele orientava, pedia calma, discutia com adversários e buscava organizar e aclamar a equipe na base dos toques de bola.

A partida seguiu mostrando o motivo de as equipes estarem na parte de baixo da tabela com futebol bem abaixo do esperado e com o Santos ‘pedindo’ para levar o empate. Ênio saiu cara a cara e exagerou na cobertura. Neymar recebeu presente do goleiro do outro lado e não aproveitou. Mas se redimiu em pênalti logo depois, definindo o triunfo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3 X 1 JUVENTUDE

SANTOS – Gabriel Brazão; Igor Vinícius (Caballero), Gil, Luan Peres e Souza; João Schmidt (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Neymar; Barreal (Escobar), Rolheiser (Mayke) e Tiquinho Soares (Lucca Meirelles). Técnico: Cléber Xavier.

JUVENTUDE – Ruan Carneiro; Reginaldo, Wilker Angel (Abner), Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Caíque (Giraldo), Jadson, Mandaca e Ênio (Marlon); Gabriel Verón (Batalla) e Gilberto (Tagliari). Técnico: Gerson Ramos.

GOLS – Neymar, aos 36, Barreal, aos 39, e Wilker Ángel, aos 46 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 34 do segundo.

CASRTÕES AMARELOS – Marcos Paulo, Caíque e Wilker Ángel (Juventude); Gabriel Bontempo, Neymar e Rolheiser (Santos).

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).

RENDA – R$ 2.853.811,25.

PÚBLICO – 37.485 presentes.

LOCAL – MorumBis, em São Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…