Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Palmeiras é mais eficaz que Botafogo, vence no Rio e cola no Flamengo na ponta do Brasileirão


Por Agência Estado Publicado 17/08/2025 às 22h40
Ouvir: 00:00
da12cefb5c6d223336f2ec2d5c20ec7faaa
Foto: Reprodução/Instagram

O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo, no Rio. A vitória deixa os palmeirenses na vice-liderança, com 39 pontos. A posição na tabela ainda vai depender do Cruzeiro, que fecha a rodada contra o Mirassol, na segunda-feira. O Botafogo é quinto, com 29.

A partida foi marcada por jogo de transição dos dois times. Ambos buscavam o ataque de modo bem vertical e precisavam se recompor com velocidade ao perder a bola. Em campo, tudo indicava que o resultado seria resolvido em detalhes.

Foi em um desses momentos em que o ataque palmeirense foi mais rápido que a defesa botafoguense, e Felipe Anderson decidiu. No mais, um duelo tático se impôs, com os ataques operando até os minutos finais. A eficácia do Palmeiras no único gol marcado cravou a vitória alviverde.

Ainda no começo da partida, os dois times pularam a etapa de estudar o adversário e buscaram atacar. A pressão maior foi do Botafogo, tentando se impor como mandante.

Assim, as equipes ofereciam chances uma a outra. A dificuldade era deixar os atacantes em plenas condições de gol. Quem teve a primeira oportunidade desse tipo foi o Botafogo, com Joaquín Correa, após boa troca de passes. O argentino ficou cara a cara com Weverton e finalizou, mas o goleiro palmeirense salvou.

Quando foi a vez de o Palmeiras atacar, o time visitante abriu o placar. Em contra-ataque, Vitor Roque passou de primeira para Felipe Anderson. O camisa 7 tirou Barboza, único marcador restante, com uma finta de corpo e finalizou: 1 a 0.

Foi o momento em que a transição ofensiva do Palmeiras superou a defensiva do Botafogo. O time alvinegro estava com a última linha desajustada, o que permitiu a infiltração de Felipe Anderson.

O Botafogo até voltou do intervalo com mais intensidade, buscando igualar o placar ainda cedo, mas não teve sucesso. Davide apelou para mudanças e promoveu o primeiro enfrentamento de Danilo contra o Palmeiras, clube que o formou e com o qual conquistou seis títulos, como o bicampeonato da Libertadores.

A entrada de Savarino, porém, que mais mudou a cara da equipe alvinegra. O venezuelano tentou ocupar um espaço de articulação que ficava cada vez mais esvaziado no meio de campo botafoguense.

Buscando pressionar, o Botafogo também se expôs. Novamente Felipe Anderson e Vitor Roque fizeram boa jogada. O camisa 9 teve chance de marcar, mas John defendeu. Depois, ainda foi assinalado impedimento.

Abel Ferreira trocou a dupla de ataque que se afirmou desde a goleada sobre o Universitario, tentando que Luighi e Mauricio conferissem mais velocidade ao setor do Palmeiras.

Davide decidiu apostar tudo na busca por um empate ou até mesmo uma virada, recuando Marlon Freitas para a linha de zagueiros e colocando mais um atacante, Jeffinho.

O Palmeiras compactou-se na defesa. A equipe não renunciava a buscar contra-ataques quando tinha a posse. O Botafogo lançou-se à frente. John aparecia como um goleiro-líbero.

O Palmeiras chegou a responder no ataque seguinte. As mudanças de Abel criaram a chance: Maurício cruzou e Luighi estava na área. O garoto, porém, não alcançou a bola. Restou o último ataque ao Botafogo, que não conseguiu converter em gol.

Na próxima rodada, o Palmeiras terá o Sport pela frente, sem Aníbal Moreno, suspenso pelo terceiro amarelo. Antes disso, o time recebe o Univeristario, do Peru, no Allianz Parque, com uma sólida vantagem de 4 a 0 construída em Lima pela Libertadores. Já o Botafogo vai a Quito duelar contra a LDU, após uma vitória por 1 a 0 no Rio. Depois, o adversário dos cariocas no Brasileirão será o Juventude.

BOTAFOGO 0 x 1 PALMEIRAS

BOTAFOGO – John; Mateo Ponte (Jeffinho), Alexander Barboza (Vitinho), Marçal e Alex Telles; Allan (Danilo), Marlon Freitas e Santiago Rodríguez (Savarino); Matheus Martins, Joaquín Correa e Nathan Fernandes (Álvaro Montoro). Técnico: Davide Ancelotti.

PALMEIRAS – Weverton; Khellven (Giay), Murilo (Bruno Fuchs), Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Facundo Torres e Felipe Anderson (Allan); Flaco López (Luighi) e Vitor Roque (Maurício). Técnico: Abel Ferreira.

GOL – Felipe Anderson, aos 45 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).

CARTÕES AMARELOS – Danilo (Botafogo); Aníbal Moreno e Murilo (Palmeiras).

PÚBLICO – 18.183 presentes.

RENDA – R$ 1.052.565,00.

LOCAL – Estádio Nilton Santos, no Rio.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Camarote do São Paulo: MP é acionado para investigar caso de venda ilegal de espaço no MorumBis


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) foi acionado para investigar a venda ilegal de ingressos em um camarote do…

Esportes

Barcelona sofre diante de rival da 3ª Divisão, mas se classifica para as oitavas na Copa do Rei


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…


Com um time misto, o Barcelona sofreu para derrotar o Guadalajara, por 2 a 0, nesta terça-feira, e avançou para…

Esportes

Empresário não garante permanência de Luciano no São Paulo: ‘Vamos ter uma briga boa’


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…


Luciano tem o futuro incerto no São Paulo. Pelo menos é o que insinuou o empresário Angelo Canuto, responsável por…