One For All: Ginásio de cheerleading maringaense ganha destaque no cenário nacional
Superação, disciplina e trabalho em equipe. Esses são alguns dos pilares do cheerleading, modalidade que se consolidou como um esporte completo, unindo dança, ginástica e elementos próprios utilizados em conjunto para apresentações em jogos esportivos, competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Em Maringá, o ginásio One For All (OFA) tem levado essa realidade a um novo nível.

A equipe All Star, criada em 2022, tem se firmado no cenário nacional, tanto pela inovação e criatividade em suas apresentações quanto pelos títulos conquistados. Só no ano passado o ginásio subiu em 5 pódios.
A trajetória do OFA se mistura com a de seus fundadores, que enfrentaram desafios para estruturar a equipe e criar um espaço próprio para o treinamento de alto rendimento. Para Sara, que é fundadora, coach e coreógrafa do One For All, o cheer All Star, que não possui vínculos com universidades e nenhuma entidade escolar, surgiu em Maringá com a vontade de continuar praticando o esporte além da faculdade.
“Nós conhecemos o cheer na universidade e depois que se forma não tem para onde ir. Então, logo depois da pandemia, muitas equipes universitárias estavam acabando, muitas pessoas tinham se formado e aí veio a ideia de criar o OFA para ser um lugar onde todos pudessem continuar praticando esporte.”
Com o crescimento do ginásio e o aumento do interesse pelo cheerleading na região, o One For All passou a atender diferentes perfis de atletas, desde iniciantes até competidores experientes. Hoje, o ginásio abriga três equipes principais, além do Cheer Kids, voltado para crianças que desejam dar os primeiros passos no esporte.
As equipes são divididas em Coed 3NT (Overhaul), Coed 3 (New Order) e All Girl 2NT (Float), permitindo que cada atleta desenvolva suas habilidades dentro de um grupo, afinal cada equipe dentro do ginásio tem suas particularidades e exigências técnicas.
O Overhaul compete na categoria Coed N3 NT, que inclui homens e mulheres, mas sem elementos de tumbling – ou seja, sem acrobacias de solo como piruetas e reversões. Já o New Order, também da categoria Coed N3, segue o mesmo nível técnico, mas permite a execução desses movimentos acrobáticos, exigindo maior domínio dos atletas nesse aspecto. E o Float é um time All Girl, composto exclusivamente por mulheres, que trabalham em conjunto para realizar construções de pirâmides, saltos e stunts com força e precisão.
As competições de cheerleading seguem o regulamento da IASF (International All Star Federation), e a avaliação das rotinas são realizadas por um painel de juízes especializados, geralmente composto por cinco a sete avaliadores, cada um responsável por diferentes aspectos da apresentação.
A pontuação leva em consideração critérios técnicos e de performance, incluindo dificuldade e execução de stunts, pirâmides, saltos, dança e tumbling, além de sincronização, criatividade e impacto geral da apresentação. Os juízes atribuem notas com base no que eles esperam de uma equipe de determinado nível e também comparando as apresentações das equipes.
Além disso, as penalidades podem ser aplicadas em caso de erros técnicos, quedas ou descumprimento das regras. O objetivo é garantir uma avaliação justa e comparativa, prezando sempre pela segurança dentro do esporte e reconhecendo as equipes que demonstram alto nível técnico e excelência na execução de suas rotinas.
Mas o cheerleading não se resume apenas à competição. Pensando no desenvolvimento dos pequenos atletas, o ginásio também oferece o Cheer Kids, voltado para crianças que não tem foco competitivo, mas busca ensinar as bases do esporte. A modalidade trabalha não apenas as técnicas do cheerleading, mas também valores como disciplina, coordenação motora, força física, confiança e o espírito de equipe.
Além dos treinos regulares, os atletas do OFA se preparam intensamente para campeonatos ao longo do ano, competindo em diversas categorias e representando Maringá no cenário nacional. Entretanto, manter uma equipe de alto rendimento exige não apenas dedicação dos atletas e treinadores, mas também investimentos em estrutura, materiais e viagens para competições.
Para continuar representando Maringá no cenário nacional e expandir suas atividades, o One For All busca apoio de patrocinadores que queiram incentivar o crescimento do cheerleading na região. “O esporte tem muito potencial, e com mais investimentos podemos levar nossos atletas ainda mais longe”, ressalta Sara.
Para quem deseja fazer parte do One For All, o processo de ingresso acontece por meio de seletivas (Try Out) no início do ano. Já o ingresso para as crianças está aberto durante todo o ano, basta enviar uma mensagem no Instagram do One For All ou pelo Whatsapp 44 9 9943-9274.
Títulos conquistados

2022
- Campeonato Paranaense – All Star Coed Nível 3 – Class A – 2° Lugar
- Campeonato Paranaense – Group Stunt Coed Nível 6 – 1° Lugar
- Cheerfest – Team Cheer All Star Coed Nível 3 – Class A – 5° Lugar
- Cheerfest – All Star Group Stunt Coed Nível 6 – 2° Lugar
2023
- Campeonato Paranaense – All Star Coed Nível 3 – Class A – 1° Lugar
- Campeonato Paranaense – Stunt All Star All boy Nível 4 – 1° Lugar
- Campeonato Paranaense – Stunt All Star Coed Nível 3 – 1° Lugar
- Campeonato Paranaense – Stunt All Star Coed Nível 5 – 1° Lugar
- Campeonato Paranaense – Best Basket Nível 3 – 3° Lugar
- Cheerfest – Team Cheer All Star Coed Nível 3 – Class A – 3° Lugar
2024
- Campeonato Paranaense – All Star Coed Nível 3 – Class A – 1° Lugar
- Campeonato Paranaense – All Star Coed Nível 3 NT – Overhaul – 2° Lugar
- Campeonato Paranaense – Best Jump – 2° Lugar
- Campeonato Paranaense – Group Stunt Coed Nível 3 – 3° Lugar
- Cheerfest – Team Cheer All Star Coed Nível 3 – Class A – 3° Lugar
- Cheerfest – Team Cheer All Star Coed Nível 3 NT – Overhaul – 11° Lugar