14 de julho de 2025

Palmeiras enfrenta time de Messi, Fla encara Chelsea e Botafogo pega PSG no Mundial de Clubes


Por Agência Estado Publicado 05/12/2024 às 16h43
Ouvir: 06:27

A Fifa realizou nesta quinta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, o sorteio que definiu o caminho dos brasileiros Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo no novo e controverso Mundial de Clubes, que vai durar um mês, com início em dia 15 de junho e término em 13 de julho de 2025.

image
Foto: Reprodução

Cabeça de chave do Grupo A, o time paulista vai encarar Porto, de Portugal, Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, equipe americana em que joga o astro argentino Lionel Messi e que fará o jogo de abertura da competição contra o Al Ahly.

Como não é cabeça de chave, o Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores, terá dois europeus pela frente no Grupo B: Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid, além do Seattle Sounders, dos Estados Unidos. No Grupo D, o Flamengo teve sorte no sorteio: seu rival mais forte será o Chelsea. Os outros dois são, ao menos em tese, mais frágeis: Espérance, da Tunísia, e Leon, do México.

Sortudo também foi o Fluminense, que caiu na Chave F e enfrentará Ulsan, da Coreia do Sul, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul. O oponente mais forte é o Borussia Dortmund, da Alemanha.

Os 32 participantes foram divididos em quatro potes de oito equipes cada. O sorteio começou com a distribuição dos cabeças de chave nos grupos. Posteriormente, foram sorteados os clubes dos potes 2, 3 e 4. Os oito times do primeiro pote foram alocados na primeira vaga dos respectivos grupos.

Palmeiras, Flamengo, Fluminense eram cabeças de chave, enquanto o Botafogo, que ficou com a última vaga após conquistar a Libertadores, foi para o pote 3. Segundo o regulamento, clubes de uma mesma federação não se enfrentam na fase classificatória, com exceção dos europeus. A regra determina ainda que pelo menos um e no máximo dois times europeus façam parte do mesmo grupo. Assim, quatro dos oito grupos têm pelo menos dois representantes europeus.

Por razões de equilíbrio, na argumentação da Fifa, os sul-americanos do pote 1 têm que necessariamente enfrentar os europeus mais bem ranqueados do pote 2 (Porto, Chelsea, Borussia Dortmund e Inter de Milão). Os demais foram sorteados com times da Europa presentes no pote 1.

Evento tem Ronaldo, Del Piero e Donald Trump

Embora cause empolgação nos torcedores brasileiros, o novo Mundial de Clubes não está entre os eventos mais aguardados do futebol na Europa. A Fifa, na figura do presidente Gianni Infantino, que tornou uma obsessão pessoal esse torneio, empreende há meses grandes esforços e faz alto investimento para que o campeonato seja tratado com o valor que se esperava quando foi concebido.

Infantino tem feito o que pode para dar visibilidade à competição e torná-lo atrativa. No sorteio, ele convidou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que enviou uma mensagem gravada, e levou ao palco Ronaldo Fenômeno para revelar o design do gigantesco, opulento e extravagante troféu, chamado de “icônico” pelo presidente da Fifa. Foi necessária uma chave para “abrir” o miolo da taça. “Este é um dia histórico”, disse, orgulhoso, o dirigente ítalo-suíço.

Coube ao italiano Del Piero apresentar o sorteio. As bolinhas foram sorteadas por dois brasileiros – o pintor Romero Brito e a modelo Adriana Lima – além de Teófilo Cubillas, maior jogador da história do Peru, e a artista Gloria Estefan.

O Mundial virou motivo de preocupação e críticas na Europa. O período em que a competição será disputada corresponde ao período de férias dos campeonatos europeus, que começam em agosto e terminam em maio. Na avaliação de boa parte dos clubes, ligas e sindicatos de jogadores, os clubes envolvidos no torneio da Fifa terão suas pré-temporadas prejudicadas.

A Fifa, de fato, enfrentou algumas dificuldades, especialmente em sua busca para vender os direitos de transmissão do Mundial, com baixa receptividade entre as grandes empresas de mídia da Europa e até dos Estados Unidos, país-sede do torneio.

Por isso, teve de fazer um acordo desvantajoso e não vai ganhar nada pela cessão do direitos de transmissão globais com a DAZN, serviço de streaming que terá exclusividade de exibição, mas pode sublicenciar os direitos para redes locais. A plataforma vai exibir todas as 63 partidas do torneio gratuitamente.

A longa duração do evento internacional, semelhante a de uma Copa do Mundo, fez a CBF antecipar todo o calendário da próxima temporada, estabelecendo o início dos Estaduais para 12 de janeiro e do Brasileirão em 29 de março.

Confira os grupos do Mundial de Clubes:

Grupo A: Palmeiras, Porto, Al Ahly e Inter Miami;
Grupo B: Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders;
Grupo C: Bayern de Munique, Auckland City, Boca Juniors e Benfica;
Grupo D: Flamengo, Espérance, Chelsea e Leon;
Grupo E: River Plate, Urawa Reds Diamonds, Monterrey e Inter de Milão;
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns;
Grupo G: Manchester City, Wydad, Al Ain e Juventus;
Grupo H: Real Madrid, Al Hilal, Pachuca e Salzburg.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pachuca se despede de John Kennedy, que retorna ao Fluminense em meio a possível saída de Arias


O Pachuca anunciou oficialmente nesta segunda-feira que o atacante John Kennedy não faz mais parte do elenco. O clube mexicano…


O Pachuca anunciou oficialmente nesta segunda-feira que o atacante John Kennedy não faz mais parte do elenco. O clube mexicano…

Esportes

Chileno Tapia chega ao São Paulo para assinar contrato: ‘Muito feliz’


O atacante Gonzalo Tapia desembarcou nesta segunda-feira no aeroporto de Guarulhos para se tornar o primeiro reforço da segunda passagem…


O atacante Gonzalo Tapia desembarcou nesta segunda-feira no aeroporto de Guarulhos para se tornar o primeiro reforço da segunda passagem…

Esportes

Bernardinho prevê ‘semana dura’ na Liga das Nações de Vôlei, mas aposta na força do Brasil


Líder isolada da fase de classificação da Liga das Nações de Vôlei, com 20 pontos, a seleção brasileira masculina está…


Líder isolada da fase de classificação da Liga das Nações de Vôlei, com 20 pontos, a seleção brasileira masculina está…