Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024

Paris inaugura primeiro local de competições cinco meses antes do início dos Jogos Olímpicos


Por Agência Estado Publicado 11/02/2024 às 14h25
Ouvir: 00:00

Em meio à expectativa com a proximidade do início dos Jogos Olímpicos, os organizadores e dirigentes da Câmara Municipal de Paris inauguraram neste domingo o primeiro – e único – local exclusivo na capital francesa para o evento e que está localizado em um bairro de classe trabalhadora e multicultural.

Segundo autoridades, a Adidas Arena em Porte de la Chapelle – uma das áreas mais pobres de Paris – está pronta e ‘operacional’ cinco meses antes do início dos Jogos. E foi promovido como um sinal de que a cidade está pronta e comprometida com a comunidade desportiva mundial e os seus residentes.

O local vai ser sede de eventos de badminton e ginástica rítmica durante a Olimpíada e deverá fazer parte dos esforços para revitalizar as comunidades locais. Para a Paraolimpíada, receberá as competições de badminton e levantamento de peso.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, indicou no domingo que está “orgulhosa” de que a área que antes era descrita como uma “zona proibida” esteja começando a ser transformada. “Antes de começarem a zombar de nós”, disse ela. “A mudança é possível.”

A inauguração representou uma conquista dados os problemas durante sua construção. O local, que custou 138 milhões de euros (R$ 737 milhões) e exigiu 1.500 toneladas de aço, exigiu que os organizadores garantissem materiais de fontes alternativas devido à problemas de abastecimento devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

As autoridades descreveram o local como um símbolo do desejo da cidade de ser sede de jogos “sustentáveis” e que foi construído com materiais reciclados e madeira, além de um telhado sustentável. Será também a primeira arena deste tipo em França com uma “sala sensorial” para pessoas com “distúrbios cognitivos”.

Batizado de Adidas Arena devido ao lucrativo acordo de 2,8 milhões de euros por ano com a marca de roupas esportivas, o local pode acomodar 8 mil espectadores para uma série de eventos esportivos e apresentações ao vivo.

Também será a sede do clube de basquete de Paris. Duas academias próximas ao local proporcionarão um espaço esportivo muito necessário no bairro anteriormente negligenciado, reconheceu o conselho municipal.

Nos últimos anos, este local tem albergado centenas de migrantes e requerentes de asilo que vivem em condições deploráveis – em campos improvisados – e que foram despejados pela polícia em diversas ocasiões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Flamengo supera o Bahia, mantém a freguesia e continua vivo na caça aos líderes do Brasileirão


O Flamengo aproveitou a ampla vantagem que tem nos confrontos sobre o Bahia e venceu por 2 a 0, neste…


O Flamengo aproveitou a ampla vantagem que tem nos confrontos sobre o Bahia e venceu por 2 a 0, neste…

Esportes

São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal


São Paulo e Cuiabá mediram forças neste sábado em situações bem opostas no Brasileirão. Enquanto um dos times brigava por…


São Paulo e Cuiabá mediram forças neste sábado em situações bem opostas no Brasileirão. Enquanto um dos times brigava por…

Esportes

Corinthians se acanha após dominar Inter, é punido com empate e fica na zona de rebaixamento


O Corinthians brigou na medida certa e colocou a bola no chão para envolver o Internacional no segundo tempo do…


O Corinthians brigou na medida certa e colocou a bola no chão para envolver o Internacional no segundo tempo do…